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segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sorteio de aniversário do Posto Dois Amores aconteceu no último sábado

Foto: Parabéns aos ganhadores da promoção de 5 anos do Posto Dois Amores:
1 tablet - Israéliton Barbosa (Paraibinha)
1 tablet - Maria dos Santos Rocha (Coroatá)
1 tablet - Edimara Maria (Junco)
1 TV 32" - Ramundo Penaforte Cortez Filho (Centro)
1 TV 32" - Luana Paiva de Sousa (Umari)

O mês de junho é época de comemorar o São João e o aniversário do Posto Dois Amores, nesse ano os clientes concorreram à três Tablets e a duas TVs de LED de 32 polegadas. O sorteio aconteceu no sábado (22) às 10h.

A cada R$ 10,00 em abastecimento os clientes ganhavam um cupom para concorrer aos prêmios. Essa promoção é realizada anualmente em retribuição à fidelidade de todos que abastecem no Posto Dois Amores. “Ficamos satisfeitos em saber que os clientes acreditam no nosso serviço e confiam na qualidade do nossos produtos”, acrescenta Daniel.

A promoção teve início em abril e será uma das ações para comemorar os 5 anos do Posto Dois Amores, no domingo (23) também realizou a 1ª Corrida de Rua que reuniu 136 atletas em um momento de reflexão e iniciação ao estio de vida saudável.



Ganhadores

1 tablet - Israéliton Barbosa (Paraibinha)
1 tablet - Maria dos Santos Rocha (Coroatá)
1 tablet - Edimara Maria (Junco)
1 TV 32" - Ramundo Penaforte Cortez Filho (Centro)
1 TV 32" - Luana Paiva de Sousa (Umari)


Fonte: ASCOM Posto Dois Amores

Posto Dois Amores promove primeira Corrida de Rua de Picos

Largada da Corrida-Foto: Ascom

Com a participação de 136 corredores, a primeira corrida de Rua do Posto Dois Amores foi realizada na manhã deste domingo (23). A corrida aconteceu pelas principais ruas da cidade e a largada foi às 7h30 no pátio do posto.

No final, foram entregues medalhas personalizadas do evento a todos os participantes que concluíram a prova. Durante todo o trajeto, líquidos ficaram à disposição dos atletas para se reidratarem. A premiação foi realizada no pátio do Posto. Oito brindes surpresa no valor de R$ 50 também foram sorteados entre os corredores.

Os participantes tiveram duas opções de percurso à disposição. Um trajeto de três quilômetros – indicada para iniciantes – e um percurso de cinco quilômetros, indicado para desportistas com nível intermediário ou avançado de atividades físicas.

Na corrida de cinco quilômetros o vencedor foi Lindeberg de Picos e no feminino foi Simone também de Picos. Os atletas receberam um prêmio de R$ 150 cada.

A prova foi marcada pela tecnologia. Um chip foi colocado no cadarço dos participantes informando a velocidade, o tempo e o percurso total.

Vencedores da Corida feminina-Foto: Romário Mendes

Segundo Daniel Freitas, gerente do Posto Dois Amores, a corrida foi realizada com sucesso de público e organização. “Tudo foi bem explanado, nos preocupamos em todos os detalhes, na segurança dos atletas e no público que estava assistindo. Um evento como esse engradece a cidade”, frisou.

A segurança e a saúde dos atletas também foram focadas durante a corrida. Daniel conta que todas as ruas foram fechadas para evitar que os veículos cruzassem com os corredores, como também para indicar o percurso dos atletas.

Vencedores da Corrida masculina -Foto: Romário Mendes

Na oportunidade, Daniel informa que o Posto Dois Amores em parceria com empresa de eventos Naativa irá organizar outros eventos na cidade. “Já temos em nosso calendário o 1º GP Picos Corrida de Rua, que será realizado no mês de dezembro, mas antes terá a Corrida de Bike, que fará parte da etapa do 8º Campeonato Piauiense de Moto Bike, que será realizado pela primeira vez na cidade. Estamos também preparando todo o calendário para 2014. Nós teremos em média de seis a oito corridas para o  próximo ano”, informa.

Realização

A 1ª Corrida de Rua do Posto Dois Amores teve uma realização da empresa de eventos esportivos Naativa. Segundo o diretor técnico da empresa, Robson Santos, a empresa vem com o objetivo de proporcionar eventos na cidade de Picos na área esportiva, visando sempre o bem estar e a qualidade de vida dos atletas.

Ele informa que a Naativa organizou toda a prova, desde o projeto inicial até a execução. “Organizamos a parte técnica, segurança e promocional do evento. Tudo que foi ligado à corrida foi feito e desenvolvido pela Naativa”, conta.

O evento também contou com ajuda da Prefeitura de Picos através da secretaria municipal de Saúde e do Departamento Municipal de Trânsito, do 3º Batalhão de Engenharia e Construção de Picos, do curso de Educação Física da Uespi, da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal e da Coordenadoria de Juventude, além de parceiros da rede privada.


Fonte: riachaonet.com.br

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Baterias precisarão ter selo do Inmetro



A partir desse mês, somente as baterias de carros e motos certificadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) poderão ser fabricadas no País. A medida busca evitar que o produto seja vendido com o valor de amperagem alterado, o que pode encurtar sua vida útil.

A medida foi tomada após testes feitos pelo Inmetro, onde foi constatado que alguns fabricantes informavam na embalagem uma capacidade de amperagem superior ao real desempenho das baterias. Os lojistas e importadores terão até junho de 2014 para se adaptar às novas regras.


Fonte: icarros.com.br

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Saiba o que é mais importante na hora da revisão do veículo



Chegou a hora da revisão, e com ela a dúvida sobre aonde levar o automóvel: apostar na confiabilidade das concessionárias autorizadas ou no preço mais em conta das mecânicas? Muitos clientes questionam: por que o preço médio da hora trabalhada nas mecânicas de Caxias do Sul (RS) é de cerca de R$ 50, enquanto nas concessionárias chega ao dobro, acima de R$ 100? Há casos em que a diferença da mão de obra no setor chega a 290% a mais pelo lado das revendas. Isso fora o custo das peças, que também apresenta diferenças gritantes, podendo ultrapassar os 100%.

"O serviço das concessionárias está dentro de padrões exigidos pelos fabricantes, desde os equipamentos até o ferramental, o que eleva os custos dos serviços", justifica Fernando Esbroglio, presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS, entidade regional que representa as concessionárias de veículos.

As revendas autorizadas costumam investir no relacionamento com o comprador, em ambientes com sala de espera, mão de obra treinada, atendimento personalizado, entre outras comodidades. As peças para os carros são enviadas pela montadora, com preços tabelados. Já quem opta pelos serviços de mecânicas precisa escolher um estabelecimento de confiança, de preferência por indicação de um cliente satisfeito. Nesses locais é possível conseguir mão de obra e peças mais baratas, dependendo dos fornecedores com os quais a mecânica trabalha, além de flexibilidade de horários.

O diretor de autopeças do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Peças e Acessórios para Veículos do Rio Grande do Sul (Sincopeças-RS), Marco Antônio Vieira Machado, comenta que muitas pessoas questionam a qualidade das peças pelo valor ser menor do que na concessionária, mas isso se explica pela concorrência, já que diferentes fabricantes podem produzir o mesmo produto. É possível que a mesma fábrica que venda a uma montadora também disponibilize a peça ao mercado.

"Disponho de vários fabricantes, com a mesma qualidade, mas concorrentes. É uma questão de capitalismo, quem vai me dar a melhor condição, o melhor preço, e isso é repassado ao cliente", explica Machado.
Esbroglio argumenta, contudo, que fazer a manutenção do carro na rede autorizada é uma maneira de garantir a procedência de peças e a qualidade de serviços, além de valorizar o valor final do bem de consumo.

"Há valorização do veículo na revenda. Quem o compra vai concordar em pagar mais por um veículo cuja manutenção foi comprovadamente realizada na rede de concessionárias", defende o dirigente.


Fonte: pensecarros.com.br

quarta-feira, 19 de junho de 2013

1ª Corrida de Rua do Posto Dois Amores será realizada no domingo



A empresa de eventos esportivos Naativa promove a 1ª Corrida de Rua para comemorar o 5º aniversário do Posto Dois Amores no próximo domingo, dia 23, a partir das 7h com largada na Rua Estrada de Santos (no pátio do Posto Dois Amores).

O participante pode inscrever-se na modalidade que mais se adequa à sua preparação física: caminhada de 3 km ou corrida de 5 km. As inscrições são realizadas no Posto Dois Amores, na Academia Eugênio Fortes de Picos ou através do formulário online, no caso dos atletas que moram em outras cidades, no blog postodoisamores.blogspot.com.br.

“É do interesse do Posto Dois Amores que os clientes e a população em geral criem o hábito de praticar exercícios físicos para prevenir doenças e em prol de uma melhor qualidade de vida” explica o gerente geral Daniel Freitas.

Todos os participantes recebem kits com instruções para a corrida, chip para marcação tempo, camiseta, medalha e number plate (número de identificação do competidor), a entrega acontece sábado (22). Os competidores também encontrarão informações sobre percursos, regulamento e horários no blog postodoisamores.blogpost.com.

Caminhada e corrida são práticas saudáveis, mas que merecem atenção principalmente na alimentação e hidratação. A nutricionista Tayse Costa alerta para esses cuidados, “na refeição antes de competir é preferível consumir carboidratos de baixo a médio índice glicêmico (maçã, pera ou pêssego) e não se esquecer de ir bem hidratado para a prova além de ingerir 100 ml de água a cada 30 minutos durante a competição” orienta Tayse.

A corrida será encerrada com a entrega de troféus entre os três primeiros lugares da modalidade de 5 km e com premiações (nas categorias masculina e feminina): R$150,00 para o 1º lugar; R$ 100,00 para o 2º lugar; e R$ 50,00 para o 3º lugar. Também serão realizados oito sorteios de R$ 50,00 entre todos os competidores além do café da manhã.


Fonte: ASCOM

terça-feira, 18 de junho de 2013

Rodar com pouco combustível compromete a bomba; entenda



Não é somente pelo risco de passar um aperto na rua que o motorista deve evitar rodar com pouco combustível no carro. Veículos que andam com o marcador mostrando menos de 1/4 no tanque comprometem o funcionamento da bomba de combustível, que pode pifar.

A bomba de combustível é a peça responsável por mandar o álcool ou a gasolina do tanque para o sistema de injeção. Nos carros de hoje ela é elétrica e trabalha imersa no próprio combustível (dentro do tanque) que também é responsável por lubrificá-la. Se o carro rodar sempre na reserva, ela passa mais tempo exposta sem lubrificação.

“Quando há pouco combustível, a bomba sofre com o superaquecimento. Ela passa a trabalhar mais tempo com a temperatura acima do recomendando. Isso compromete a vida útil da peça”, diz Daniel Lovizaro, chefe de assistência técnica da Divisão Automotiva da Bosch.

Isso não significa, porém, que a bomba estrague só porque o carro está com tanque quase vazio. O que não pode, aconselham as montadoras, é a prática recorrente de rodar com o carro sempre na reserva, sempre com a luz do combustível acesa. “O recomendado é nunca deixar baixar de 1/4 no tanque. Além de preservar o funcionamento da bomba, vai evitar que ela puxe sujeira do fundo”, observa Lovizaro.

Caso a bomba estrague completamente, o carro não funcionará porque o combustível não chega à câmara de combustão. Ela pode, porém, dar sinais que está com a vida útil comprometida com falhas durante o funcionamento.


Fonte: economia.terra.com.br

segunda-feira, 17 de junho de 2013

10 dicas de segurança para seu carro

ladrao-roubando-carro

Algumas  medidas bem simples de precaução podem ter um efeito muito mais eficaz do que se imagina para evitar a ação de ladrões. Apesar de algumas dicas de segurança parecerem óbvias e um pouco batidas, ironicamente, elas costumam ser muito ignoradas pelos proprietários de carros. E é exatamente nesses deslizes que os criminosos encontram suas maiores brechas.

1) Use o bom senso ao escolher um local para estacionar
É dispensável dizer que deixar o carro em um estacionamento fechado é sempre a melhor opção para evitar os furtos e roubos. Mas, quando não houver alternativa e for preciso parar o carro na rua, evite lugares ermos e de fraca iluminação. Ao estacionar o carro durante o dia, considere como o local pode ser durante a noite. Ruas de comércio, por exemplo, podem ser extremamente movimentadas de dia e muito desertas fora do horário comercial.

2) Não deixe nada dentro do carro, nem mesmo uma sacola vazia
Qualquer objeto pode ser confundido com um item de valor e atrair a atenção do ladrão, até mesmo uma sacola vazia. Suportes de GPS, adaptadores de iPods, carregadores e afins também não devem ficar à vista. Esses acessórios costumam ser vistos como evidências de que o carro pode ter objetos de valor. Crie o hábito de guardar compras no porta-malas assim que você entrar no carro em vez de deixar para a próxima parada.

3) Não guarde documentos no carro
Boletos bancários, cartões e correspondências podem ser usados pelos ladrões para acessar sua conta ou planejar um roubo à sua casa. A carteira de motorista e o registro do carro também não devem ficar no interior do veículo. Se o carro for levado, em posse dos documentos, os criminosos podem ter mais facilidade para vender e usar seu veículo.

4) Certifique-se de que o carro foi trancado
É evidente que deixar o carro aberto é um prato cheio para os criminosos, mas esse continua sendo um dos principais equívocos cometidos por motoristas. Mesmo em uma parada rápida, em um posto, padaria ou uma banca, é muito importante trancar o carro e fechar os vidros. Dois minutos são o suficiente para que o criminoso faça a festa. E alguns ladrões ficam de plantão nesses lugares, apenas esperando que os motoristas cometam alguma gafe.

5) Utilize dispositivos de segurança visíveis
Correntes de direção, chaves interruptoras e trancas de direção são alguns dos dispositivos que podem desencorajar a ação do ladrão. E quanto mais visíveis melhor. Eles podem não evitar que um criminoso mais experiente aja, sobretudo se for exatamente o seu carro que está na mira. Mas eles podem ser muito eficientes diante de ladrões casuais e mais oportunistas.

6) Utilize equipamentos modernos de segurança
Bloqueadores, rastreadores e localizadores são alguns dos equipamentos de segurança mais eficazes na prevenção a furtos e roubos. O bloqueador, em uma tentativa de furto, bloqueia a ignição ou a bomba de combustível e informa por meio de um alarme o telefone da empresa de monitoramento, para que cheguem na central informações sobre o furto. O localizador informa onde o carro está localizado a partir do momento que o motorista percebe que ele foi roubado e aciona a central de monitoramento da empresa que vendeu o produto. E o rastreador, o equipamento mais avançado entre os três, informa ao motorista onde o carro roubado está, tal como o localizador, mas tem a vantagem de permitir a consulta da localização sem a necessidade de ativar a central de atendimento.

7) Evite deixar a chave com lavadores e vigias de estacionamento
Nem sempre é possível, mas procure evitar ao máximo entregar suas chaves para manobristas e lavadores. Eles podem fazer cópias rapidamente, sem a menor chance de o proprietário perceber.

8) Não namore dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos
Essa dica pode ser muito óbvia, mas ainda hoje parece não ser seguida muito risca. A orientação está entre as principais sugestões de prevenção a roubos de veículos da Polícia Militar.

9) Em semáforos mantenha-se distante do carro da frente
Mantenha sempre uma distância segura entre o seu veículo e o carro da frente quando o semáforo fechar. Você terá mais visibilidade e espaço caso seja necessário arrancar o carro repentinamente.

Quando possível, apenas reduza a velocidade ao se aproximar do semáforo, sem parar o carro por completo e mantenha a primeira marcha engatada. Se um ladrão se aproximar, você conseguirá avançar com mais facilidade.

10) Antes de entrar na sua garagem, fique atento ao seu redor
Ao chegar em casa, antes de entrar na garagem, preste atenção na rua, nas calçadas e nas esquinas. Muitos sequestros acontecem exatamente quando o motorista está chegando em casa. Se você notar alguma pessoa com comportamento suspeito, dê mais uma volta e informe a polícia.


Fonte: carros.ig.com.br

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Indústria de autopeças negocia plano para baixar custos



A indústria nacional de autopeças prevê fechar o ano com um déficit na balança comercial de US$ 8,8 bilhões. O desequilíbrio entre exportações e importações é apontado pelo Sindipeças, que representa as fabricantes nacionais, como um grave problema de competitividade e, por isso, as montadoras e sistemistas têm substituído peças nacionais por importadas, com preços melhores.

Para resolver toda a problemática que envolve o setor, a entidade negocia com o governo uma fiscalização rigorosa sobre a nacionalização dos veículos fabricados no país e um programa específico chamado Inovar Peças, complementando ao já definido Inovar Auto.

O Inovar Auto, que vale deste ano até 2017, é um conjunto de regras que o governo federal determinou para que as montadoras e importadoras escapem do aumento no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) determinado em 2011. O objetivo é que o Brasil tenha carros mais eficientes, com menos emissão de poluentes e preços mais baixos.

A estratégia da versão para o setor de autopeças é aumentar a escala e receber incentivos para aprimorar a produção e, assim, reduzir custos.

O mais urgente para a entidade é o mecanismo de rastreamento do uso de peças nacionais, que tem sido debatido com a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Para as autopeças, é a única forma de controlar a porcentagem de conteúdo nacional dos sistemas automotivos fornecidos para as montadoras.

Entretanto, a tal fiscalização sobre o conteúdo nacional dos carros tem sido adiada, o que preocupa as empresas de autopeças. "O rastreamento era para ter começado no dia 31 de maio. Já passou para 31 de julho, mas ouvimos da Anfavea 31 de agosto", afirma o presidente do Sindipeças, Paulo Butori. "Para a montadora é um comodismo, por não prestar conta para ninguém."

Procurada pelo G1, a Anfavea confirma que discute a medida com o sindicato das fabricantes de autopeças, mas diz que não há data para ser implementada.

Pelas novas regras do Inovar Auto, ficam isentas do aumento no IPI as empresas que atingirem metas como o aumento do uso de conteúdo local e da eficiência energética — as fabricantes de carros precisam utilizar 60% de peças feitas no Brasil. Segundo o Sindipeças, as montadoras e sistemistas têm sido resistentes ao rastreamento, especialmente as asiáticas, que trazem muitos fornecedores de fora para seus parques industriais no Brasil.

"Se um fornecedor passasse uma informação errada sobre os componentes, a montadora seria autuada, proporcionalmente ao tamanho da empresa. Tem que se copiar o modelo do Nafta (North America Free Trade Agreement)", afirma Butori, sobre a necessidade de proteger toda a cadeia de produção nacional de autopeças.

Investimentos

O Sindipeças alerta ainda que as empresas no Brasil investem, mas têm baixa lucratividade. “Em qualquer outro lugar do mundo, os preços são muito mais baixos, porque eles são mais competitivos”, destaca Butori.

Enquanto as montadoras falam investimento de US$ 22 bilhões para os próximos cinco anos, nós (autopeças), falamos de US$ 8 bilhões. Estamos muito aquém da necessidade, porque não temos rentabilidade para investir mais”, explica o presidente do sindicato patronal, referindo-se às empresas nacionais que não foram adquiridas por grupos multinacionais.

Impostos

Sobre a composição de preço dos produtos, Butori voltou a criticar os impostos e, sobretudo, as alíquotas de importação de matéria-prima, que muitas vezes são maiores do que o produto com valor manufaturado agregado. “Isso acontece com o aço”, exemplifica.

Capacitação da indústria

O Sindipeças lançou nesta quinta-feira (13) o Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, para a capacitação de profissionais, para elevar a sustentabilidade e a competitividade das empresas locais.


Fonte: g1.globo.com

Qual a durabilidade de um motor turbo?



Henrique Pereira, membro da Comissão Técnica de Motores da SAE, explica que é difícil determinar a vida útil de um motor, mas seja ele turbo ou aspirado os padrões de durabilidade são os mesmo. Segundo o especialista, ambos são devidamente projetados pelas montadoras para ter uma vida longa, que ultrapasse os 10 anos de uso. “Os dois tipos devem atender as mesmas especificações de resistência”.

O especialista explica que, independente das diferenças entre um tipo e outro, a longevidade do bloco deve ser a mesma. “Mesmo no caso do motor turbo, que é mais robusto, com pistões e válvulas mais reforçadas”, pontua. Quanto aos planos de manutenção ou intervalos para as revisões periódicas, também pouco se diferem. “A única diferença é que os motores com turbocompressores usam um tipo óleo diferente, pois trabalham em condições de temperatura mais elevada”. Pereira, no entanto, ressalta que os parâmetros de durabilidade serão distintos em apenas no caso dos blocos “turbinados” em oficinas. “Nesse caso, não dá para esperar que um motor adaptado, por melhor preparado que seja, tenha a mesma vida útil de um que foi desde o princípio projetado com o turbo pela montadora”.


Fonte: revistaautoesporte.globo.com

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Viva-voz nos carros é mais perigoso do que falar ao celular, diz estudo


Estudo realizado nos Estados Unidos pela Universidade de Utah, encomendado pela American Automobile Association (AAA), aponta que sistemas de interatividade para carros conhecidos como “hands free” ou “mãos livres” são mais perigosos do que simplesmente falar ao celular enquanto dirige. Estes recursos consistem em botões mais acessíveis e comandos em viva-voz para telefonar e mandar mensagens de dentro do carro, entre outras atividades. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta quarta-feira (12).

Os sistemas são muito utilizados pelas montadoras para atrair o público mais jovem, imerso no mundo de redes sociais e aplicativos de smartphones. De acordo com as fabricantes, os dispositivos “hands free” são mais seguros, porque os motoristas conseguem manter as mãos no volante e os olhos na estrada.

No entanto, a pesquisa da associação automotiva americana mostra que a concentração para comandar o sistema por voz exige muito mais a atenção do motorista. Tal distração é definida pelos pesquisadores como “visão de túnel" ou "cegueira de desatenção". Isso porque a primeira reação dos condutores é se esquecer de olhar pelos espelhos retrovisores e prestar atenção aos detalhes do que vê na frente, seja a luz de freio de um carro ou pedestres.

"As pessoas não estão enxergando o que elas precisam ver para dirigir. Essa é a parte mais assustadora para mim", afirmou o presidente e CEO da fundação AAA, Robert L. Darbelnet, sobre o resultado da pesquisa.

Existem cerca de 9 milhões de carros e caminhões nos Estados Unidos em circulação com sistemas de informação e entretenimento. De acordo com a entidade, esse volume vai saltar para 62 milhões de veículos até 2018. A associação ressalta ainda que as pessoas se consideram seguras ao falar pelos sistemas de viva-voz, assim, mantêm o hábito.

"Nós acreditamos que há uma crise de segurança pública iminente", disse. "Esperamos que este estudo vá mudar alguns conceitos errados, amplamente defendidos pelos motoristas", alerta o representante da entidade.

Metodologia

O estudo foi aplicado pela equipe do especialista Dr. David Strayer, da Universidade de Utah. Foram medidas ondas cerebrais, além de movimentos oculares e outras reações para avaliar o que acontece com a carga de trabalho mental dos motoristas quando eles tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo, tomando como base décadas de pesquisa das indústrias aeroespacial e automobilística.

Ao todo, 32 estudantes universitários dirigiram enquanto executavam uma série de tarefas secundárias, que vão desde ouvir música a enviar e-mails e SMS. Câmeras foram montadas dentro do carro para acompanhar os movimentos da cabeça e dos olhos dos motoristas. Outro dispositivo permitiu gravar o tempo de reação a luzes vermelhas e verdes introduzidas no campo de visão dos condutores.


Fonte: g1.globo.com

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Você cuida do ar-condicionado do seu carro?



Equipamento responsável por manter uma boa temperatura no interior do veículo, o ar-condicionado se tornou cada vez mais comum. Confira alguns cuidados que devem ser observados a fim de garantir seu bom funcionamento: 

1. Se o carro ficar por muito tempo sob o sol, é recomendável abrir todas as janelas para ventilar no interior do veículo por alguns minutos e só depois ligar o ar-condicionado e fechar as janelas. Recomenda-se uma diferença de apenas 5ºC entre o interior e exterior do carro;

2. Mesmo sentindo muito calor ao entrar no veículo, nunca ligue o ar-condicionado na velocidade máxima, pois o choque térmico pode ocasionar desde irritação nos olhos até perda temporária de movimento em alguns músculos da face;

3. Embora o botão de recirculação do ar resfrie o carro mais rápido, seu uso não é aconselhável por um longo período de tempo, pois o ar acaba ficando “viciado”, uma vez que a entrada de ar de fora do veículo está obstruída;

4. Ao se aproximar do seu destino é aconselhável diminuir a intensidade do ar-condicionado ou até desligá-lo a fim de evitar choque término ao sair do veículo;

5. Devido ao acúmulo de fungos, bactérias e ácaros nos filtros, é aconselhável trocá-los periodicamente a fim de evitar problemas como resfriado, rinite ou até bronquite;

6. Recomenda-se que a cada 20 mil quilômetros rodados seja verificado o nível de pressão do gás refrigerante e o estado das mangueiras e dos filtros a fim de garantir a máxima eficiência do sistema;

7. O ar-condicionado deve ser ligado periodicamente, inclusive no inverno, a cada 15 dias ou mesmo de semana em semana, para evitar danos no compressor e o ressecamento das mangueiras;

8. Para obter uma refrigeração mais eficiente, recomenda-se a ventilação média. O ar condicionado é também um excelente recurso para desembaçar os vidros quando estiver chovendo;

9.Realize uma revisão geral no ar condicionado pelo menos uma vez ao ano para maximizar sua eficiência.


Fonte: autospravoce.com.br

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fuja dos mitos, carros flex aceitam qualquer mistura


Apesar de completar 10 anos no mercado brasileiro, a tecnologia flex ainda sofre com a desinformação. É comum ver em postos de combustíveis motoristas misturando álcool com a gasolina para o carro “render” mais ou para tentar fazer melhor média. E tem ainda a lenda do grilo no motor se usar um combustível só, sem falar no medo de desgaste das peças do motor se abastecer somente etanol.

Tudo isso é mito, diz o diretor técnico da Magneti Marelli, Gino Montanari. Com a tecnologia de hoje, os carros flex estão preparados para ter o mesmo rendimento com álcool ou gasolina, com qualquer mistura, da maneira em que o motorista achar mais interessante.

“O sistema flex é desenvolvido para o veículo ter o melhor rendimento com álcool ou gasolina ou com percentual de mistura. Se o carro está com 40% de álcool, por exemplo, todos os componentes se ajustam para um funcionamento perfeito com 40% de álcool. E assim para todas as proporções”, comenta Gino.

Se você gosta de usar somente um combustível, não se preocupe. Aquela história do motor “viciar” também é mito. E, quando for trocar, o motor se adaptará sem problemas, sem solavancos. “O sistema está sempre fazendo leituras e se adequando aos parâmetros da composição atual”, conta Montanari. O especialista diz ainda que a preferência por um ou outro combustível não interfere em nada no desgaste das peças do motor.

Quanto à economia, o motorista precisa fazer os cálculos para saber qual é o mais vantajoso com base no preço do combustível na sua cidade. O álcool faz menos quilometragem por litro rodado do que a gasolina porque queima mais rápido.

A tecnologia flex foi criada no Brasil e vem crescendo ano a ano. O primeiro carro bicombustível do Brasil foi o Gol 1.6 Total Flex, em 2003. Desde lá, conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), já foram fabricados cerca de 20 milhões de carros flex. Eles representam 92% do mercado atual, excluindo os veículos movidos a diesel.


Fonte: economia.terra.com.br