Páginas


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dicas de Segurança para Transportar Crianças no Carro

A atenção e o carinho que temos com as crianças são sempre redobrados. Ao transportá-las em carros, essa regra se aplica ainda com mais cautela. Fique atento às nossas dicas de segurança, hoje mostraremos qual é a melhor forma para proteger os pequenos dentro dos automóveis.

Sempre no banco de trás

 

As crianças devem ficar sempre no banco de trás e nunca soltas no carro. O adequado é o uso de sistemas de retenção, ou seja, cadeiras e assentos de segurança. O cinto de segurança convencional é projetado para adultos com o mínimo de 1,45 m de altura e, portanto, não protege os menores.

Quando as crianças atingirem essa estatura, podem passar a usar o cinto de três pontas, mas devem continuar no banco traseiro. Estatísticas apontam que no banco de trás elas estão 80% mais seguras.
Caso o número de crianças com menos de dez anos for maior que o limite da capacidade do banco traseiro, a mais alta pode ocupar o banco da frente, desde que use a cadeirinha. Este procedimento também se aplica a caminhonetes.

cadeirinhacerta Dicas de Segurança para Transportar Crianças no Carro

 

A cadeirinha certa para a idade certa 

 

Em setembro de 2010 uma nova Resolução do Conselho Nacional de Trânsito determinou que o transporte de crianças com até sete anos e meio de idade seja feito por meio de cadeirinhas. É importante lembrar que as características da cadeirinha e a forma como deve ser usada variam de acordo com a idade da criança.

 

Bebês pequenos, com peso igual ou menor a 13 kg, devem ocupar cadeirinhas conhecidas como “bebê conforto”, posicionadas com as costas viradas para a frente do carro. Já para os bebês que possuem entre um e quatro anos de idade (pesando entre nove e 18 kg), o correto é colocar a cadeirinha de segurança na vertical e de frente para o automóvel.

O assento de elevação, também chamado de “booster”, é apropriado para crianças mais velhas. A partir dos quatro anos, a criança já pode utilizar o cinto de três pontas devidamente ajustado com o auxílio do booster. Vale lembrar que o assento não pode, em hipótese alguma, ser substituído por travesseiros ou almofadas.

cinto Dicas de Segurança para Transportar Crianças no Carro

 

5 pontos para se prestar atenção!

 

1 – A lei só obriga o uso do assento até os sete anos e meio. Recomendamos que os pais avaliem se a criança já tem porte físico suficiente para estar segura utilizando apenas o cinto de segurança do veículo. Caso o contrário, nunca é demais manter a criança no assento elevado por mais tempo do que o determinado em lei;
2 – Nunca transporte crianças no carro sem os sistemas de retenção, nem que seja para levá-las até a esquina;
3 – Verifique se o cinto está instalado corretamente, caso contrário ele pode não travar na hora do impacto;
4 – Caso a criança não queira usar os equipamentos de retenção, tente negociar com ela. Deixe claro que esta é uma atitude de proteção, amor e carinho por ela, não de punição;
5 – Utilize travas especiais para crianças em veículos de quatro portas e, ao ter a companhia de pequenos no automóvel, seja ainda mais prudente e dirija com muito cuidado.


Fonte: CarroAluguel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário