Pressa, falta de hábito e a busca pelo menor preço são os principais motivos que fazem os brasileiros deixarem de lado a preocupação de fiscalizar a qualidade do combustível. Entretanto, a adulteração é um problema sério. Para especialistas, o combustível adulterado aumenta a emissão de poluentes, causa danos à saúde, ao motor do veículo - como perda de potência e aumento do consumo.
Geralmente, ao lado da bomba de álcool, existe o densímetro - que indica a existência ou não de água no combustível. Para a gasolina, o consumidor pode exigir que um teste simples seja feito na sua frente. O problema é que há clientes que não sabem desse direito.
Para saber se o álcool é bom, basta olhar na indicação do aparelho. É importante observar se é injetado álcool no densímetro. Além disso, verificar se o aparelho possui o selo do Inmetro e se não está com o lacre rompido. Para testar a gasolina, existem nos postos uma proveta de 100 ml. São colocados 50 ml de gasolina e 50 ml de água. Como o álcool se separa da gasolina e se mistura à água, é possível verificar se a porcentagem de álcool está correta. Por regulamentação, hoje a gasolina está com 25% de álcool.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), no Ceará há 1.300 postos revendedores. De acordo com o órgão, 12.198 coletas são feitas para a análise de qualidade do combustível por ano no estado cearense. Segundo a ANP, a fiscalização funciona com esse monitoramento e através de denúncias anônimas. "O consumidor que desconfiar de algo, deve pedir para o responsável pelo posto fazer a análise na sua frente", aconselha a Agência de Petróleo.
Alguns cuidados
Posto conhecido: abasteça somente em postos de confiança. O ideal é que eles se localizem no seu caminho rotineiro. Isso evita que, na pressa, o carro seja abastecido em postos desconhecidos
Pura ilusão: não se iluda com preços muito abaixo da média de mercado e desconfie de preços promocionais. Combustível muito barato é produto resultante de adulteração, sonegação de impostos ou ambos
Prova de papel: se não for possível evitar um posto "suspeito", solicite nota fiscal para poder comprovar a origem do combustível se houver problemas no motor causados pela gasolina
Aditivo a mais: use de preferência gasolina aditivada. É um combustível de qualidade superior e mais difícil de ser adulterado
Tempo: se o problema foi detectado antes de algo mais sério ocorrer, como motor fundido, leve o carro a uma oficina para limpar os bicos injetores, esvaziar o tanque, trocar as mangueiras (quem sabe até a bomba) e substituir todos os filtros
Mais informações
Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
Site: http://www.anp.gov.br/
Tel. (sede): (21) 2112-8100
Tel. denúncia: 0800 970 0267
Fonte: Auto | Diário do Nordeste
Foto: Reprodução
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