Páginas


sábado, 2 de abril de 2011

Saiba se seu carro está ‘bebendo’ combustível adulterado

Mistura de solventes corrói peças e diminui vida útil do motor.
Consumidor pode exigir que posto faça teste que mede o teor de álcool na gasolina.
Gabriella Sandoval Do G1, em São Paulo  
MGTV 
Rede Globo
Álcool é o combustível mais adulterado em Minas (Foto: TV Globo/Reprodução)

saiba mais

Se o seu carro está gastando muito combustível, dando solavancos durante a aceleração e as partidas estão ficando difíceis, cuidado: ele pode estar sendo abastecido com gasolina ou álcool adulterados.

Para poupar este tipo de aborrecimento, a primeira medida é abastecer o carro sempre no mesmo posto. Além disso, o motorista deve desconfiar de preços muito baixos e checar se há lacres eletrônicos instalados nas bombas e tanques dos postos.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) também alerta os consumidores a exigirem nota fiscal do posto para que saibam a origem do combustível usado e observem se a marca da distribuidora no caminhão é a mesma estampada na bomba de abastecimento.

  Prejuízo
O combustível com adição indevida ou desproporcional de álcool, água ou solvente pode causar sérios danos ao funcionamento do veículo. Isso porque ele corrói peças essenciais do motor, diminuindo sua vida útil.

Se um desses problemas estiver acontecendo com o seu carro, o mais recomendado é que ele seja levado a uma concessionária. Lá, passará por uma revisão, onde serão checados o sistema de injeção e as velas. Em algumas situações é necessário também que os mecânicos façam a retirada do combustível, a limpeza do tanque e a substituição dos filtros.

  Teste
Uma resolução da ANP que entrou em vigor no dia 7 de março de 2007 dá aos consumidores o direito de solicitar nos postos o ‘teste da proveta’, uma forma de verificar o teor de álcool na gasolina.

Ele é feito da seguinte forma: em uma proveta de vidro de 100ml são colocados 50ml de gasolina e 50ml de solução de cloreto de sódio na proporção 100g de sal para 1 litro de água. Eles são misturados e, após 15 minutos em repouso, a gasolina ficará na parte superior e o álcool irá se desprender, juntando-se à água. É permitido que o volume de álcool atinja 25% do volume total da gasolina. Se essa quantidade ultrapassar o limite ideal, o combustível é adulterado.

Entre em contato com a ANP pelo telefone 0800-900-267 ou site www.­anp.­gov.­br, para tirar dúvidas ou denunciar qualquer irregularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário