Páginas


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Saiba o que é mais importante na hora da revisão do veículo



Chegou a hora da revisão, e com ela a dúvida sobre aonde levar o automóvel: apostar na confiabilidade das concessionárias autorizadas ou no preço mais em conta das mecânicas? Muitos clientes questionam: por que o preço médio da hora trabalhada nas mecânicas de Caxias do Sul (RS) é de cerca de R$ 50, enquanto nas concessionárias chega ao dobro, acima de R$ 100? Há casos em que a diferença da mão de obra no setor chega a 290% a mais pelo lado das revendas. Isso fora o custo das peças, que também apresenta diferenças gritantes, podendo ultrapassar os 100%.

"O serviço das concessionárias está dentro de padrões exigidos pelos fabricantes, desde os equipamentos até o ferramental, o que eleva os custos dos serviços", justifica Fernando Esbroglio, presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS, entidade regional que representa as concessionárias de veículos.

As revendas autorizadas costumam investir no relacionamento com o comprador, em ambientes com sala de espera, mão de obra treinada, atendimento personalizado, entre outras comodidades. As peças para os carros são enviadas pela montadora, com preços tabelados. Já quem opta pelos serviços de mecânicas precisa escolher um estabelecimento de confiança, de preferência por indicação de um cliente satisfeito. Nesses locais é possível conseguir mão de obra e peças mais baratas, dependendo dos fornecedores com os quais a mecânica trabalha, além de flexibilidade de horários.

O diretor de autopeças do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Peças e Acessórios para Veículos do Rio Grande do Sul (Sincopeças-RS), Marco Antônio Vieira Machado, comenta que muitas pessoas questionam a qualidade das peças pelo valor ser menor do que na concessionária, mas isso se explica pela concorrência, já que diferentes fabricantes podem produzir o mesmo produto. É possível que a mesma fábrica que venda a uma montadora também disponibilize a peça ao mercado.

"Disponho de vários fabricantes, com a mesma qualidade, mas concorrentes. É uma questão de capitalismo, quem vai me dar a melhor condição, o melhor preço, e isso é repassado ao cliente", explica Machado.
Esbroglio argumenta, contudo, que fazer a manutenção do carro na rede autorizada é uma maneira de garantir a procedência de peças e a qualidade de serviços, além de valorizar o valor final do bem de consumo.

"Há valorização do veículo na revenda. Quem o compra vai concordar em pagar mais por um veículo cuja manutenção foi comprovadamente realizada na rede de concessionárias", defende o dirigente.


Fonte: pensecarros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário