Além do tipo de veículo, boas médias de consumo dependem fundamentalmente da maneira de dirigir. Aqui vão 20 dicas que podem ajudar a reduzir até pela metade a conta no posto e a emissão de poluentes do seu carro:
ANTES DE SAIR DE CASA
1) Não aqueça o motor com o veículo parado. É melhor partir lentamente, evitando regimes de rotação elevados.
2) Durante as paradas que durem mais de um minuto, desligue o motor.
3) Evite trajetos curtos (inferiores a 2 km) com o motor frio. Nesse cenário, o aumento de consumo e de emissões variam de 15% a 30%.
4) Mantenha a manutenção do veículo em dia e calibre os pneus a cada duas semanas, no máximo.
5) Evite transitar com o tanque na reserva. Além do risco de a bomba sugar as impurezas depositadas no fundo do reservatório, a possibilidade de evaporação do combustível é maior.
NA CIDADE
6) Tão logo as condições do trânsito permitam, utilize as marchas mais altas sem, é claro, forçar o motor. Um sinal de troca precipitada é quando o carro começa a "engasgar".
7) Tente manter uma velocidade uniforme, evitando freadas e retomadas desnecessárias.
8) Aumentar a velocidade para avançar o semáforo amarelo ou deixar para frear em cima da hora aumentam o consumo. Se o sinal está prestes a fechar, reduza a velocidade gradativamente.
9) Sempre troque o óleo, os filtros e as velas nos prazos corretos (especificados pelas montadoras). Faça revisões regulares no carro.
10) O trânsito possui um ritmo, tentar aumentar inutilmente a velocidade e praticar manobras arriscadas só vão aumentar o risco de acidentes.
11) Para economizar nas ladeiras, acelere um pouco mais antes do início do aclive, assim não terá de pisar forte no acelerador no meio da rampa.
12) Nas descidas, desça engrenado. É mais econômico e seguro que usar o ponto morto.
13) Não acelere de forma violenta, induzindo o motor a funcionar em rotações elevadas. Convém acelerar gradualmente.
NA RODOVIA
14) O consumo aumenta proporcionalmente em relação à velocidade que o veículo desenvolve; de 90 km/h para 120 km/h, por exemplo, o incremento será de aproximadamente 25%.
15) Viaje com vidros os fechados. A resistência ao vento será menor e o ruído interno, também
16) Evite excesso de carga. O peso extra atrapalha o consumo e a estabilidade.
ACESSÓRIOS
17) Utilize os dispositivos elétricos do carro somente quando necessário. Esquecer o desembaçador ligado ou o celular carregando no carro irá exigir mais energia, que no veículo é gerada pelo motor e armazenada na bateria.
18) Não trafegue com o sistema de escapamento modificado ou danificado. Além de aumentar o nível de ruído do veículo, constitui infração de trânsito.
19) Otimize o uso do ar-condicionado, um dos grandes vilões do consumo. Quando possível, utilize o sistema de renovação de ar do automóvel.
20) Instalar acessórios aerodinâmicos não certificados para o carro pode ter efeito contrário, penalizando o consumo e a própria aerodinâmica. Remova ainda o bagageiro de teto, quando estiver fora de uso.
Fonte: Folha.com
Foto: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário