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quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Combustível adulterado: como reconhecer

Com um teste rápido, você pode saber se a gasolina leva maior quantidade de água do que o recomendado. Observar o desempenho do carro também pode ajudá-lo a identificar possíveis fraudes.

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Infelizmente, esta infração é praticada com bastante frequência em postos de todo o país. (Foto: divulgação)

A adulteração do combustível é um problema sobre o qual todo o consumidor deve ficar atento. O uso de gasolina e álcool de má qualidade pode afetar o rendimento do veículo e ainda prejudicar alguns componentes.

Felizmente, de acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, esta é a infração que o motorista percebe de forma mais imediata, principalmente devido às consequências que ela traz para o carro (pode causar danos no sistema de injeção, na bomba de combustível, na vela, no bico e em outros componentes). Mesmo assim, é preciso ter uma atenção especial sobre este tipo de crime, já que ele é praticado com bastante frequência em postos de todo o país.

Como identificar combustível adulterado

O combustível é batizado sempre que lhe é acrescentada uma substância não permitida pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Geralmente, as adições mais comuns são a de álcool hidratado, diesel, benzeno e equizano na gasolina, e de água no álcool.

Para identificar se a gasolina está adulterada, você pode pedir o teste da proveta. Basta colocar 50 ml de gasolina em um tubo de ensaio de 100 ml e completar com a mesma quantidade de água (50 ml). Feito isso, você deve misturar as duas substâncias, porém sem agitar muito.

Com este procedimento, o álcool que estiver na gasolina vai se separar e se misturar com a água. Assim, a gasolina ficará na parte de cima do tubo e a solução aquosa (água e álcool) na parte de baixo. Caso haja mais de 62,5 ml de solução aquosa é sinal de que a gasolina possui mais álcool do que o recomendado.

Entretanto, é importante destacar que este teste identifica apenas adulterações com álcool. As adulterações feitas com solvente, por exemplo, só podem ser observadas em laboratório. Neste caso, os especialistas recomendam que o motorista fique de olho nas reações do carro. Problemas como dificuldade de partida, perda de potência, aumento do consumo de combustível e irregularidade na marcha lenta podem indicar se você abasteceu o veículo com combustível batizado ou não.

Como se prevenir

Para não colocar o seu automóvel em risco, o ideal é abastecer no mesmo posto, ou variar o mínimo possível, e sempre exigir a nota fiscal. Com o comprovante em mãos, você vai poder comprovar que abasteceu no local e exigir o reparo dos danos que o produto causou ao veículo.

Agora, é só colocar essas orientações em prática e você, dificilmente, terá algum tipo de problema.



Fonte: mundodastribos.com

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Automóvel no Brasil custa até 106% mais que lá fora


Na garagem de casa, o carro da família pode ser o mesmo de americanos, europeus, argentinos ou japoneses. Mas o preço certamente é muito diferente. Margem de lucro maior, impostos elevados, altos custos de mão de obra, de logística, de infraestrutura e de matérias-primas, falta de competitividade, forte demanda e um consumidor disposto a pagar um preço alto ajudam a explicar o porquê de o veículo aqui no Brasil chegar a ser vendido por mais do que o dobro que lá fora.

Levantamento em cinco países — Brasil, EUA, Argentina, França e Japão — mostrou que o carro brasileiro é sempre o mais caro. A diferença chega a 106,03% no Honda Fit vendido na França (onde se chama Honda Jazz). Aqui, sai por R$ 57.480, enquanto lá, pelo equivalente a R$ 27.898,99. A distância também é expressiva no caso do Nissan Frontier vendido nos EUA. Aqui, custa R$ 121.390 — 91,31% a mais que os R$ 63.450,06 dos americanos. Há cerca de duas semanas, a “Forbes” ridicularizou o preços no Brasil, mostrando que um Jeep Grand Cherokee básico custa US$ 89.500 (R$ 179 mil) aqui, enquanto, por esse valor, em Miami, é possível comprar três unidades do modelo, que custa US$ 28 mil.

O setor teve o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido. O incentivo terminaria sexta-feira, mas deve ser prorrogada por dois meses.

Especialistas estimam que a margem de lucro das montadoras no Brasil seja pelo menos o dobro que no exterior, por causa de um quadro de pouca concorrência — ainda que já seja o quarto maior mercado de carros do mundo, incluindo caminhões e ônibus, atrás de China, Estados Unidos e Japão. O diretor-gerente da consultoria IHS Automotive no Brasil, Paulo Cardamone, estima ganho de 10% do preço de um veículo no Brasil, enquanto no mundo seria de 5%. Nos EUA, esse ganho é de 3%:

— Lucro de montadora no Brasil é maior que em qualquer lugar do mundo, pelo menos o dobro. O mercado automobilístico no Brasil é protegido, taxam-se os importados e há concentração forte das vendas nas quatro grandes marcas. Lá fora, as maiores têm cerca de 30% do mercado — afirma ele.

Volkswagen, General Motors, Fiat e Ford — responderam por 81,8% dos 2,825 bilhões de carros vendidos no país em 2011.

— Existe uma demanda grande pelos veículos no Brasil, o que mantém os preços em alta. Se a montadora sabe que há compradores, por que dar desconto? — diz Milad Kalume Neto, gerente de atendimento da consultoria Jato Dynamics do Brasil.

De todo modo, há outros vilões para preços tão elevados. O imposto é, de praxe, apontado como o grande causador. Mas, mesmo descontando as alíquotas, os consumidores nacionais ainda são os que precisariam pagar mais para ter o bem. O preço do Nissan Frontier vendido no Brasil cairia, por exemplo, de R$ 121.390 para R$ 81.209,91, ainda é mais que França e EUA com impostos.

— Não se pode ignorar o custo Brasil, que encarece toda a cadeia produtiva com os problemas de logística e infraestrutura do país, além do custo da mão de obra brasileira — diz José Caporal, consultor da Megadealer, especializada no setor automotivo.
imposto nos eua é de até 9%

Segundo a Anfavea, a associação das montadoras, os impostos representam cerca de 30% do preço dos veículos, considerando as alíquotas normais do IPI. Nos carros 1.0, os impostos representam 27,1% do preço. Na faixa de veículos entre 1.0 e 2.0, o peso dos impostos é de 30,4% para os que rodam a gasolina e de 29,2% para motores flex e etanol. Acima de 2.0, respondem por 36,4% e 33,1% do preço, respectivamente. Nos EUA, os impostos são de até 9% do preço ao consumidor.

No Brasil, outro fator complicador é o fato de grande parte das compras ser financiada. O consumidor se preocupa mais com o tamanho da parcela que com o preço final do veículo.

— Nosso carro ainda é muito caro, é um absurdo — afirma Adriana Marotti de Mello, professora do Departamento de Administração da FEA/USP.


Fonte: oglobo.globo.com

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Extintores, você sabe como usar?



Você sabe como usar o extintor de incêndio do seu carro? Por acaso sabe se não esta vencido? Essas são perguntas básicas, mas a maioria dos motoristas não sabe as respostas.

Recentemente, alguns motoristas pararam na rodovia, próximo a Maringá, para ajudar a apagar um incêndio de veículo. Ninguém teve sucesso e o carro acabou destruído pelas chamas. Os equipamentos não funcionaram ou os voluntários não sabiam utilizá-los. A afirmação é do sargento Natanael de Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão. Segundo ele, em muitos casos de incêndio, o carro é complemente destruído porque o usuário não está apto a usar o equipamento obrigatório de segurança do veículo. “As vezes uma pane elétrica com poucas chamas pode ser controlada com o extintor”, explica o sargento. O policial lembra que para isso o extintor precisar estar em condições de uso.

O motorista deve fazer manutenção periódica no equipamento e mesmo dentro do prazo de validade é preciso observar as condições do aparelho. “Não adianta ter o extintor dentro do carro se ele não funciona.”, acrescenta. O usuário deve observar na etiqueta, o mês e o ano da carga, que tem validade por um ano. Outro detalhe é o ponteiro do manômetro que deve estar sempre no verde. “Caso esteja no vermelho, procure imediatamente um estabelecimento especializado para a recarga”, orienta Natanael.

Vale lembrar também que, se o extintor estiver sem condições de uso no veículo ou dentro da embalagem de plástico, o motorista pode ser multado em R$ 127,50 e perde 5 pontos na carteira. A multa está prevista no Código Nacional de Trânsito (Contran).

Como usar?

Destrave o lacre do extintor, direcione o jato para o fogo e aperte o gatilho. A dica do sargento Natanael é, em caso de fogo e fumaça em baixo do capô do veículo, destrave, mas não abra, coloque o bico do extintor em alguma abertura e aperte o gatilho. Só depois abra o capô para terminar o serviço. “Se abrir antes, o oxigênio que entra em grande quantidade, vai aumentar as chamas”, orienta o sargento.


Fonte: itribuna.com.br

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Atingido maior percentual de gasolina adulterada da história no PI

fraudes
A adulteração de gasolina nos postos de combustíveis do Piauí atingiu o maior índice da história

A adulteração de gasolina nos postos de combustíveis do Piauí atingiu o maior índice da história, desde que a qualidada dos combustíveis vem sendo investigada pela Laboratório de Petróleo (Lapetro) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) desde 2009.

Boletim divulgado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) informa que 8,2% das amostras de gasolina coletadas em postos de combustíveis no Piauí apontaram adulteração no combustível no período de fevereiro a abril deste ano.

Em 2009, 1,6% das amostras de gasolina apontaram adulteração. Em 2010, essa adulteração de gasolina foi comprovada em 1,9% da amostra. Em 2011, a adulteração da gasolina ficou em 6,1% das amostras coletadas em postos de combustíveis no Piauí.

De fevereiro a abril desde ano, 2,4% das amostras de etanal revelaram que o combustível esta adulderado nos postos. Em 0009, o percentual de adulteração do etanol foi de 4,5%. Em 2019, o índice de adulteração do etanol ficou em 4,7% e em 2,2% em 2011.

A adulteração do óleo disel ficou em 0,6% de fevereiro a abril deste ano. Em 2009, esse adulteração ficou em 1,9%; em 2010, em 1,4% .; e em 2011, em 0,5%.

Em fevereiro, o Laboratório de Petróleo da Universidade Federal do Piauí constatou que em fevereiro foi constatada adulteração de gasolina em 18 amostras;em março foram encontradas 21 amostras adulteradas; e quatro amostras de gasolina adulteradas.

Em fevereiro foi encontra adulteração em uma amostra de óleo diesel e uma amostra de etanol adulterada.

Em março foram encontradas duas amostras adulteradas de etanol e duas amostras adulteradas de óleo diesel .

Em abril foram encontradas duas amostras adulteradas de etanol.

No total, de fevereiro a abril foram encontradas 43 amostras de gasolina adulteradas, três amostras adulteradas de óleo diesel; e cinco amostras adualteradas de etanol.

Em Teresina foram encontradas de fevereiro a abril 11 amostras de gasolina adulteradas (8,1% do total); em Parnaíba, Campo Maior e Piripiri foram encontradas 22 amostras adulteradas, com o índice de 13,6%, o maior do Estado; em Picos, Floriano e Oeiras, foram encontradas dez amostras de gasolina adulteradas, 4,3% do total.

De etanol, em Teresina foi encontrada uma amostra adulterada (0,9%); duas amostras adulteradas de Parnaíba, Campo Maior e Piripiri tem duas amostras adulteradas (3,5¨%) e duas amostras adulteradas (4,1%) em Picos, Floriano e Oeiras.


Fonte: noticiasdeuniao.com.br

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Petrobras diz que não existe negociação para alta de combustível




Ministro Lobão havia dito que governo estudava um novo reajuste. Presidente da companhia disse que não comenta falas de ministro.


A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse nesta terça-feira (21) que não existe negociação em andamento com o governo para a aprovação de um novo reajuste nos preços dos combustíveis.

"Não, não há nenhuma negociação nesse sentido", afirmou, após cerimônia do Programa Petrobras Esporte & Cidadania.

Em mais de uma oportunidade, Graça Foster, como prefere ser chamada, afirmou que a estatal buscará uma paridade com os preços internacionais para os valores dos combustíveis vendidos no Brasil.

Embora não haja um prazo definido para novos reajustes, a estatal pretende amenizar os efeitos da defasagem das cotações locais dos combustíveis nos resultados da companhia. A Petrobras tem importado grandes volumes para atender ao mercado interno, o que tem pesado no balanço da empresa.

No início do mês, o ministro da Fazenda Guido Mantega, que é o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, disse que não há perspectiva de reajuste "no horizonte", horas depois de o ministro de Minas e Energia Edison Lobão falar que existia a possibilidade de alta dos valores este ano.

Desde que os ministros se pronunciaram, Graça Foster não havia comentado publicamente o tema.

Questionada sobre a afirmação de Lobão, a executiva disse que não comenta falas de ministros.

Redução da Cide

O aumento que foi dado no preço da gasolina em junho, de 7,8%, não chegou ao consumidor em função da redução da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), mas ele não compensa a defasagem que a Petrobras tem em relação aos preços internacionais.

Um novo aumento na gasolina agora acabaria tendo efeito no preços nas bombas e, por consequência, na inflação, considerando que a Cide foi zerada.

A defasagem dos preços dos combustíveis foi apontada como um dos motivos, mas não o principal, para o prejuízo registrado pela estatal no segundo trimestre, o primeiro em mais de 13 anos.

Neste ano já foram realizados dois reajustes do diesel, de 4% e 6% nos meses de junho e julho, além da correção nos valores da gasolina.

No entanto, esses reajustes não foram repassados ao consumidor, à exceção de parte da segunda alta do diesel.


Fonte: G1 - com informações da Reuters e do Valor Online
Foto: Google

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Nervos sob controle na hora de dirigir o carro



A violência e o número de acidentes no trânsito crescem na proporção da frota e, para evitar que a situação se agrave, o Departamento de Trânsito (Detran) impôs regras mais duras para tirar habilitação. As mudanças começaram em 2009.

As próximas, entram em vigor no mês de outubro e se referem justamente à avaliação psicológica. A ideia é que os candidatos reprovados tenham acesso ao laudo dos psicólogos e possam procurar ajuda antes de sair ao volante.

Segundo o Detran, as avaliações psicológicas vão ter uma nova dinâmica e o diagnóstico Necessita Nova Avaliação não será mais válido. Hoje, a maioria dos usuários desconhece como funciona o exame, quais competências são avaliadas, o significado de cada resultado e os direitos que eles têm.

A entrega do laudo de avaliação e a realização gratuita da entrevista devolutiva, por exemplo, são direitos dos candidatos que devem ser divulgados em cartilhas e nas aulas teóricas nos centros de Formação de Condutores. Os documentos, apesar de não alterarem os resultados, devem auxiliar e permitir que os usuários entendam quais pontos determinaram a inaptidão.

Para o proprietário de um Centro de Formação de Condutores, Fábio Amorim Luciano, a experiência prática mostra que dirigir bem exige equilíbrio psicológico e também emocional. Há perfis de alunos que reprovam por isso. “Não há um teste de impaciência.

Se tivesse alguns jovens não passariam, porque têm pouca atenção e parecem estar sempre com pressa, mas ele podem aprender. Acho que apresentar o laudo da avaliação para quem reprova é importante, porque serve para melhorar”, diz.

A coordenadora do curso de Psicologia do Cesumar, professora Gilcinéia Rose da Silva Santos, afirma que é importante que as pessoas entendam que a avaliação mostra um recorte da personalidade do indivíduo.

Isso quer dizer que ela evita que aqueles que não têm condições psicológicas de dirigir tirem habilitação, mas não tem como prever que um dia o motorista vai furar o sinal vermelho só porque não teve paciência de esperar abrir.

Avalia-se o padrão de concentração e a dinâmica de cada um. Gilcinéia explica que quando as pessoas reagem mal ao volante, em geral não foi o trânsito que causou a irritação, mas algo que as estava incomodando antes. “Isso tem que ser resolvido com autocontrole e bom senso”, diz.


Fonte: Odiario.com
Foto: Google

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Seguro DPVAT: o que cobre?

O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (Seguro DPVAT) foi criado no ano de 1974, com o objetivo de atender e auxiliar todas as pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito de qualquer tipo, como colisões, atropelamentos ou capotamentos, causados por veículos que têm motor próprio e circulam por terra ou asfalto.

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O Seguro DPVAT serve para auxiliar as vítimas de acidentes de trânsito. (Foto: Divulgação)

A Lei 6.194/74, que instituiu o Seguro DPVAT, determina que todos os veículos automotores de via terrestre, sem exceção, paguem o seguro obrigatório, ficando garantido às vítimas de acidentes com veículos, sejam elas motoristas, passageiros ou pedestres, o recebimento de indenizações. O DPVAT é pago juntamente com a cota única ou a primeira parcela do IPVA.

Coberturas do DPVAT

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O DPVAT apresenta cobertura nos casos de morte, invalidez permanente total ou parcial e despesas de assistência médica. (Foto: Divulgação)

O seguro DPVAT oferece três tipos de coberturas:

- Morte: caso a vítima venha a falecer em decorrência do acidente de trânsito, envolvendo o veículo automotor ou a carga transportada por ele, os beneficiários terão direito à indenização de R$ 13.500,00 por acidentado.

- Invalidez permanente total ou parcial: nesse caso, o beneficiário é a própria vítima e o valor da indenização é calculado com base no percentual de invalidez permanente conforme a tabela de Normas de Acidentes Pessoais, levando em consideração o laudo médico emitido ao final do tratamento. O valor pode chegar a até R$ 13.500,00 por acidentado.

- Despesas de assistência médica e suplementares (DAMS): abrange os gastos com o tratamento realizado sob orientação médica, despesas com assistência médica e suplementares, devidamente comprovadas, que serão reembolsados à própria vítima. O limite é de R$ 2.700,00 por acidentado.

O outro lado do Seguro DPVAT: o que ele não cobre

Como requerer o DPVAT

A indenização do seguro obrigatório deve ser pedida nas seguradoras conveniadas. O processo é gratuito e não dura mais que 30 dias. (Foto: Divulgação)
Para receber a indenização do Seguro DPVAT, o interessado deve entrar com o pedido em uma seguradora conveniada, levando a documentação que comprove o acidente e os danos causados por ele. A própria seguradora escolhida para a abertura do pedido fará o pagamento em até 30 dias ao beneficiário.

Vale lembrar que não é necessária a intermediação de terceiros para fazer o pedido, que deve ser efetuado pela própria vítima ou os beneficiários, no caso de morte. Todo o procedimento é gratuito, por isso você deve ficar atento a golpes que costumam ser aplicados nessas situações. Outra informação importante é que o pedido deve ser feito em até três anos, a contar da data do acidente.

Para buscar maiores informações sobre o DPVAT, basta comparecer à unidade do Detran mais próxima ou acessar o site www.dpvatsegurodotransito.com.br, onde estão disponíveis a lista das seguradoras conveniadas e os endereços dos postos de atendimento. As dúvidas também podem ser tiradas por meio do telefone 0800-022-1204.


Fonte: Denatran

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PROGRAMA DE QUALIDADE “VOCÊ NO CONTROLE”




O objetivo do Posto Dois Amores é conscientizar os clientes e a população de Picos (PI) sobre a importância de realizar os testes que comprovam a qualidade dos combustíveis.

A utilização de combustíveis adulterados provocam danos ao veículo, os principais problemas são: acúmulo de resíduos na parte interna do motor, desregula a injeção eletrônica e causa entupimento da bomba de gasolina. O Posto Dois Amores tem o propósito de mostrar transparência e respeito aos clientes com a realização dos testes de qualidade.

A campanha “Você no Controle” convidou os estudantes do curso de Química do Instituto Federal do Piauí (campus de Picos), Rafael Viana e Emanuella Leal, para coordenarem e realizarem os testes de qualidade.

O programa “Você no Controle”, uma ação permanente do Posto Dois Amores, é também a oportunidade para que os estudantes do curso de Química vivenciem a prática.

Os estudantes que se interessarem em participar do programa “Você no Controle” pode procurar a gerência do Posto Dois Amores, localizada na Rua Estrada de Santos, s/n,  bairro Centro, Picos (PI) - próximo ao balão de acesso ao bairro Bomba - telefone para contato: (89) 3422-3393.


Fonte: ASCOM Posto Dois Amores

Revisões periódicas garantem economia na manutenção do carro



Calibrar os pneus, checar a suspensão e verificar o nível do óleo do motor são algumas das manutenções e revisões veiculares que precisam ser feitas periodicamente, para prolongar a vida útil do automóvel e evitar gastos excessivos com problemas imprevistos.

De acordo com os profissionais do Centro Automotivo Porto Seguro de Maceió (localizado à Av. Julio Marques Luz, 618 – Bairro Jatiúca), o ideal é que esses reparos sejam feitos por pessoas e estabelecimentos qualificados.

“Um bom mecânico é sempre o profissional mais indicado para fazer as revisões de que o veículo precisa, mesmo as mais simples. Também é importante que o proprietário esteja atento às condições do local onde deixa o seu veículo”, comenta Marcelo Sebastião, diretor de Auto da Porto Seguro. “O conceito dos Centros Automotivos Porto Seguro atende essas duas necessidades: oferece a assistência de profissionais qualificados em um estabelecimento que é referência em seu ramo de atuação”, completa.

O Centro Automotivo Porto Seguro atende segurados Auto da Companhia, que contam com serviços gratuitos ou com condições especiais de pagamento; e também motoristas não segurados. Saiba mais sobre as principais revisões que devem ser feitas regularmente nos veículos:

Estepe – é preciso calibrá-los mensalmente. Informações sobre a calibragem correta dos estepes podem ser consultadas no manual do veículo.

Pneus – também precisam ser calibrados todos os meses. Já o rodízio dos pneus deve ser feito a cada 10 mil quilômetros rodados, durante o alinhamento e balanceamento do veículo.

Suspensão – deve ser revisada a cada 5 mil quilômetros. E os amortecedores, substituídos a cada 40 mil quilômetros.

Freios – o sistema de freios precisa de revisão a cada 5 mil quilômetros. Também é importante verificar o desgaste das peças mecânicas e hidráulicas.

Fluído de freio: também é importante estar atento aos cuidados com o reservatório do fluído de freio, que deve ser mantido bem fechado. Quando o nível do fluído de freio precisa ser completado constantemente, é sinal de que pode haver vazamento no sistema e até a possibilidade de perda do freio do carro. Vale lembrar ainda que o fluído de freio deve ser substituído a cada 12 meses ou quando o veículo completar cerca de 10 mil quilômetros rodados, a fim de evitar oxidação e outros danos ao sistema de vedação dos freios, o que pode provocar vazamentos.

Motor – a quilometragem de manutenção das correias, rolamentos e sistemas de arrefecimento varia conforme o modelo do veículo. A quilometragem da troca de cada veículo está expressa em seu manual. Consulte um profissional especializado que poderá realizar a verificação dos itens.

Óleo – o nível do óleo do motor precisa ser verificado semanalmente. A quilometragem de substituição do óleo e filtros varia entre 5 mil e 10 mil quilômetros, de acordo com as especificações do fabricante do automóvel.

Bateria – deve ser revisada a cada 6 meses, assim como a inspeção visual e a limpeza dos polos da bateria, para evitar o acúmulo de zinabre.

Direção – o alinhamento da direção precisa ser feito a cada 10 mil quilômetros e quando o carro passar por buracos ou chocar-se com guias.

Ao todo, a Porto Seguro possui mais de 100 Centros Automotivos próprios, em diversas regiões do País.


Fonte: elhageseguros.com.br

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tem GPS? Atualize seu mapa regularmente!




Eles chegaram para ficar. Os aparelhos de GPS (sigla em inglês para Global Positioning System, ou sistema de posicionamento global, em português) estão cada vez mais se tornando acessórios fundamentais para motoristas de todo o Brasil. Ainda assim, muitos usuários não aproveitam ao máximo o que o sistema tem para oferecer. Muitas vezes, aliás, podem até se complicar devido a orientações erradas do GPS. Esses problemas podem ser evitados com uma medida simples: a atualização dos mapas.

Mapas desatualizados podem deixar o motorista na mão na hora em que mais precisa. Novas ruas e avenidas são inauguradas a cada dia, enquanto outras vias são fechadas ou passam por inversão de mão, por exemplo. Os mapas disponíveis nos aparelhos não acompanham automaticamente estas mudanças e é preciso fazer a atualização.

Dependendo da marca e do modelo do aparelho, a atualização é feita a partir da compra de novos mapas. O motorista pode fazer o download do arquivo no site do fabricante após o pagamento (que é feito por cartão de crédito, boleto bancário ou outras modalidades). Existe também a possibilidade de compra de um cartão de memória com o novo mapa.

Mudanças

Gustavo Pagliacci é gerente da GPS Center, representante e distribuidora da Garmin no Brasil. Ele explica que a fabricante lança, em média, quatro atualizações anuais, mas a recomendação é para que o usuário compre um mapa a cada ano. “Da primeira atualização para a segunda, a mudança é pequena, assim como da segunda para a terceira e da terceira para a quarta. Da primeira para a quarta, porém, a diferença é grande”, afirma.

Entre as novidades disponíveis nas atualizações, Pagliacci destaca a inclusão de novas cidades do interior, de vias recém-inauguradas e de locais que estão interditados por obras. “Alguns clientes chegam à loja reclamando que o GPS não está funcionando bem, mas, quando vemos, eles estão com mapas antigos, de três ou quatro anos. Nesse período, muita coisa muda”, alerta.

Preços variam

Os custos de atualização são variáveis. Os clientes que fazem o download do mapa do Brasil pelo site da Garmin, por exemplo, pagam 45 euros (aproximadamente R$ 112). A GPS Center oferece o mesmo mapa em um cartão de memória por R$ 180, incluindo a instalação.

A maior parte dos fabricantes oferece mapas de vários países do mundo. Por isso, os clientes que vão viajar e pretendem alugar carros, podem levar seus aparelhos. Basta que comprem as atualizações referentes aos países que pretendem visitar, e o aparelho funcionará normalmente. Da mesma forma, aparelhos comprados no exterior podem ser usados no Brasil. Basta incluir os mapas do país.

Alternativa sem pirataria

Além dos mapas pagos, há alternativas como o Tracksource (www.tracksource.org.br), um projeto colaborativo que reúne criadores de mapas disponibilizados gratuitamente. “Esses mapas funcionam, mas nem sempre estão atualizados, pois dependem dos colaboradores”, explica Pagliacci. A única grande ressalva é em relação à pirataria. “Infelizmente temos que conviver com isso, mas o cliente precisa ter consciência de que corre riscos ao usar mapas piratas em seu GPS. Além de poder ficar na mão por conta de um mapa incorreto, está cometendo um crime”, conclui.


Fonte: dicasautore.com.br

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Etiquetas do Inmetro vão indicar emissões de dióxido de carbono por carros

As etiquetas do Inmetro que informam o consumo de combustível nos carros vão ter uma utilidade a mais.


As etiquetas do Inmetro que informam o consumo de combustível nos carros vão ter uma utilidade a mais. Em São Paulo a fumaça dos carros é problema de saúde pública. Segundo uma pesquisa da USP, os paulistanos estão vivendo em média dois anos a menos por complicações causadas pela péssima qualidade do ar. São quatro mil mortes por ano.

“Os carros hoje representam a maior parte da poluição urbana. Ou seja, resolver o problema das emissões dos veículos significa resolver a poluição das cidades onde vivem milhões de pessoas com efeitos na saúde importantes”, afirmou o pesquisador da USP Paulo Saldiva.

Quem compra um carro tem o poder de gerar mais ou menos poluição. Para isso, vale muito a informação que aparece nesta etiqueta. Ela informa quantos quilômetros se faz com um litro de álcool ou de gasolina, na estrada ou na cidade. Quanto mais próximo da letra “A”, mais eficiente é o carro. Menos poluição ele gera. E ainda sobra um dinheirinho no bolso.

Mas no meio de tantos atrativos, fica difícil prestar atenção no detalhe. Vale a pena reparar. Um carro popular mil cilindradas letra “A”, que ande 40 quilômetros por dia, consome até R$600 de combustível a menos que um carro do mesmo modelo, letra “E”. Em cinco anos, essa economia pode corresponder a 8% do valor do veículo.

Até o fim do ano, a etiqueta vai trazer mais uma informação importante: as emissões de dióxido de carbono, um gás altamente poluente que agrava o aquecimento global.

Para fazer a medição, pesquisadores do Inmetro vão colocar os carros para rodar em esteiras e simulam o desempenho na estrada e na cidade. Ao contrário de outros países como Estados Unidos e Japão, a etiquetagem de veículos no Brasil não é obrigatória.

Até o momento, as montadoras certificaram cento e cinco modelos diferentes de carros.

“É importante citar o crescimento desse programa, que em quatro anos cresceu em número de modelos 250%. O objetivo que nós queremos são carros melhores no mercado e mais economia no bolso das pessoas”, afirmou engenheiro do INMETRO Marco André Borges.


Fonte: Mundo Sustentável

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dicas de manutenção para quem vai deixar sua moto parada

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Uma moto, assim como qualquer veículo parado por longos períodos na garagem, necessita de cuidados especiais, tais como manter as peças lubrificadas, a bateria desligada e os pneus cheios. Estes e outros pequenos cuidados ajudam a evitar transtornos.

Entre uma aventura e outra, fique atento para não ter surpresas desagradáveis quando for pegar sua motocicleta novamente. E para dar uma força para você, o Novas do Dia conversou com especialistas e preparou um guia de sobrevivência, ou melhor, de cuidados com a companheira parada:

1- Sempre que voltar de uma viagem, lave sua motocicleta
2- Mantenha sua moto lubrificada
3- O pólo positivo da bateria deve ser desligado
4- É importante drenar todo o combustível do tanque de gasolina
5- A corrente deve receber um lubrificante especial
6- O reaperto da sua motocicleta deve ser feito periodicamente
7- O pneu deve receber uma calibragem extra, em torno de cinco libras
8- Use uma capa para cobrir sua moto
9- Ligue sua motocicleta a cada dez dias
10- Não dê tranco nem faça chupeta caso a bateria descarregue

Além de cuidar da sua moto, você ainda pode economizar uma grana, pois realizando esses procedimentos regularmente, você evita uma chamada urgente para um mecânico, que não deve cobrar menos de R$500,00 por um atendimento de emergência.


Fonte: novasdodia.com

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dicas de Segurança



FREADAS

» Nunca freie sobre poças d’água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem.

» Muito cuidado ao frear tendo caminhões na sua traseira. Pesados, eles percorrem uma área muito maior que um veículo comum até parar completamente.


VIAGENS LONGAS

» Descanse bastante antes de iniciar sua viagem.

» Se possível, viaje acompanhado por alguém que também possa revezar com você a direção.

» Não beba nem tome qualquer medicação que possa interferir nos seus sentidos.

» Não dirija por muitas horas. Faça paradas regulares, mesmo que não esteja cansado.

» Faça uma revisão cuidadosa nos principais itens de segurança do veículo como freios, pneus, parte elétrica e direção.


ACIDENTES

» Deparando-se com um acidente, antes de tentar prestar qualquer socorro, respeite a sua própria segurança. Evite ser, também, mais uma vítima.

» Se já houver outras pessoas prestando socorro no local, siga adiante e tente avisar a autoridade mais próxima (Polícia Rodoviária, Concessionário da rodovia etc.)

» Se você não é médico ou paramédico, evite mexer nas vítimas e nem permita que leigos removam as pessoas acidentadas. Aguarde o socorro apropriado e evite o agravamento das lesões por manipulação inadequada.

» Sua principal função será evitar o pânico, confortar os feridos, pedir o socorro e sinalizar o local com triângulo, galhos ou lanternas.


ULTRAPASSAGENS

» Nunca ultrapasse pela pista da direita.

» Antes da ultrapassagem, certifique-se de que você tem uma visão total da estrada, olhando também os retrovisores.

» Anuncie por meio dos sinais convencionais (luzes e setas) sua intenção de fazer a ultrapassagem.

» Nunca ultrapasse em trevos, lombadas, curvas e passagens de nível ou onde a faixa que divide as pistas seja contínua.

DIRIGINDO NA CHUVA

» Redobre a atenção para as condições da estrada nessas ocasiões, é possível a ocorrência de deslizamentos e quedas de barreiras.

» Reduza a velocidade a um limite seguro.

» Mantenha ligado os limpadores de pára-brisa.

Não fume para evitar o embaçamento do vidro.

» Evite freadas fortes.

» Se o carro aquaplanar (deslizar sobre uma lâmina de água) não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com água reduzir a velocidade até você sentir as rodas adquiriram contato com o piso.

ANIMAIS NA PISTA

» Ao se deparar com animais de grande porte nas pistas (cavalos, bois etc) não buzine nem sinalize com os faróis. Isto assusta o animal que pode ter reações inesperadas.

» Feche os vidros, passe lentamente em marcha reduzida e avise o posto policial mais próximo.


VIAJANDO COM CRIANÇAS

» Crianças com menos de 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás, atadas aos cintos de segurança ou acomodadas nas cadeirinhas apropriadas.

» Bebês, mesmo os recém-nascidos, não devem viajar no colo de suas mães. Em caso de colisão, o risco da criança servir como amortecedor no impacto com o painel ou o banco da frente é muito grande.

» As crianças de colo até um ano de idade, devem ficar nas cadeirinhas fixadas de costas para o sentido do carro. Depois dessa idade, a cadeirinha pode ficar na posição normal.

» Quando a cadeirinha não mais oferecer proteção à nuca da criança, em função de seu crescimento, é o momento de colocá-lo diretamente no próprio banco do veículo, presa pelo cinto de segurança.

» Caso a posição do cinto possa causar enforcamento em criança, acomode-a em cima de uma almofada.


CINTO DE SEGURANÇA

» A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é para todos os ocupantes dos veículos, independente da via que esteja sendo utilizada.

» Mantenha os cintos sempre em bom estado e nunca prenda-os enrolado ou dobrado, para não reduzir sua eficiência.

» Uso de cinto de segurança no banco de trás também é obrigatório.



Fonte: estradas.com.br

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Adição de combustível renovável ao diesel vai aumentar



O setor de biodiesel considera que a adição do combustível renovável no diesel será elevada dos atuais 5% para 7% já em 2013, de acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Battistella.

Segundo ele, o pleito faz parte do novo marco regulatório, que já foi encaminhado ao Congresso Nacional e deve ser aprovado em breve. O novo marco prevê que a adição de biodiesel no diesel deverá alcançar 10% em 2016, com aumentos graduais anualmente.

O executivo disse, ainda, que o novo marco terá três pilares: o primeiro é chegar a 20% de adição em 10 anos. O segundo pilar é a exportação de biodiesel, já que o setor tem condições de produzir o combustível renovável para vendas externas.

Atualmente, o setor trabalha com capacidade ociosa de 50%. "Hoje já temos condição de produzir biodiesel para atender a adição de 10%, mas preferimos fazer esse aumento de forma gradual, para que a transição seja feita de forma confortável para produtores, fornecedores e também para o segmento logístico", explicou.

O terceiro pilar do novo marco é uma política de fomento ao consumo de biodiesel. Battistella citou o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que já teria antecipado que o biodiesel será utilizado como combustível na maioria dos meios de transporte durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014.

O executivo participa neste momento de evento em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, em conjunto com a União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), que comemora cinco anos.


Fonte: info.abril.com.br

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Custo para andar de carro tem terceira deflação no ano


O custo para o motorista andar de carro e fazer a manutenção preventiva teve a terceira deflação no ano. Os preços ficaram 0,06% mais baratos em julho e com isso a Inflação do Carro da Agência AutoInforme acumula alta de 0,78% no ano, um índice bem abaixo dos verificados em anos anteriores nesse mesmo período e também abaixo da inflação medida pelo IPC da Fipe, que mede o custo de vida das famílias paulistanas: o IPC registrou alta de 1,93% no período de janeiro a julho.
O estudo levanta os preços de todos os itens usados pelo motorista para andar e fazer a manutenção preventiva: peças, serviços, combustíveis, seguros e impostos de circulação.
A queda em julho foi impulsionada pelos combustíveis, que ficaram 1,56% mais baratos. O preço do álcool recuou 2,22% e o da gasolina 0,27%. Outros itens com menor peso na composição da Inflação do Carro também ficaram mais baratos no mês, como o serviço de alinhamento de direção, cujo preço caiu 0,64%, e o filtro de ar, que ficou 0,53% mais barato.
Entre os itens que ficaram mais caros no mês passado, o que mais subiu foi o óleo do motor, com alta de 2,15%. O kit de embreagem ficou 1,99% mais caro e a lona de freio 1,4%.

Fonte: omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br
Foto: Google

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Manual do carro: aprenda os cuidados para valorizar seu automóvel



É preciso conhecer a máquina por dentro e por fora para acertar na manutenção preventiva, que vai aumentar a vida útil das peças, garantir segurança, economizar combustível e valorizar o veículo na hora da revenda. Vamos à aula de mecânica?

Pintura

Para manter o aspecto bonito do carro, lave-o sempre que pegar poeira ou barro. O ideal é usar um detergente bem suave, lavando e enxaguando rapidamente toda a superfície. Depois, seque. Não utilize querosene nem solvente. Encere a pintura pelo menos duas vezes ao ano.

Lataria

Riscos, batidas de porta em estacionamentos ou ainda pequenos amassados acontecem com frequência. O mais importante é consertar logo, para não estragar ainda mais o carro. Pequenos retoques, “martelinho de ouro” e outros recursos são facilmente encontrados em serviços de reparos rápidos. Procure fazer, no mínimo, três orçamentos de oficinas antes de ordenar o serviço – procure oficinas distantes, para garantir que não têm o preço tabelado.

Radiador

Verifique a cada 15 dias o nível da água do reservatório. Os carros mais modernos dificilmente baixam a água. Caso a temperatura suba muito, pare o carro na hora para não queimar o motor.

Catalisador

É um dispositivo instalado no escapamento com a função de transformar substâncias poluentes em gases menos nocivos à atmosfera. Dura em média 80.000 km, mas pode estragar facilmente. Então, evite entrar em poças profundas, desvie de pedras maiores e cuide com combustível de má qualidade. Catalisador danificado perde a eficiência e um novo custa bem caro (por volta de R$ 300). Se precisar trocar, procure um modelo igual do original.

Vidros

Normalmente acumulam poeira, óleo e outras sujeiras, mas devem estar sempre limpos para não prejudicar a visibilidade. Para lavá-los, utilize muita água com detergente suave ou limpa-vidros e uma flanela macia. Para evitar riscos precoces, não ligue o limpador de para-brisa quando o vidro estiver seco.

À prova de golpes

Dicas para não ser ludibriada pelo mecânico na hora de fazer a revisão ou a manutenção do carro:
1. Procure oficinas com reputação boa no mercado. Peça a indicação de amigos ou pesquise na internet.
2. Desconfie de quem sai dando logo de cara a causa do problema, pois assim como um bom médico, o mecânico precisa realizar um diagnóstico preciso.
3. Acompanhe a avaliação feita em seu veículo, pois não há motivos para o mecânico esconder o que está fazendo.
4. Assim que ele concluir o diagnóstico e lhe passar o que precisa ser feito e substituído, solicite explicações sobre o funcionamento da peça e as possíveis implicações caso você não a troque.
5. Combine o que será feito antes de iniciar o serviço e exija garantias.
6. Diga ao mecânico que você deseja ver as peças que foram substituídas para ter certeza de que o serviço foi feito.
7. Exija a nota fiscal dos produtos usados em seu veículo e a descrição dos serviços realizados.


Antes de viajar, verifique...

* a calibragem dos pneus, inclusive do estepe, aumentando a pressão em mais 2 a 3 libras.
* as condições das palhetas e para-brisa, para isto, molhe o vidro e acione o limpador para verificar se as palhetas limpam corretamente.
* se alguma lâmpada do veículo está queimada, isto aumenta o campo de visão do motorista e também não atrapalha o condutor quem vem no sentido contrário.
* numa reta se a direção do carro está puxando para os lados; isso pode indicar desalinhamento no veículo, com isto, precisa de uma revisão na loja.
* Caso o carro esteja com algum barulho ou anomalia, na hora da revisão, fique atento a suspensão.


Fonte: mdemulher.abril.com.br
Foto: Getty Images

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Você no Controle dos combustíveis do Posto Dois Amores

Posto Dois Amores realizou mais um teste de qualidade dos combustíveis no dia 24/07/2012. Você também pode solicitar o mesmo teste antes de abastecer o seu automóvel.

O estudante de Química do IFPI de Picos, Rafael Viana, averiguou a qualidade da Gasolina Comum: quantidade de álcool, densidade e temperatura; e do Diesel: densidade e temperatura.

Confira os resultados no vídeo acima.

Fonte: ASCOM Posto Dois Amores

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Combustível brasileiro é mais de 15% mais barato que nos EUA




O preço da gasolina no mercado brasileiro é 15,6% mais barato que os valores praticados nos Estados Unidos, e o diesel, 19,7%.

Os combustíveis estão mais de 15% defasados em relação aos similares americanos mesmo após os reajustes realizados pela Petrobras nas refinarias neste ano, segundo cálculos feitos pelo CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura).

Em 25 de junho, a estatal brasileira reajustou a gasolina em 7,83% e o diesel em 3,9% nas refinarias, mas o governo zerou a alíquota da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para impedir que o repasse chegasse ao consumidor. No dia 16 de julho, a Petrobras reajustou novamente o diesel, em 6%, aumento que foi repassado aos consumidores.

O CBIE calcula semanalmente a diferença entre os preços praticados no mercado doméstico e no internacional, levando em consideração o câmbio e o valor dos combustíveis nas refinarias do Golfo do México.

Nos EUA, os preço dos combustíveis flutuam de acordo com as cotações do petróleo.

NOVO AUMENTO

Um novo reajuste dos combustíveis não foi descartado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, mesmo após os aumentos praticados pela Petrobras em menos de um mês.

A estatal informou no fim de junho que buscaria paridade de preços dos combustíveis entre o mercado doméstico e o internacional nos próximos anos para reforçar o caixa e impulsionar os investimentos.

Segundo o ministro, a Petrobras "continua insistindo na necessidade de reajuste". Mas ele disse que não há previsão sobre quando um novo aumento seria aplicado.

REPASSE AO CONSUMIDOR

Lobão falou recentemente que os últimos aumentos no combustível ficaram abaixo da necessidade da Petrobras.

No primeiro reajuste dos preços, o governo aumentou o combustível na mesma proporção em que zerou a cobrança da Cide para não repassar o impacto ao consumidor e controlar a inflação.

Um novo aumento seria repassado integralmente ao consumidor, como aconteceu com o óleo diesel.

PETROBRAS PREJUDICADA

Para garantir os preços praticados no mercado interno, a Petrobras importa combustível a valores mais altos e tem prejuízo.

A defasagam provocou perda de caixa para a estatal nos últimos trimestres. O diesel representa 27% da receita total da empresa, e a gasolina, 13% do faturamento.


Fonte: REUTERS