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terça-feira, 16 de julho de 2013

Moto de 3 rodas vai pegar? Especialista responde

Protótipo Yamaha de três rodas (Foto: Divulgação)

A inédita e peculiar moto de 3 rodas, anunciada pela Yamaha no último dia 3, no Japão, pode representar o início de uma nova era para o mundo da motocicleta. Ela será mostrada em versão definitiva no Salão de Tóquio, no fim de novembro.

Ainda que não tenham sido divulgadas muitas informações, as fotos do protótipo escancaram que tal veículo "pisa" na trilha tecnológica aberta pela italiana Piaggio que, desde 2006, comercializa o inovador scooter de 3 rodas MP3.

Fazer as rodas dianteiras se inclinarem, oferecendo uma dirigibilidade idêntica à de uma motocicleta, abriu novas fronteiras. A Piaggio ousou, quase uma década atrás, e seu produto é um sucesso. Agora caberá à gigante Yamaha, segunda maior fabricante de motocicletas do planeta, verificar se o mundo está pronto para trocar 2 por 3, no caso rodas, em grande escala.

Por ora a Yamaha chama sua novidade de LMW (de Leaning Multi Wheeler que, em tradução livre, poderia significar "multirodas inclináveis"). A ligação entre o scooter italiano e a novidade japonesa é confirmada pela própria Yamaha, que frisa ser o LMW "um meio divertido, excitante e esportivo, destinado a agregar segurança e estabilidade às qualidades de uma motocicleta e, assim, criar uma nova base de clientes, e não ser apenas um 'commuter' (meio de transporte) como outros scooters de três rodas existentes". Entenda-se: parece o MP3, mas não é. Será mais moto, e menos scooter. Mais lazer, menos transporte.

Mas não é um triciclo?

Não usar o termo "triciclo" para falar do LMW ou do Piaggio MP3 pode ser justificado pelo ineditismo tecnológico, se os compararmos com triciclos convencionais, inclusive criações mais recentes, como chamativo Can Am Spyder.

BRP Can Am Spyder RT (Foto: Divulgação)

Com visual de moto de neve, o Spyder se equipara em potência às motos grandes, mas não em agilidade e maneabilidade, prejudicado por suas dimensões quase automobilísticas.

A genial solução técnica que possibilita às suspensões atuarem de modo a inclinar as rodas presente na novidade da Yamaha, semelhante à usada pelo MP3, preserva a mobilidade da moto, e ainda oferece vantagens.

Na prática

Rodei bastante com o scooter de 3 rodas da Piaggio, tanto no Brasil como na Europa, e não tenho dúvida em afirmar que mesmo os mais arraigados motociclistas ficarão encantados com o grandioso passo avante que um par de rodas dianteiras que se inclinam oferece.

Piaggio MP3 Yourban (Foto: Divulgação)

Em síntese, quase nada se perde e muito se ganha: tanto no MP3 como – aparentemente – no LMW da Yamaha, a "magia" se dá através de uma elaborada suspensão dianteira, onde as duas rodas estão colocadas muito próximas uma da outra, preservando largura contida e, consequentemente, a agilidade intrínseca.

Não perder a agilidade de uma moto é bom, mas ótimo é ganhar estabilidade. Com dois pneus  bem “plantados” na dianteira, essa estabilidade alcança um nível impensável. A "escorregada" mais temida pelos motociclistas, a da roda dianteira, fica assim anulada quase que por decreto. E, além disso, há o poder de frenagem multiplicado por... dois.

Parar no semáforo e não precisar colocar o pé no chão é a menor das graças do Piaggio MP3. A maior é, sem dúvida, descobrir que não há praticamente limites na capacidade de frenagem e – viva –, de aderência nas curvas.

Em piso com boa pavimentação, por maior que seja a inclinação imposta pelo condutor, a derrapagem é algo praticamente impossível. Já em piso ruim ou molhado, o par de pneus dianteiros "avisa" de modo claro quando o limite chega, e o melhor de tudo, sem exigir habilidade extra do condutor para fazer frente à situação crítica. Na maioria dos casos, basta desacelerar para readquirir o controle direcional.

Pontos fracos

Há inconvenientes nesse tipo de veículo? Bem, no Piaggio MP3, em situações de piso muito molhado, o spray gerado pelas duas rodas dianteiras potencializa, em velocidades mais elevadas, o fenômeno da aquaplanagem e a consequente perda da capacidade de tração.

Piaggio MP3 em Paris (Foto: Rafael Miotto/G1)

Outro aspecto é o aumento da massa, pois, evidentemente o sistema de suspensão dianteira é mais complexo que o de uma moto convencional.

Porém, isso não ofusca a dirigibilidade desses veículos. Três pontos de apoio no solo, associados a uma genial geometria de suspensão e finesse eletrônica abririam um leque de possibilidades de inovação.

Longe do Brasil

A conhecida frenagem ABS, controles de tração e seletores para a gestão de potência do motor, já difundidos em determinadas motos, podem em breve ser elementos coadjuvantes desta nova tecnologia, criando um tipo de motocicleta que, ao prazer da pilotagem, acrescentará muita, muita segurança.

A Yamaha diz que a moto de 3 rodas vai ser lançada no ano que vem. Sobre a possiblidade deste novo veículo ser vendido no Brasil, lamento verificar que, salvo uma grande mudança no modo de atuação da subsidiária local, a hipótese é bastante escassa.


Fonte: g1.globo.com

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