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sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Combustíveis Adulterados: como Identificá-lo e os problemas que causam



Gasolina adulterada é aquela que não está dentro das especificações legais, ou seja, que possui mais álcool ou mais solventes do que a lei permite. Apesar da lei fixar em 2% o limite máximo de solvente a ser misturado na gasolina e em 24% o do álcool, muitos postos não estão respeitando estes valores. Isso ocorre porque ao adulterar a gasolina aumentando a mistura de solventes, que são produtos químicos mais baratos, o dono do posto melhora a rentabilidade do negócio em até 10%. O lucro fácil para o dono do posto representa, porém, possível prejuízo para o consumidor. Além do veículo perder desempenho e, consequentemente, consumir mais combustível, o consumidor pode ser obrigado a gastar ainda mais com uma oficina, já que a gasolina adulterada representa um risco para o bom funcionamento do carro.

O uso freqüente de combustível adulterado pode causar vários defeitos, dentre eles:
• O entupimento da bomba de gasolina que fica no tanque e leva o combustível até o motor. Com isso, o carro começa a falhar e o motor "morre" sendo preciso dar a partida várias vezes para o carro voltar a funcionar. Nesse caso, o conserto fica em torno de R$ 300,00.

• A corrosão do sistema de injeção eletrônica, que é um conjunto de peças que injetam a quantidade exata de gasolina nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdícios. Se este sistema parar de funcionar, o carro pára também. Um conserto no sistema de injeção eletrônica, custa, em média, R$ 1.500,00 nos veículos populares.

• Acúmulo de resíduos na parte interna do motor, causado pela queima de gasolina adulterada. Esses resíduos ocupam o espaço de movimentação das peças móveis do motor, dificultando a articulação dessas peças. Os resíduos podem atingir também a bomba de óleo. Os defeitos no motor demoram mais a aparecer, cerca de 5.000 km depois dos primeiros abastecimentos com gasolina adulterada. Se o motor fundir, o conserto não fica por menos de R$ 1.200,00, variando de acordo com o veículo.

A ANP, Agência Nacional do Petróleo, é a responsável pela fiscalização da rede de distribuidoras e postos de combustíveis, mas para isso conta com apenas 85 fiscais para inspecionar as 170 distribuidoras e cerca de 23.000 postos. Além disso, a falsificação da gasolina é difícil de ser detectada. Se a concentração do solvente for inferior a 25%, apesar de estar muito além do permitido em lei, dificilmente a mistura será notada. Essa análise só é possível nos melhores laboratórios do país, o que dificulta ainda mais a fiscalização. 

Com cerca de um quarto dos postos desrespeitando as normas de composição da gasolina, segundo estimativa do Sindicato das Distribuidoras e Revendedoras de Combustíveis, a ANP aconselha o consumidor a procurar as grandes redes, que segundo ela, são as mais confiáveis.

Consumidor pode exigir que posto faça teste que mede o teor de álcool na gasolina

Se o seu carro está gastando muito combustível, dando solavancos durante a aceleração e as partidas estão ficando difíceis, cuidado: ele pode estar sendo abastecido com gasolina ou álcool adulterados.

Para poupar este tipo de aborrecimento, a primeira medida é abastecer o carro sempre no mesmo posto. Além disso, o motorista deve desconfiar de preços muito baixos e checar se há lacres eletrônicos instalados nas bombas e tanques dos postos.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) também alerta os consumidores para que saibam a origem do combustível observando se a marca da distribuidora no caminhão é a mesma estampada na bomba de abastecimento.

Prejuízo

O combustível com adição indevida ou desproporcional de álcool, água ou solvente pode causar sérios danos ao funcionamento do veículo. Isso porque ele corrói peças essenciais do motor, diminuindo sua vida útil.

Se um desses problemas estiver acontecendo com o seu carro, o mais recomendado é que ele seja levado a uma concessionária. Lá, passará por uma revisão, onde serão checados o sistema de injeção e as velas. Em algumas situações é necessário também que os mecânicos façam a retirada do combustível, a limpeza do tanque e a substituição dos filtros. 

Teste 

Uma resolução da ANP que entrou em vigor no dia 7 de março de 2007 dá aos consumidores o direito de solicitar nos postos o ‘teste da proveta’, uma forma de verificar o teor de álcool na gasolina.

Ele é feito da seguinte forma: em uma proveta de vidro de 100ml são colocados 50ml de gasolina e 50ml de solução de cloreto de sódio na proporção 100g de sal para 1 litro de água. Eles são misturados e, após 15 minutos em repouso, a gasolina ficará na parte superior e o álcool irá se desprender, juntando-se à água. É permitido que o volume de álcool atinja 25% do volume total da gasolina. Se essa quantidade ultrapassar o limite ideal, o combustível é adulterado.

Para verificar a lista de postos confiáveis feita pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, os paulistas podem acessar o site do Procon-SP. Quem mora em outro estado, pode entrar em contato com a ANP pelo telefone 0800-900-267, para tirar dúvidas ou denunciar qualquer irregularidade.

Identifique os sinais do combustível adulterado

Em situações de emergência, é muito comum abastecermos o carro em postos onde não conhecemos a procedência do combustível. Além disso, corremos o risco de colocarmos gasolina em um posto confiável e de carro ter uma série de "probleminhas" que antes não existiam. Por isso, vamos ajudá-lo a identificar os sinais quando o problema for combustível adulterado. Confira:

Passos

1) Se, ao sair do posto que acabou de abastecer, o carro falhar ou demorar para pegar potência, isso pode ser um grande indício de que a gasolina é adulterada;

2) Quando o carro, sem nenhum motivo aparente, perder o rendimento e gastar mais combustível, a procedência da gasolina pode estar comprometida;

3) Caso comece a sair água pelo escapamento, mesmo depois que o carro está funcionando, pode ser um sinal de utilização de combustível "batizado"

4) Quando o cheiro de combustível for similar ao odor de acetona, ou ainda, se intensificar logo após o abastecimento, pode ser um sinal de adulteração do combustível;

5) Se o carro morrer ao diminuir a velocidade ou mesmo parar num semáforo pode ser um sinal de combustível ruim;

6) O surgimento de barulhos no motor, popularmente conhecidos como "pinos batendo" ou "embaralhamento", pode ser causado pela má qualidade do combustível;

7) Postos que oferecem um preço muito abaixo da concorrência, ou até mesmo promoções inesperadas podem estar "batizando" o combustível.

Importante

É muito raro uma pane no motor ser causada pelo consumo de combustíveis adulterados, porém eles ajudam e muito a danificar partes importantes do sistema. Procure abastecer de vez em quando com combustível aditivado que pode ajudar a prevenir alguns destes transtornos como sujeira nos bicos injetores e na bomba de gasolina.


Fonte: oarquivo.com.br

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