A adulteração de gasolina nos postos de combustíveis do Piauí atingiu o maior índice da história |
A adulteração de gasolina nos postos de combustíveis do Piauí atingiu o maior índice da história, desde que a qualidada dos combustíveis vem sendo investigada pela Laboratório de Petróleo (Lapetro) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) desde 2009.
Boletim divulgado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) informa que 8,2% das amostras de gasolina coletadas em postos de combustíveis no Piauí apontaram adulteração no combustível no período de fevereiro a abril deste ano.
Em 2009, 1,6% das amostras de gasolina apontaram adulteração. Em 2010, essa adulteração de gasolina foi comprovada em 1,9% da amostra. Em 2011, a adulteração da gasolina ficou em 6,1% das amostras coletadas em postos de combustíveis no Piauí.
De fevereiro a abril desde ano, 2,4% das amostras de etanal revelaram que o combustível esta adulderado nos postos. Em 0009, o percentual de adulteração do etanol foi de 4,5%. Em 2019, o índice de adulteração do etanol ficou em 4,7% e em 2,2% em 2011.
A adulteração do óleo disel ficou em 0,6% de fevereiro a abril deste ano. Em 2009, esse adulteração ficou em 1,9%; em 2010, em 1,4% .; e em 2011, em 0,5%.
Em fevereiro, o Laboratório de Petróleo da Universidade Federal do Piauí constatou que em fevereiro foi constatada adulteração de gasolina em 18 amostras;em março foram encontradas 21 amostras adulteradas; e quatro amostras de gasolina adulteradas.
Em fevereiro foi encontra adulteração em uma amostra de óleo diesel e uma amostra de etanol adulterada.
Em março foram encontradas duas amostras adulteradas de etanol e duas amostras adulteradas de óleo diesel .
Em abril foram encontradas duas amostras adulteradas de etanol.
No total, de fevereiro a abril foram encontradas 43 amostras de gasolina adulteradas, três amostras adulteradas de óleo diesel; e cinco amostras adualteradas de etanol.
Em Teresina foram encontradas de fevereiro a abril 11 amostras de gasolina adulteradas (8,1% do total); em Parnaíba, Campo Maior e Piripiri foram encontradas 22 amostras adulteradas, com o índice de 13,6%, o maior do Estado; em Picos, Floriano e Oeiras, foram encontradas dez amostras de gasolina adulteradas, 4,3% do total.
De etanol, em Teresina foi encontrada uma amostra adulterada (0,9%); duas amostras adulteradas de Parnaíba, Campo Maior e Piripiri tem duas amostras adulteradas (3,5¨%) e duas amostras adulteradas (4,1%) em Picos, Floriano e Oeiras.
Fonte: noticiasdeuniao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário