O verão aqui no Brasil parece estar cada vez mais intenso. O calor é tanto, que precisamos ficar atentos ao sistema de arrefecimento do veículo, pois problemas como panes em engarrafamentos se tornam muito mais aptos a acontecer do que no inverno, por exemplo. Por este motivo, selecionamos alguns cuidados especiais que você deve ter com o motor de seu carro.
Manutenção:
A falta de manutenção do veículo pode acarretar prejuízos imensos, como a deformação nos pistões e no calço hidráulico e o derretimento na junta do cabeçote do motor. Por este motivo, mantenha o sistema de refrigeração sempre em vista. Os componentes do sistema de refrigeração são o radiador (que faz a troca de calor entre a água e o ar externo), o vaso de expansão (onde se adiciona o líquido no sistema), a válvula termostática (que controla a passagem da mistura entre a água e o aditivo para o bloco e mantém a temperatura ideal do motor), a bomba d’água, o eletroventilador e as mangueiras.
Observar o líquido de arrefecimento:
Este talvez seja o principal cuidado. Nesta época do ano, é preciso analisar com mais frequência o nível do líquido de arrefecimento. De preferência, confira com o carro desligado e o motor frio, antes de sair de casa, pela manhã. Conferir este líquido depois que o motor já estiver quente é bastante arriscado, pois a água pode espirrar e causar queimaduras por conta de sua alta temperatura.
Não encha demais o vaso de expansão:
Cuidado ao preencher o vaso de expansão. Com muito volume, pode aumentar a pressão interna do sistema e causar rompimento das mangueiras, que por sua vez, podem ressecar e rachar, causando vazamentos.
Falta de aditivo à base de etilenoglicol:
A falta deste tipo de aditivo pode aumentar a possibilidade de formação de ferrugem, que atinge as juntas de vedação da tampa do radiador e da válvula termostática, o que pode gerar também o aumento da temperatura do motor e a perda constante de líquido do automóvel.
Fonte: Meia Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário