Páginas


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Extintores, você sabe como usar?



Você sabe como usar o extintor de incêndio do seu carro? Por acaso sabe se não esta vencido? Essas são perguntas básicas, mas a maioria dos motoristas não sabe as respostas.

Recentemente, alguns motoristas pararam na rodovia, próximo a Maringá, para ajudar a apagar um incêndio de veículo. Ninguém teve sucesso e o carro acabou destruído pelas chamas. Os equipamentos não funcionaram ou os voluntários não sabiam utilizá-los. A afirmação é do sargento Natanael de Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão. Segundo ele, em muitos casos de incêndio, o carro é complemente destruído porque o usuário não está apto a usar o equipamento obrigatório de segurança do veículo. “As vezes uma pane elétrica com poucas chamas pode ser controlada com o extintor”, explica o sargento. O policial lembra que para isso o extintor precisar estar em condições de uso.

O motorista deve fazer manutenção periódica no equipamento e mesmo dentro do prazo de validade é preciso observar as condições do aparelho. “Não adianta ter o extintor dentro do carro se ele não funciona.”, acrescenta. O usuário deve observar na etiqueta, o mês e o ano da carga, que tem validade por um ano. Outro detalhe é o ponteiro do manômetro que deve estar sempre no verde. “Caso esteja no vermelho, procure imediatamente um estabelecimento especializado para a recarga”, orienta Natanael.

Vale lembrar também que, se o extintor estiver sem condições de uso no veículo ou dentro da embalagem de plástico, o motorista pode ser multado em R$ 127,50 e perde 5 pontos na carteira. A multa está prevista no Código Nacional de Trânsito (Contran).

Como usar?

Destrave o lacre do extintor, direcione o jato para o fogo e aperte o gatilho. A dica do sargento Natanael é, em caso de fogo e fumaça em baixo do capô do veículo, destrave, mas não abra, coloque o bico do extintor em alguma abertura e aperte o gatilho. Só depois abra o capô para terminar o serviço. “Se abrir antes, o oxigênio que entra em grande quantidade, vai aumentar as chamas”, orienta o sargento.


Fonte: itribuna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário