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quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Site informa consumo de combustível de veículos



Foi lançado hoje um site onde o consumidor poderá consultar informações sobre o consumo de combustível dos veículos que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. É preciso acessar o site www.conpet.gov.br/consultacarros e colocar dados do carro. Entre as informações, está a quantidade de álcool ou gasolina que o veículo consome por quilômetro rodado.

O serviço foi criado por Petrobras e Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Os modelos que participam recebem uma etiqueta com a classificação do veículo quanto à eficiência energética.


Fonte: clicrbs.com.br

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Petrobras pretende elevar preço de combustíveis

 
 
Segundo a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, a companhia precisará elevar os preços dos combustíveis. Por enquanto a Petrobrastem controlado o valor para proteger os consumidores, mas o aumento deve acontecer em função das altas do petróleo.

Em entrevista, a presidente salientou a necessidade de expandir a capacidade interna de produção para que o Brasil não seja tão afetadopela volatilidade do mercado internacional. Com a crise, o valor do barril de petróleo aumentou em todo o mundo.

O governo tem mantido o preço da gasolina estável nos últimos oito anos, mas essa prática tem pontos positivos e negativos para a empresa. Quando o preço cai, a companhia se beneficia, mas quando  aumenta, como têm ocorrido nos últimos meses, há grandes perdas. Atualmente o país aindaprecisa importar combustível para conseguir atender a demanda interna.

Segundo Foster, não é possível que toda a volatilidade do mercado chegue ao consumidor, mas neste momento há necessidade de elevar o preço nasbombas. Para a presidente da Petrobras, neste momento fica inviável não repassar o aumento aos consumidores, pois a defasagem entre o valornacional e internacional é bastante grande e vem causando efeitos negativos à empresa.

Empresa prevê aumento na produção nacional

O consumo de combustíveis aumentou no país. Com isso, a dependência por produtos refinados do petróleo de outros países também. Mesmo com oaumento interno da produção, a Petrobras não consegue produzir o suficiente. Atualmente a sua produção nacional está próxima de doismilhões de barris por dia. Com a demanda em constante aumento, a empresa deve investir 225 bilhões de dólares para triplicar a produção para seismilhões de barris de petróleo por dia. Essa meta deverá ser alcançada até 2020.


Fonte: noticiasbr.com.br

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Governo lança plano para aumentar oferta de álcool combustível



O governo federal lançou nesta sexta-feira (24) o Plano Estratégico do Setor Sucroalcooleiro para os próximos quatro anos para elevar a oferta de cana-de-açúcar destinada à produção de etanol. Os recursos virão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da poupança rural, entre outras fontes, e totalizarão pelo menos R$ 65 bilhões. O objetivo é ter um nível de mistura de etanol anidro à gasolina, na proporção de 25%, e a participação do etanol hidratado na frota de veículos leves, entre 50% e 55%. 

O plano prevê também a organização dos produtores rurais em associações e cooperativas. A ideia é otimizar a participação na cadeia produtiva sucroalcooleira. Os agricultores podem ser capacitados por meio de cursos, dias de campo, palestras e seminários para utilização das novas técnicas produtivas e tecnologias existentes.

O secretário de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gerardo Fontelles, informou que, com o plano, o governo quer atrair investimentos privados que permitam a retomada de crescimento do setor.

Segundo o ministério, três medidas foram planejadas para atender à crescente demanda nacional e o potencial do mercado externo por etanol: a renovação de 6,4 milhões de hectares de cana-de-açúcar até 2015, com um custo estimado em R$ 29 bilhões com a recuperação da produtividade do canavial. Hoje a idade média dos canaviais está acima do ideal, com canas acima do 6º corte.

A segunda medida é o atendimento à capacidade instalada das usinas, para o que o governo terá de investir R$ 8,5 bilhões em 1,4 milhão de hectares. "A meta anual para ampliação do canavial engloba 355 mil hectares, com valor estimado em R$ 2,1 bilhões. De acordo com dados do setor, a maioria das indústrias está atuando abaixo de sua capacidade máxima de processamento da cana-de-açúcar. A ociosidade média estimada das usinas é de cerca de 16%", diz o ministério em informe.

A terceira ação é a elevação da oferta de matéria-prima para as indústrias. A demanda por etanol prevista, até 2015, vai exigir ampliação das áreas de produção de cana-de-açúcar em 3,8 milhões de hectares que envolverão recursos na ordem de R$ 23 bilhões.

O plano visa a elevar a produção de etanol após uma queda de quase 20% na atual temporada no centro-sul do Brasil, região que responde por cerca de 90% da moagem de cana, que sofreu os efeitos de problemas climáticos e do envelhecimento dos canaviais, após anos de investimentos insuficientes.

Na atual temporada, os motoristas de carros flex optaram em sua maioria pela gasolina, mais competitiva na comparação ao etanol hidratado, em meio à alta dos preços pela quebra de safra e ao controle da cotação do combustível fóssil pelo governo.

De acordo com o ministério, as medidas contarão com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que vai pesquisar novas variedades de cana. Um dos estudos busca o desenvolvimento de variedades resistentes à seca e adaptadas à região Centro-Oeste, com recursos previstos de R$ 40 milhões, entre 2012 a 2015. 

A Embrapa também desenvolverá tecnologias para a produção de etanol celulósico, fundamental para o aproveitamento da biomassa da cana-de-açúcar.

Estocagem


O governo pediu apreciação do Conselho Monetário Nacional a uma linha de financiamento para estocagem de etanol de forma que as usinas tenham produto para distribuir a produção ao longo do ano. Seriam R$ 4,5 bilhões ao ano para fazer frente ao consumo doméstico projetado em 1,9 bilhão de litros por mês.

Uma definição sobre essas e outras questões poderá ocorrer na próxima reunião do CNM, na próxima quinta-feira (1º), segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, que acrescentou que o plano para a expansão do etanol já está previamente acordado com outros ministérios, como Minas e Energia e Fazenda.


Fonte: Rede Brasil Atual
Foto: Google 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Conhecer as características dos pneus é fundamental na hora da escolha



Os pneus são um dos itens mais importantes para a dirigibilidade de um veículo, pois são os elementos de ligação do carro ao solo e deles depende a segurança do motorista e passageiro. Na hora de trocá-los, é necessário estar atento a todas as características que envolvem o produto, pois algumas propriedades podem mudar o desempenho do carro e afetar a segurança do motorista.  No entanto, nem sempre o consumidor está atento a itens como a origem do pneu, tecnologia empregada e certificações de qualidade.

O empresário Gustavo Locks de Pauli, da GP Imports (empresa já conhecida pela importação e distribuição de rodas de liga leve para automóveis, caminhonetes e utilitários esportivos), ressalta a importância de todos os envolvidos no processo da venda e compra do pneu conhecerem as suas características. Há revendedores que muitas vezes minimizam essas informações e o consumidor final acaba desconhecendo as reais características do produto adquirido.

“Recentemente nós trouxemos para o Brasil as marcas de pneus Delinte e Landsail, ambas fabricadas pelo grupo Sentaida Group CO LTD. No processo de pesquisa, todas as características foram levadas em consideração. Por exemplo, esta empresa produz pneus para aeronaves e dispõe de equipamentos de ponta para produção, tendo como referência maquinários alemães, italianos e holandeses. Além disso, dispõe da tecnologia Seal Inside, que é uma manta de isolamento aplicada internamente no pneu, que de forma instantânea veda a saída de ar permitindo que o veículo continue trafegando sem precisar repará-lo no caso de um furo. Saber a origem do produto e o que ele dispõe em termos de tecnologia é muito importante”, explica de Pauli.

Ele aconselha sempre verificar no manual do veículo o tipo de pneu recomendado pelo fabricante. Exemplo de itens importantes na hora da compra é saber sobre os índices de carga e velocidade que o pneu comporta, pois é necessário que o consumidor esteja certo de que o produto escolhido é capaz de suportar o peso que o veículo costuma carregar e também ciente da velocidade máxima que ele pode atingir.  Outra questão importante que deve ser levada em conta são as certificações. A UTQGS (Uniform Tyre Quality Granding), por exemplo, é um padrão de qualidade definido pelo Departamento de Transportes dos EUA (DOT) para classificar os desempenhos de pneus nas áreas de desgaste, tração e resistência a temperatura. “É recomendável que tanto o revendedor quanto o consumidor final esteja atento a estas características, principalmente por se tratar de itens de segurança do produto”, diz o empresário.


Fonte: paranashop.com.br
Foto: Google

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Consumo de combustível no Brasil cresceu 3% em 2011



O consumo aparente de combustíveis no mercado brasileiro cresceu 3% para 121,482 bilhões de litros em 2011 na comparação com 2010, divulgou nesta quinta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). No mesmo período, houve um aumento de 5,2% no consumo de diesel para 51,782 bilhões de litros. Já o consumo de gasolina C aumentou 18,8% para 35,452 bilhões de litros.

O consumo de etanol hidratado recuou 28,9% para 10,718 bilhões de litros. Levando-se em conta o consumo total de etanol, com anidro e hidratado, houve redução de 13,8% no consumo, para 19,101 bilhões de litros.

O consumo de biodiesel elevou-se em 5,2% na mesma comparação para 2,554 bilhões de litros. O consumo de gás liquefeito aumentou 2,5% para 12,867 bilhões de litros. O óleo combustível recuou 25,1% para 3,671 bilhões de litros, enquanto o gás natural veicular reduziu-se em 1,9%, para 5,390 milhões de metros cúbicos.


Fonte: Agência Estado
Foto: Google

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Posto Dois Amores faz campanha de conscientização no Carnaval 2012.

Os jovens estão aderindo à prática de eleger o motorista da vez, que consiste em escolher quem não vai beber para transportar a turma com segurança.

Começam as festividades de carnaval e aumenta a movimentação nas principais vias do estado. 

Pensando nisto, em mais uma ação da PARADA – “Pacto Nacional de Redução de Acidentes: Pare, Pense e Mude”, o Posto Dois Amores cria a campanha de conscientização "Viva o carnaval 2012, bebida e direção, pule fora dessa" e distribui folders com dicas importantes para evitar tragédias nesse carnaval. O material contém informações para condutores e pedestres. 

Os motoristas devem tomar cuidados e respeitar o fluxo, transitando sempre em velocidade segura. É importante evitar ultrapassagens e não dirigir em condições de chuva.

Os foliões que permanecerem em Picos devem prestar atenção à movimentação de pedestres nas ruas. Nesse período cresce também o consumo de bebidas alcóolicas. As autoridades lembram sempre que a condução de transporte em estado de embriaguez é considerada crime ou contravenção. 

A prática da direção defensiva pode salvar vidas, não combinar álcool e condução é uma medida fundamental. Os jovens estão aderindo à prática de eleger o motorista da vez, que consiste em escolher quem não vai beber para transportar a turma com segurança.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Posto Dois Amores presenteia clientes com abadás do Curtição



O Posto Dois Amores sorteou hoje (16), cinco abadás pista do Bloco Curtição. A promoção teve início no dia 17 de janeiro. Os clientes recebiam cupom a cada R$ 10,00 em abastecimento. Os vale abadás ficarão disponíveis aos ganhadores até às 10h dessa sexta-feira (17).

Faltam poucos dias para o Carnaval 2012, nesse período crescem as vendas de abadás e aumenta também a expectativa dos foliões picoenses. Os cinco clientes do Posto Dois Amores aproveitaram a promoção e vão pular o carnaval sem gastar muito.

O Bloco Curtição completa 15 anos e presenteia os foliões com muitas atrações, estrutura e alegria para os dias 18 e 20 de fevereiro: Forró da Curtição, Jheremmias e Chicana. Os abadás serão entregues nessa sexta-feira (17) no Kobe Sushi, a partir das 10h.

Ganhadores Promoção Posto Dois Amores com você no Curtição:

1 - Jadeilson Coelho de Sousa

2 - Vitoria de Jesus Xavier

3 -Andréia Gonçalves de S Araújo

4 - Raimundo João de Moura

5 - Francisco Adriano S de Andrade


Fonte: Raniel Canuto / ASCOM Posto Dois Amores

Feriadão de Carnaval, confira as dicas para uma viagem segura

O Brasil entra a partir desta sexta-feira no que chamamos de momento mágico do carnaval. É pena que este momento não se perpetue e seja feito só de alegrias. Lamentavelmente as estatísticas apontam a cada ano, o crescimento dos índices de violência no trânsito durante o carnaval.


Confira abaixo algumas dicas para que você seja um amigo do trânsito e tenha assim um ótimo feriado.

Revisão do veículo

Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens, faróis conferidos para ver e ser visto, pneus calibrados e em bom estado, motor revisado, com óleo e nível da água do radiador checados. Verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de pára-brisa e luzes do veículo.

Pausas para descanso

O condutor deve programar paradas, pelo menos, a cada três horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da "hipnose rodoviária", na qual se mantém com os olhos abertos, mas sem percepção da realidade à volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora.
Período noturno

Evitar circular à noite. Além da redução da visibilidade, é no período noturno em que muitos delinquentes se aproveitam para a prática de crimes. Ademais, em caso de pane ou emergência, as opções de socorro, médico ou mecânico, são sempre mais lentas.
 
 
Fonte:atrativosbonito

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Condutores recebem orientações para brincar o carnaval com segurança

Educadores da EPT realizaram blitz no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 316

Preserve a vida. Com essa mensagem os educadores da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) realizaram, na manhã desta segunda-feira (13), uma blitz no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 316. Os condutores que passaram pelo local receberam orientações sobre a paz no trânsito e dicas de como curtir o carnaval com segurança e sem excessos.

Durante a ação que se iniciou às 9h e terminou às 11h, a equipe de Educação de Trânsito distribuiu material informativo e adesivos da campanha "Preserve a Vida". “Queremos um carnaval tranquilo e sem acidentes em todo o Piauí, por isso estamos aconselhando os motoristas a brincarem o carnaval com responsabilidade”, comenta a educadora Luiza Venanci.

Para o condutor Paulo Machado, a iniciativa do Detran de conscientizar o cidadão sobre os cuidados na hora de pegar a estrada é louvável. “Para termos paz no trânsito depende de nós. Nunca é demais reforçar a população que álcool e bebida não combinam, e que o uso do cinto de segurança nos assegura a vida em um acidente”, reflete.

Na sequência da programação carnavalesca, nos dias 14 e 15 os educadores continuarão realizando blitzen educativa nos postos da PRF nas BRs 316 e 343 e, entre os dias 16 e 22, estarão participando do carnaval nas cidades com maior concentração de foliões do Estado.


Fonte: 180 Graus

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Viaje sem transtornos no carnaval



É necessário programar com bastante antecedência a revisão do veículo antes de viajar, para que haja tempo hábil de dirimir possíveis problemas e não haja inconvenientes na estrada. O ideal é fazer revisões periódicas e preventivas durante o ano, pois, além de desgastar menos o carro, haverá poucos reparos a fazer, evitando surpresas no decorrer da viagem. Verifique os freios, amortecedores, pneus, o sistema de suspensão e equipamentos, tais como estepe, macaco e extintor.

O tempo e o preço necessários para se revisar o automóvel variam de acordo com o modelo e as consições de uso. Se o veículo tiver muitas peças a serem trocadas e suas revis~es não estiverem em dia, precisaremos de mais tempo e o custo, consequenteme, será maior. A revisão de um carro popular como o Gol, por exemplo, sai a partir de R$190,00. Esse valor inclui o alinhamento, balanceamento, troca de óleo com filtro, filtro de ar e filtro de combustível.

Os itens a serem revisados são:

- Pneus: o chamado “tread wear indicator”(TWI) – indicador de desgaste da banda de rodagem – presente em todos os pneus, indica se estes estão ou não desgastados e se devem ser trocados. É preciso observar também o estado de rodagem, dos flancos e se há desgastes irregulares dos pneus, além de calibrá-los com a pressão de ar. Inclua também o estepe na inspeção e faça rodízio periódico para equilibrar os desgastes.

- RodaS: se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demias, é provável que a roda esteja amassada, permitindo a fuga de ar. Observe se isso ocorre com seu veículo e solicite o reparo, que pode ser feito por um bom borracheiro. Dependendo do caso, sua substituição pode ser necessária.

- Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas: o alinhamento verifica se o carro está alinhado conforme as medidas originais de fábrica. COm isso, impede que o veículo tenha um desgaste irregular dos pneus, aumentando, assim, a vida útil do mesmo.

- Triângulo, macaco e chave de roda: itens muito importantes em uma viagem. Veja se eles se encontram no veículo e se estão em perfeitas condições de uso.

- Sistema de limpeza dos vidros: verifique o funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório de água e o estado das palhetas. Vale a pena investir em palhetas novas para uma viagem. Uma dica para quem não tem ar-condicionado no carro é levar um pano de algodão e um spray antiembaçante.

- Troca de óleo: verifique quando foi feita a última troca e quanto tempo falta para a data de vencimento do óleo, procedendo a uma nova troca antes da viagem, se necessário. É importante também checar a presença de vazamentos.

- Sistema elétrico: verifique de antemão se as lanternas e faróis estão funcionando corretamente. Vale lembrar que substituir uma lâmpada queimada na estrada representa risco para o consutor e os passageiros.

- Outros itens: itens como o sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e a correia dentada do motor também devem ser revisados. 


Fonte: semprefeminina.com.br
Foto: Google

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Carnaval com segurança também na estrada



Antes de fazer as malas e cair na estrada, faça a manutenção preventiva do carro, evitando imprevistos.

O feriado prolongado de Carnaval é um dos mais esperados do ano, mas também, historicamente, o que mais acumula fatalidades nas estradas. Além de envolver percursos mais longos, a viagem no feriado comumente reúne a família, razão pela qual o carro costuma trafegar carregado. “Por isso, antes de sair de casa, convém inspecionar alguns itens para detectar qualquer anomalia ou desgaste irregular que possa comprometer a eficiência do veículo e a sua segurança. Checar os itens básicos do carro, como pneus, óleo e freios, além dos itens de segurança como lanternas, triângulo de sinalização e macaco para uma emergência evita que imprevistos atrapalhem a viagem.

Dicas de segurança 

· Confira o nível do óleo do motor e os filtros de ar e de óleo, providenciando a troca, se necessário. Com o motor frio, verifique a água do radiador e também se as correias não estão desgastadas ou com excesso de folga;

· As velas de ignição devem estar limpas e com os cabos em bom estado;

· Complete a água do reservatório do limpador de pára-brisa e verifique se o sistema não está entupido. Algumas gotas de detergente neutro podem ser adicionadas na água para remover oleosidade. Confira também se as palhetas estão gastas e precisam ser substituídas;

· Verifique se há lâmpadas queimadas nos faróis, lanternas e sinalizadores para garantir a visibilidade noturna e também o estado dos fusíveis;

· Calibre os pneus – sem esquecer do estepe – com a pressão recomendada no manual do veículo. Mas faça essa checagem com os pneus frios. Quando os pneus estão aquecidos, o ar dentro deles se expande e altera a medição;

· Verifique também o desgaste da banda de rodagem. Se a profundidade dos sulcos estiver abaixo de 1,6 milímetro, está na hora de trocar;

· Pneus “carecas” tendem a derrapar, principalmente em pista molhada, e aumentam o espaço necessário para a frenagem. Em toda troca ou rodízio de pneus, eles devem ser balanceados para evitar trepidações e desgaste irregular. Pelo mesmo motivo, faça o alinhamento da direção, principalmente se sentir a direção pesada ou puxando para um lado;

· Ruídos acima do normal ao brecar o veículo, ou pedal baixo, indicam desgaste das pastilhas e lonas de freio. Faça a revisão desses componentes e também dos discos e do sistema hidráulico. O fluido de freio deve ser trocado a cada dois anos para evitar a contaminação por água, que danifica os componentes metálicos;

· Teste também a condição da suspensão. Um modo simples de verificar se está na hora de trocar molas e amortecedores é empurrar os cantos do carro para baixo e soltar em seguida. A carroceria deve voltar à posição original e parar. Se balançar mais de duas vezes, o componente está gasto. Molas e amortecedores devem sempre ser trocados aos pares: os dois da frente ou os dois de trás.

Direção defensiva

Tão importante quanto manter o carro em bom estado é o motorista adotar um comportamento seguro ao volante. Pesquisas mostram que a maioria dos acidentes nas rodovias é causada por falhas humanas. Por isso:

· Use sempre o cinto de segurança e peça para os passageiros do banco de trás fazerem o mesmo;

· Não ultrapasse a capacidade de carga permitida do veículo, nem obstrua a visão traseira e dos espelhos retrovisores com bagagem;

· Manter os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia, aumenta a visibilidade e é um fator adicional de segurança que ajuda a prevenir acidentes. Em caso de neblina, use somente farol baixo, ou farol de neblina;

· Não viaje com sono. Nesse caso, retarde a viagem e faça um repouso. Prefira alimentos leves antes e durante a viagem e faça uma parada a cada duas horas para relaxar;

· Se for dirigir, não beba. O álcool reduz os reflexos e aumenta o risco de acidentes, além de acarretar multas severas para quem infringe a lei;

· Mantenha uma distância segura dos veículos à frente e só ultrapasse nos locais permitidos, com boa visibilidade.

Por fim, verifique as condições do seu seguro. Confira as especificações da sua apólice, como quilometragem de guincho e direito a carro reserva. “Caso alguma das cláusulas não correspondam com a sua rotina de utilização do carro, avise imediatamente a seguradora para acertar as informações do contrato, garantindo a assistência durante a viagem”, recomenda Jabis Alexandre.

E lembre-se: muito comuns no verão, os temporais provocam alagamentos em alguns pontos, o que pode causar aquaplanagem do veículo, por isso se estiver em uma rodovia reduza para uma velocidade segura. Caso você perceba o início de uma enchente, evite passar pelo local e desvie do caminho, caso seja possível. Caso aconteça algo com o carro, acione imediatamente a seguradora.


Fonte: cqcs.com.br
Foto: Google

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cuidados ao volante

O trânsito é o sistema que ceifa mais vidas em todo mundo e até mais que todas as guerras e doenças humanas reunidas. Na verdade quem mata não é o trânsito que é apenas um sistema social com sentido de organizar consciências sem consciência, mas motoristas com instintos animais muito mais forte que o juízo, a razão ou a consciência social. Não estou nem indo além e analisando consciencialmente que nem justifica de tão distante serem certas atitudes de certos motoristas assassinos em potencial.
 
Não tenho intenção de ser suave ou demagógico, pois também sou motorista e estou sujeito as causas do trânsito. 
 
É justo lembrar também a imprudência e irracionalidade dos pedestres, ciclistas e motoqueiros que como suicidas conscientes têm talvez mais responsabilidades sobres os acidentes insanos que os próprios motoristas que tidos como cruéis assassinos muitas vezes são mais vítimas que qualquer outra coisa. Cada qual com sua responsabilidade.
 
Há um processo de insanidade recíproco no trânsito que fará tanto mais vítimas quanto menor ou mais fraco for o objeto participante do acidente ou valendo a lei do mais forte.
Bem, o fato é que existem diversas formas de inconseqüência, desde as mais sutis como falar ao celular enquanto dirige, não dar uma seta antes de converter até efetuar uma ultrapassagem perigosa em local inadequado.
 
Concordo plenamente com leis cada vez mais severas e multas caras, já que não é possível obter cooperação é preciso reprimir através de leis, que também de nada adiantarão se não houver devida fiscalização. Evidentemente nenhuma lei em nenhum setor nada resolve ou resolverá pois é sempre fácil burlar, mentir, enganar e fazer o mal quando se há intenção negativa e má fé consciente.
 
Num cruzamento sem sinal nenhum, quem tem preferência? Resposta consciente: A vida tem preferência, ou seja, ceda sempre aos neuróticos e seja feliz. Resposta técnica: Quem vem de sua direita. Se você é que vai na direita do outro veículo, você tem a preferência.
 
Termino com um simples recado: NÃO ADIANTA NADA DAR A SETA EM CIMA DA HORA! Ela tem que ser ligada com antecedência! Nunca saia de uma garagem velozmente, você pode matar alguém! Sempre antes de mudar de pista ou converter à direita ou esquerda, dê uma olhada nos retrovisores.
 
Dicas: 
  • Posicione seus retrovisores de forma mais aberta possível para aumentar o ângulo de visão e diminuir os pontos cegos. 
  • Pneus muito cheios diminuem a aderência. Pneus mais vazios gasta-se mais gasolina, mas aumenta-se a aderência e a segurança. Os pneus devem ser calibrados conforme manual do veículo e de acordo com o peso da carga.
  • Vai viajar? Distribua o peso da bagagem na mala! melhora a estabilidade.
  • Nunca use os freios em curvas, prefira a redução ou freio motor.
  • Nunca cole atrás de outros veículos nem na cidade ou na estrada, uma parada brusca causa um engavetamento e quem bate atrás sempre está legalmente sem razão.
  • Ligue a seta bem antes de fazer a curva, na última hora de nada adianta.
  • Faróis ligados seja dia ou noite, cidade ou estrada, não disse lanternas não, são faróis mesmo, garante a visibilidade e a segurança.
  • A cada duas trocas de óleo, troque o filtro de óleo, salvo se o manual do carro diz em contrário.
  • Não espere as velas de ignição e o filtro de álcool ou gasolina entupirem e o carro enguiçar para trocá-los, são baratos, troque-os ao menos uma vez por ano.
  • Sempre tenha uma maleta de ferramentas, lanterna, pilhas, uma vela e fósforos como ferramentas de reserva na cidade ou estrada.
  • Segurança: os alarmes só fazem barulho e não oferecem tanta segurança assim, coloque uma tranca carneiro mais o alarme.
  • Evite insulfim (filme escuro) no parabrisa, a maioria dos motoristas se arrepende depois, nos outros vidros não há problema. Vantagem: conforto dos olhos, conservação do interior do veículo e também indiscutível discrição.
  • Água do radiador, colocar com o carro frio.
  • Crianças só no banco de trás, principalmente de 10 anos para baixo, é lei!
  • O uso do cinto de segurança diminui muito as probabilidades de mortes nos acidentes.
  • Cuidado com o farol alto no rosto dos motoristas que vem em sentido contrário a você na estrada, ofuscando-os eles podem perder muito a visibilidade e o controle do carro e bater de frente em você. Vingança e desafio deixemos para os fracos e sem consciência.
  • Discussão e brigas no carro? Cuidado com o processo das energias! Páre o carro, saia e brigue lá fora, depois volte e siga viagem. Se não houver jeito, páre o carro, espere a harmonia se restabelecer e exteriorize energias de amor no ambiente. Se não sabe o que isso, faça algumas orações em voz alta desde que não sejam palavras decoradas.
  • Usar o cinto de segurança com folga entre o cinto e o corpo do ocupante é muito perigoso. O cinto tem a função de desacelerar o corpo junto com a desaceleração do veículo. A folga do cinto permite que o veículo desacelere enquanto o corpo continua na mesma velocidade. Assim, quando o corpo eliminar a folga do cinto ocorrerá um choque entre o corpo do ocupante e o cinto. O choque será tanto maior quanto maior for à folga entre o cinto de segurança e o corpo do ocupante.
  • O uso do cinto de segurança em veículos com Air-Bag é muito importante. O Air-Bag se infla muito rapidamente, podendo o choque do Air-Bag se inflando ser maior que o próprio choque do acidente.
  • O uso do banco muito próximo também é perigoso em veículos com Air-Bag, mesmo com a utilização do cinto de segurança. O Air-Bag tem uma zona eficiência, que é uma distância especifica do volante ou painel (no caso do Air-Bag do passageiro).
  • Da mesma forma um banco muito afastado ou reclinado, pode tirar toda eficiência do Air-Bag.
  • Crianças pequenas, Gestantes, Idosos e até mesmo acento de bebes não devem ser transportados em acentos com Air-Bag. Alguns veículos (principalmente camionetes) já possuem um dispositivo para desativar o Air-Bag no caso de ter que se transportar os indivíduos descritos acima.
  • Em veículos equipados com os modernos freios ABS (anti-travamento) deve-se em caso de emergência pressionar o pedal do freio com firmeza sem aliviar e caso necessário pode-se virar a direção sem perder o controle.
  • Ao transportar objetos no veículo utilize sempre o porta malas, procurando colocar os objetos mais pesados encostados ao encosto do banco traseiro, assim o peso fica melhor distribuído.
  • Deve-se dirigir com os polegares da mão para cima e fora do volante, principalmente se o veículo não tiver direção hidráulica. A razão para isso é que se a roda se chocar contra um tronco, um buraco ou uma pedra grande, o volante pode girar violentamente prendendo os polegares e até mesmo quebrando o dedo.
  • Evite som alto enquanto tiver dirigindo, atrapalha os reflexos e desconcentra a atenção e evite falar demais quando estiver ao volante, desconcentra muito mais. Celular nem se fala! Existem vários casos de morte por se usar o celular.
Falar ao celular no volante é mais perigoso que dirigir bêbado - Folha Online

Motoristas que falam ao telefone celular enquanto dirigem correm mais risco de causar acidentes do que condutores alcoolizados, segundo estudo divulgado pelo Laboratório de Pesquisas de Transporte de Berkshire, no Reino Unido.

Os pesquisadores revelaram que o tempo de reação de quem conversa no celular é 30% menor que o de alguém que ultrapassa os limites na bebida e fica alcoolizado.

Usuários de celular levaram meio segundo a mais para reagir a estímulos do que uma pessoa em condições normais e um terço de segundo a mais que motoristas sob efeito do álcool.

O estudo também mostrou que os usuários de celular ao volante são menos capazes de manter uma velocidade constante e uma distância adequada do veículo da frente, para evitar colisões.

A seguradora Direct Line, que encomendou a pesquisa, afirma que 40% dos motoristas entrevistados admitiram usar o celular enquanto dirigem. Segundo a empresa, celulares e aparelhos de viva-voz têm praticamente o mesmo efeito na concentração.

Direção Defensiva
"Direção Defensiva" é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito".
Por que praticar a direção defensiva ?
Pesquisas realizadas em todo o mundo, sobre acidentes de trânsito, apresentaram a seguinte estatística:
  • Apenas 6 % dos acidentes de trânsito têm como causa os problemas da via.
  • 30 % dos acidentes têm origem em problemas mecânicos.
  • A maioria dos acidentes, (64%) têm como causa, problemas do motoristas.
Dentre os principais Problemas com o Motorista temos:
  • Dirigir sob o efeito de álcool ou substância entorpecente
  • Imprudência - trafegar em velocidade inadequada
  • Imperícia - inexperiência e falta de conhecimento
  • Negligência - falta de atenção, falha de observação
Motorista defensivo é aquele que adota um procedimentopreventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. O motorista defensivo não apenas dirige, pois está sempre pensando em segurança, em previnir acidentes.


Fonte:  consciencial.org

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dicas de Segurança para Transportar Crianças no Carro

A atenção e o carinho que temos com as crianças são sempre redobrados. Ao transportá-las em carros, essa regra se aplica ainda com mais cautela. Fique atento às nossas dicas de segurança, hoje mostraremos qual é a melhor forma para proteger os pequenos dentro dos automóveis.

Sempre no banco de trás

 

As crianças devem ficar sempre no banco de trás e nunca soltas no carro. O adequado é o uso de sistemas de retenção, ou seja, cadeiras e assentos de segurança. O cinto de segurança convencional é projetado para adultos com o mínimo de 1,45 m de altura e, portanto, não protege os menores.

Quando as crianças atingirem essa estatura, podem passar a usar o cinto de três pontas, mas devem continuar no banco traseiro. Estatísticas apontam que no banco de trás elas estão 80% mais seguras.
Caso o número de crianças com menos de dez anos for maior que o limite da capacidade do banco traseiro, a mais alta pode ocupar o banco da frente, desde que use a cadeirinha. Este procedimento também se aplica a caminhonetes.

cadeirinhacerta Dicas de Segurança para Transportar Crianças no Carro

 

A cadeirinha certa para a idade certa 

 

Em setembro de 2010 uma nova Resolução do Conselho Nacional de Trânsito determinou que o transporte de crianças com até sete anos e meio de idade seja feito por meio de cadeirinhas. É importante lembrar que as características da cadeirinha e a forma como deve ser usada variam de acordo com a idade da criança.

 

Bebês pequenos, com peso igual ou menor a 13 kg, devem ocupar cadeirinhas conhecidas como “bebê conforto”, posicionadas com as costas viradas para a frente do carro. Já para os bebês que possuem entre um e quatro anos de idade (pesando entre nove e 18 kg), o correto é colocar a cadeirinha de segurança na vertical e de frente para o automóvel.

O assento de elevação, também chamado de “booster”, é apropriado para crianças mais velhas. A partir dos quatro anos, a criança já pode utilizar o cinto de três pontas devidamente ajustado com o auxílio do booster. Vale lembrar que o assento não pode, em hipótese alguma, ser substituído por travesseiros ou almofadas.

cinto Dicas de Segurança para Transportar Crianças no Carro

 

5 pontos para se prestar atenção!

 

1 – A lei só obriga o uso do assento até os sete anos e meio. Recomendamos que os pais avaliem se a criança já tem porte físico suficiente para estar segura utilizando apenas o cinto de segurança do veículo. Caso o contrário, nunca é demais manter a criança no assento elevado por mais tempo do que o determinado em lei;
2 – Nunca transporte crianças no carro sem os sistemas de retenção, nem que seja para levá-las até a esquina;
3 – Verifique se o cinto está instalado corretamente, caso contrário ele pode não travar na hora do impacto;
4 – Caso a criança não queira usar os equipamentos de retenção, tente negociar com ela. Deixe claro que esta é uma atitude de proteção, amor e carinho por ela, não de punição;
5 – Utilize travas especiais para crianças em veículos de quatro portas e, ao ter a companhia de pequenos no automóvel, seja ainda mais prudente e dirija com muito cuidado.


Fonte: CarroAluguel.com

10 dicas para viajar de carro no feriado

Viajar no feriado pode acabar se transformando em um grande estresse. Estradas com trânsito intenso, filas nos pedágios, possíveis congestionamentos, enfrentar horas e horas ao volante, enfim, razões é que não faltam para dificultar a vida do motorista nesse período de maior movimento. Visando tornar sua viagem mais tranquila, rápida, segura e prazerosa,  listamos 10 dicas para você que vai viajar de carro no feriado! Confira.


1 – Antes de iniciar a viagem é imprescindível fazer uma revisão rigorosa no seu automóvel. Às vezes, considerados os custos envolvidos nessa manutenção, possíveis gastos com regularização da documentação (inclusive multas), bem como estar em dia com o seguro, vale a pena pensar em aluguel de carro, uma opção barata e com garantia de utilizar  um veículo pronto para pegar a estrada. Além disso, nessas situações a família sempre aumenta, a bagagem é enorme, e se o espaço interno de seu possante não acomodar a tudo e a todos, o aluguel de carro sedan pode solucionar os problemas de desconforto. Pense nisso!

2 – Verifique se os documentos do condutor estão em ordem e deixe-os em um local de fácil acesso para facilitar no caso de ser parado em uma blitz policial;

gasolina1 Top 10 dicas para viajar de carro no feriado

3 – Certifique-se de que o tanque do carro está cheio. Ficar sem combustível no meio da estrada é extremamente perigoso e a ajuda pode demorar a chegar. Além disso, ser pego sem gasolina na estrada pode lhe render uma multa de nível médio, equivalente a 4 pontos na carteira.

4 – Procure sair em horários alternativos. Os momentos de pico são geralmente no final do expediente comercial, às 12h e 18h principalmente. Viajando no momento de menor fluxo você evita filas extensas no pedágio e lentidão na estrada. O ideal é partir pela manhã, no meio da tarde ou após o rush, das 20h em diante.

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5 – Pesquise o caminho a ser percorrido. O Google Maps é uma excelente ferramenta e que pode traçar rotas alternativas, o volume de tráfego e até mesmo a temperatura. Não deixe de imprimir o mapa e também juntar algumas canetas, as crianças vão adorar ajudar no acompanhamento do roteiro.

6 – Programe algumas paradas para comer, alongar o corpo, ir ao banheiro e descansar. Você  provavelmente passará algumas horas na estrada e como seu corpo se desgastará, essas paradas ajudarão a recuperar as energias.

7 – Se você for viajar com crianças, lembre-se de preparar algo para entretê-las durante a viagem. A lentidão do trânsito pode deixá-las irritadas, por isso, jogos ou brincadeiras são ótimas alternativas. Sempre tenha algo preparado! Outro ponto fundamental para as crianças menores de 6 anos é o uso dos equipamentos de segurança obrigatórios.

8 – Leve para a viagem um CD ou MP3 com músicas que o motorista goste. As rádios podem falhar durante o trajeto e o tédio, aliado ao cansaço, irrita facilmente quem está ao volante. Dirigir com tranquilidade e paciência é um dos primeiros requisitos para uma viagem segura!

9 – Se possível, leve o dinheiro do pedágio trocado. Em feriados, o fluxo nos pedágios é muito intenso e existem funcionários das concessionárias que já vão adiantando o pagamento nas filas para acelerar o processo!

10 – Se for viajar à noite, procure fazer uma parada em pousadas ou hotéis para descansar. Não deixe seu corpo ficar exausto, é muito perigoso e você corre o risco de dormir ao volante. Se a viagem for durante o dia no verão, esteja com roupas leves e óculos de sol para não sentir desconfortos durante o trajeto.

Dicas anotadas, destino definido, feriado chegando… É hora de botar o pé na estrada e curtir o feriadão. Seja qual for seu objetivo, se dirigir não beba e respeite sempre as leis de trânsito! Lembre-se que a ideia é chegar ao destino sem nenhum incidente e pronto para curtir com a família ou amigos.


Fonte: CarroAluguel.com

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Verifique a pressão dos pneus do seu veículo

Pressão deve ser verificada semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Má calibragem diminui a vida útil dos pneus e aumenta o risco de acidentes.



Aquele pit stop no posto serve para muitas coisas: abastecer o carro, deixar o vidro limpinho e checar níveis de água e óleo. Mas uma coisa imprescindível geralmente é esquecida por frentistas e motoristas: a calibragem dos pneus.

“O pneu é sempre deixado para depois. Isso diminui a segurança, a economia e a dirigibilidade do veículo”.
Falando em economia, não é só o pneu que tem sua vida útil encurtada com uma calibragem inadequada. Se o carro rodar com 14,5 libras a menos do que deveria a uma velocidade de 130 km/h, por exemplo, o gasto de combustível chega a ser 7% maior. Isso porque, assim como a bicicleta, que fica “pesada” quando está mal calibrada, a dificuldade para rodar faz com que o carro exija mais força do motor.

E as conseqüências não param por aí. Quando calibrado de menos, o pneu termina desgastado nas bordas e inteiriço no centro. Se inflado além da conta, ocorre o contrário: fica careca no meio e bom nas laterais. Resumindo: esse desgaste irregular faz com que ele dure bem menos do que os cinco anos garantidos pelos fabricantes.

Além disso, o risco de perda de controle, derrapagens e de colisões torna-se maior a medida em que a aderência ao solo diminui.  

Mãos à obra
 
Para não comprometer a performance dos pneus, as pressões de ar devem ser verificadas semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. O mesmo deve ser feito antes de viagens. O mais recomendado é que os pneus ainda estejam frios, ou seja, com menos de três quilômetros rodados. Caso contrário, cada um deve receber quatro libras a mais, já que dependendo do percurso percorrido, podem levar de uma a duas horas para esfriar.

Já para saber a pressão usada para inflar os pneus é bem simples. Os valores variam de acordo com a marca e o modelo do veículo e podem ser encontrados no manual do proprietário, na coluna da porta do motorista ou na tampa de combustível. É lá também que está estipulada a pressão das rodas traseiras quando o veículo transporta cargas, passageiros ou bagagens no porta-malas.
Calibragem feita, é hora de atarraxar bem a tampa de válvula. Pronto. Agora, os pneus estão cheios de fôlego para rodar com mais segurança, conforto e economia.


Fonte: proiet.net

Como saber se o seu carro recebeu combustível adulterado?


Quando o carro recebe combustível adulterado nem sempre dá para identificar rapidamente, mas é preciso ficar atento a sintomas comuns que o veículo pode apresentar.

1 – Consumo maior de combustível

Se seu carro estiver consumindo mais combustível que o normal ultimamente, é bom já ficar alerta. Os postos adicionam desde água, álcool até solventes industriais para o combustível “render mais”. Mesmo com adulterações, o sistema de injeção eletrônica irá compensar automaticamente para liberar a potência necessária e consumirá mais.

2 – De olho na luz da injeção eletrônica

A Oficina Brasil – rede de franquias de serviços automotivos especializada em hipermercados – está orientando os consumidores na identificação e cuidados para agir a tempo, caso o carro tenha sido abastecido com combustível adulterado. Segundo Valestan Ferreira da Silva Junior, consultor de campo e técnico em injeção eletrônica da Oficina Brasil, Além do consumo maior da gasolina ou álcool, a luz da injeção eletrônica também pode começar a acender sem nenhum motivo aparente.

3 – Falhas repentinas

“Também é comum perceber que o carro começa a falhar de repente ou a perder o rendimento. Em alguns casos, pode ocorrer até a parada total do veículo”, explica Valestan.

Uma vez identificado o problema, o técnico da Oficina Brasil recomenda levar imediatamente o automóvel a um mecânico de confiança para fazer um diagnóstico computadorizado do combustível no sistema de injeção.

Má fé dos postos de combustíveis

“Com a alta dos combustíveis e um controle mais rígido de seu preço pelo governo, alguns postos de abastecimento costumam recorrer à misturas ilegais, como adição de mais álcool (além dos 25% permitidos) ou mesmo água na gasolina ou, ainda, a colocação no combustível de solventes químicos industriais. Seja qual for a adulteração, ela traz evidentes alterações no desempenho do veículo e sérios prejuízos ao funcionamento e à vida útil do motor”, alerta ele.

Prejuízos

Os passos para o conserto do carro vão depender da quantidade de combustível adulterado encontrado no veículo. “Os procedimentos podem ser desde esvaziar o tanque e realizar uma simples limpeza, até ter de trocar mangueiras de pressão e filtro de combustível. Nos casos mais danosos, quando a quantidade de solvente encontrada é muito grande, o combustível adulterado pode chegar a corroer a cabeça de pistão e as válvulas”, acrescenta Valestan.

Por fim, o ideal, segundo o técnico é trocar o filtro de combustível a cada 10 mil quilômetros e realizar a limpeza dos bicos a cada 20 mil quilômetros. Também é bom pedir sempre o teste de combustível no posto de gasolina, que é obrigado a realizá-lo na frente do consumidor e, é claro, procurar abastecer sempre no posto de sua confiança.


Fonte: Oficina Brasil

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dicas para dirigir gastando (e poluindo) menos

É verdade que o avanço tecnológico tem proporcionado ao consumidor veículos cada vez mais econômicos e menos poluentes, mas nunca é demais adotar um estilo de direção capaz de diminuir ao máximo o gasto com combustível – que, convenhamos, não anda nada barato há anos. Para os motoristas que têm o pé direito bem “pesado” ou para aqueles que não são lá muito cuidadosos com a manutenção, reunimos algumas dicas preciosas, dadas por dois especialistas no assunto.

“Para se chegar à economia é preciso deixar de lado a performance”, comenta José David, piloto e instrutor master do Centro Pilotagem Roberto Manzini. Como fazer isso? Acompanhe as dicas do expert.

Acelerar na medida certa garante que motor trabalhe sempre na faixa ideal
 
  Getty Images

Marcha adequada: “Não é nada econômico rodar a 30 km/h em terceira marcha, por exemplo, situação que faz o carro trepidar. Também não é adequado acelerar a 90 km/h em segunda marcha”. 
Nesse caso, a lição do piloto é bem simples. “Verifique o manual do proprietário, que indica quais são as faixas de velocidade indicadas para cada marcha. O velocímetro de alguns modelos ilustra isso com pequenos sinais. Outros oferecem conta-giros, que pode facilitar essa tarefa”.

Conheça seu veículo: dirigir um modelo 1.0 não é igual, obviamente, a dirigir um 1.8, ou um V6, V8 etc. “Cada motor tem um tipo de resposta às acelerações e é fundamental que o condutor o conheça bem”. Um carro 1.0 geralmente precisa ser acelerado um pouco mais antes que se mude a marcha, o que não é necessário em modelos com torque elevado, disponível em baixas rotações. “Vale, mais uma vez, consultar o manual do proprietário”.

Acelere suavemente: trânsito não é autódromo. Quem acelera forte a cada saída de semáforo ou de pedágio desperdiça muito combustível – e não recebe nenhum troféu.

Economia e segurança: reduzir gastos é muito bom, mas é preciso pensar em outro aspecto. “Quando utiliza a marcha certa, o condutor consegue economia sem abrir mão da segurança. Um exemplo: em um cruzamento, ele pode acelerar para escapar de uma colisão que poderia ter sido causada por um motorista imprudente, que passou pelo sinal vermelho. E o motor só responderá com agilidade se a marcha selecionada for compatível à velocidade, o que já não acontece quando se roda devagar em marchas altas”.

Manutenção 

Não adianta muito mudar a maneira de dirigir se você não cuida bem do seu carro. Ignorar o período para a troca de certas peças pode aumentar o gasto com combustível. Para conseguir bons resultados, anote aí as dicas de Rubens Venosa, consultor de Auto Esporte e proprietário da oficina Motor Max.

Elemento do filtro de ar: a peça pode diminuir drasticamente a passagem de ar para o motor se não for trocada no momento certo, o que acaba alterando o consumo de combustível.

Filtro de combustível: com o excesso de impurezas na peça, a bomba de combustível fica sobrecarregada e pode até queimar. Além disso, o motor passa a receber menos combustível. “Quando isso acontece, o condutor tende a acelerar mais para compensar a perda de desempenho e, é claro, o consumo aumenta”.

Bicos injetores: “Quando acumulam sujeira, eles não pulverizam o combustível com a mesma eficiência”. Venosa lembra que o assunto gera polêmica porque as montadoras afirmam que os bicos injetores são autolimpantes. “Eles são, de fato, autolimpantes, mas esse efeito só funciona com combustíveis de qualidade. Nossa gasolina ainda possui alto teor de enxofre, que contamina a peça”.

Velas de ignição: quando funcionam mal, deixam de queimar o combustível na câmara de combustão, desperdiçando a gasolina ou o álcool.
 
Calibragem dos pneus é método simples para garantir consumo baixo
 
getty images

Válvula termostática: responsável por controlar a circulação do líquido de arrefecimento entre o radiador e o motor, a peça também pode afetar o consumo. “Ainda existem mecânicos que retiram a válvula defeituosa, que em alguns casos causa o aumento da temperatura da água. Só que eles retiram e não colocam uma peça nova. Em vez de esquentar, o motor passa a trabalhar em temperatura baixa. Com isso, a central eletrônica injeta mais combustível no motor automaticamente”.

Sensor de temperatura da água: Venosa explica que existem dois dispositivos como esse. Um deles envia dados para a central de injeção eletrônica e o outro, para o painel de instrumentos. “É necessário verificar o funcionamento do sensor que se comunica com a central de injeção por meio de equipamentos eletrônicos. Se estiver com defeito, ele pode enviar informações erradas, o que também pode proporcionar aumento de consumo”.

Sonda Lambda: o equipamento mede a quantidade de oxigênio que sai pelo escapamento. “A presença desse gás no sistema de escape indica que o combustível não está sendo queimado como se deve pelo motor. Nesse caso, a sonda envia essa informação à central de injeção eletrônica, que corrige o problema, mas só se estiver funcionando bem”.
“Calibragem dos pneus abaixo do adequado, rodas desalinhadas, peso excessivo e rodar com os vidros abertos ou com o ar condicionado ligado também alteram o consumo”, lembra Venosa.


Fonte: Revista AutoEsporte

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Picos: Governo do Estado vai orientar os motoristas sobre os riscos no trânsito

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Escola Piauiense de Trânsito


Escola de Trânsito organiza campanha para o carnaval 2012

A Escola de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), já está em preparação para a campanha de carnaval. Nesse mês, foi realizada a capacitação das equipes que irão trabalhar na campanha de trânsito do carnaval 2012. As equipes, que funcionam em conjunto com outras secretarias, são formadas por vários profissionais. O tema da campanha desse ano será divulgado na próxima semana.

O trabalho das equipes irá acontecer em dois momentos. “Inicialmente os trabalhos serão feitos na semana que antecede ao carnaval. As equipes irão trabalhar de forma conjunta com a Polícia Rodoviária Federal. Teremos duas equipes, uma no posto da PRF, na BR-316, e outra no posto da BR-346, abordando os motoristas que se dirigem para o Sul do Estado e para a região do litoral”, explicou a diretora da Escola de Trânsito, Gemma Galgani.

Durante a semana do carnaval, os educadores do trânsito se concentrarão nas cidades que possuem maior fluxo de turismo. “O Governo do Estado tem essa preocupação de orientar os motoristas sobre os riscos no trânsito e essas cidades com um fluxo intenso recebem uma maior atenção, como Água Branca, Barras, Parnaíba, Floriano, Picos, Pedro II e demais cidades no Estado. Será levada uma mensagem sobre a atenção no trânsito e de que forma os acidentes podem ser evitados”, conta.

Segundo Gemma, o principal objetivo da campanha, assim como feito ano passado, é prevenir e sensibilizar a todos. “Queremos que os foliões brinquem e se divirtam sem excedentes e que tudo ocorra de forma tranquila”. As equipes são formadas por 60 pessoas entre educadores de trânsitos, funcionários da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), Coordenadoria da Juventude (Conjuv) e a Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran).

Fonte: Wilton Lopes / Jornalista 292
Foto: Regis Falcão

Carros vão ter etiqueta de consumo de combustível semelhante à usada em geladeira

Classificação do Inmetro começa a ser exibida no para-brisa de carros novos em abril
Agora é para valer: os consumidores brasileiros terão um parâmetro oficial para avaliar a economia dos automóveis. A partir de abril, os carros vendidos aqui trarão no para-brisa um selo de eficiência energética igual ao que já é usado em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado
O cálculo parte dos resultados da quarta fase do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de veículos, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, ao qual o GLOBO teve acesso com exclusividade.
— O consumidor terá mais fatores para avaliar um veículo. Será um item de decisão na compra — prevê Marcos Borges, coordenador do programa do Inmetro.
A partir de 15 de abril, todos os modelos que se submeteram ao PBE serão obrigados a expor a etiqueta enquanto estiverem nas lojas.
O visual do adesivo, baseado em notas e faixas de cores, já ficou bem conhecido nos eletrodomésticos. A partir do ano que vem, a etiqueta dos automóveis trará também os dados de emissão de CO2, como já ocorre na Europa.

Fonte: O Globo

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cuidados na manutenção do seu Carro para o Carnaval

Cuidados na manutenção do seu Carro para o Carnaval

Carnaval é a melhor época do ano, um grande  feriado, todo mundo curtindo – do seu jeito – , e claro, os carros estão trabalhando, e dependendo de como vai ser o seu carnaval, ele pode trabalhar nas mais severas condições de funcionamento. Então vamos lá, descubra os cuidados com o carro para ter um carnaval sem “dor de cabeça”.

Óleo:


Nunca, sob hipótese alguma caia na estrada sem antes trocar o óleo, é o lubrificante do motor que vai garantir a perfeita lubrificação entre as peças e prover a troca de calor dos componentes internos.

E o que isso significa ?

Isso quer dizer quem em momentos que o veículo trafega em meio a multidão(sim isso acontece.), onde há pouco espaço, o motor tenderá a esquentar além de sua temperatura de funcionamento, neste momento, um lubrificante já fora do prazo de troca não vai aguentar a alta temperatura atingida e perderá viscosidade, não conseguirá proteger o motor, consequentemente gerando desgaste do motor.

O Funcionamento prolongado em marcha-lenta – para manter o som ligado – prejudica o motor pois devidos as baixas rotações e a compressão da mistura ser mais fraca, há maior probabilidade de contaminação do óleo com o combustível, sem falar na queima incompleta do combustível gerando resíduos e contribuindo para a carbonização do motor. Utilize lubrificante de qualidade e de acordo com especificações da montadora.

Saiba mais sobre Óleo Lubrificante.

Sistema de Arrefecimento: 


Não viaje sem antes fazer uma revisão no sistema de arrefecimento, carnaval é um época em que as cidades lotam e mais uma vez, carros não possuem muito espaço para se deslocarem, sem falar no calor “de rachar” em alguns lugares.

Com um mecânico de confiança verifique a pressão do sistema, certifique-se de que não há vazamentos – é um teste rápido, seu mecânico o fará rapidamente com uma bomba de pressão – , confira o estado da bomba de água e radiador, estes dois últimos devem estar perfeitos, se a bombar falhar durante a viagem é “prego” na certa.

Verifique também o fluído de arrefecimento, este importante fluído é que vai desempenhar a refrigeração do motor, então, utilizar apenas água vai prejudicar o motor em condições severas de funcionamento, pois mesmo que esteja sobre pressão a água vai não vai suportar a faixa de temperatura de trabalho do motor (95° a 105°), causando superaquecimento.

Por mais que seu carro passe os cinco dias de festa parado, o fluído de arrefecimento também é importante, pois ele vai prevenir contra a oxidação interna do motor, então sempre utilize o água e aditivo de radiador na proporção correta.

Saiba mais sobre Fluído de Arrefecimento.

Pneus e Suspensão: 


Bagageiro cheio e acentos todos ocupados, com o carro estando totalmente carregado seu comportamento é diferente, mas a suspensão do veículo foi projetada para atender também esta exigência, desde que seus componentes estejam funcionando perfeitamente.

Verifique o estado das borrachas da suspensão, bieletas e pivores.

O mais importante é ter atenção com amortecedores e molas, é essa dupla que segura o carro na pista e garante segurança em freadas e manobras, amortecedores ou molas sem ação o risco de perca de controle sobe perigosamente.

Um dos fatores mais esquecidos pelos motoristas é a pressão dos pneus, saiba que com o veículo carregado a pressão é maior, pois caso contrário os pneus irão murchar com massa maior aumentando a área de contato com o solo, consequentemente consumo de combustível, desgaste dos componentes da suspensão e direção, possibilidade de aquaplanagem… A pressão correta com o veículo carregado está indicada no manual do proprietário e geralmente na tampa do bocal do tanque de combustível ou na lateral da porta.

Sistema Elétrico:

Crédito Foto: Blog BRAuto


Atenção fãs de som automotivo, sabendo que com certeza seu som passará o carnaval todo ligado, e que muitos proprietários deixam o veículo ligado durante o funcionamento do som, nós advertimos, atenção especial com seu sistema elétrico. A carga sobre o sistema é muito alta, e faz o alternador trabalhar ao máximo.

Caso seu alternador tenha longa quilometragem e ainda não foi aberto, vale a pena abri-lo para uma limpeza e verificação dos componentes internos, aproveite também para trocar as escovas preventivamente.

Peça para o seu mecânico verificar a fiação em pontos críticos, possíveis oxidações no aterramento ou aterramento folgado. E confira os testes de carga do alternador e fuga de corrente do sistema elétrico, com estes pode-se diagnosticar pequenos problemas que podem, quando menos se espera, inutilizar a bateria do veículo.

Não esquecendo de faróis e lanternas, confira o estado dos conectores quanto a oxidação dos pinos e umidade dos mesmo, prevenindo contra possíveis falha nas lâmpadas.

Filtro de Ar :

 

Esquecido por muitos, o filtro de ar garante a qualidade do ar aspirado pelo motor contribuindo para a vida útil do mesmo.

Verifique o estado do filtro você mesmo, é fácil de fazer e de perceber quando está na hora de ser trocado. Viajar com o filtro muito impregnado de sujeira além de comprometer a vida útil do motor, pode em casos extremos aumentar o consumo de óleo lubrificante do motor devido ao nível acentuado de obstrução do fluxo de ar.

Saiba mais sobre Filtro de Ar.

Com essas pequenas dicas e orientações você poderá passar o carnaval relaxado e seu carro preparado para o rojão, que é grande!


Fonte: carrosinfoco.com.br