Fui demitido e já comecei a pesquisar vagas de emprego, mas algumas das melhores pedem candidatos com veículo próprio. Até que ponto, porém, seria interessante comprar um carro agora, mesmo tendo um valor na poupança que me permitiria adquirir um automóvel novo?

Investindo no carro, eu perderia rendimentos da aplicação do dinheiro e ainda faria despesas com IPVA, seguro, combustível, manutenção, estacionamento etc. Por outro lado, eu teria mais chances de conquistar uma vaga de trabalho melhor e ganhar experiência como motorista.

Resposta:

Ficar desempregado não é uma situação conveniente. Além de não ganharmos, quanto mais tempo se fica sem emprego, mais difícil será conseguir algum. Se o fato de você possuir um carro puder ajudá-lo profissionalmente, então talvez valha a pena comprá-lo.

Porém, é preciso agir de maneira planejada. Se as vagas em questão exigirem do candidato uma boa experiência como motorista, a simples compra do carro não irá resolver seu problema, pois experiência só vem com a prática e o tempo. Então, caso não haja esta exigência, tente adiar ao máximo a compra do veículo e procure negociar com a empresa contratante.

Uma boa solução seria adquirir o automóvel apenas quando a contratação estivesse efetivada. Lembre-se de que, sem o emprego, o carro vai representar somente mais despesas para você (seguro, IPVA, manutenção, combustível, a própria depreciação do carro etc). Por fim, se chegar a hora de gastar com carro e isto for inevitável ou importante, analise se é realmente necessário um veículo 0 km.

Um usado, em boas condições, pode sair bem mais barato e gerar despesas bem menores, possibilitando que você ainda mantenha parte do seu dinheiro aplicado. Em condições de desemprego, é sempre bom se precaver e contar com alguma reserva para imprevistos.


Fonte: minhaseconomias.com.br