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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cinco truques para deixar a moto em dia

Cinco truques para deixar a moto em dia Cynthia Vanzella/Agencia RBS
Foto: Cynthia Vanzella / Agencia RBS


Calibragem dos pneus, lubrificação da corrente e documentos em dia são as medidas básicas que se podem esperar de um condutor responsável. Mas há truques que podem aumentar a vida útil do veículo e permitir uma condução mais segura. 

No caso das correntes, todas as marcas recomendam que, pelo menos, a cada 500km seja usado óleo - ou sempre que pegar poças d'água ou chuva. A graxa também permite uma lubrificação adequada, apesar de sujar mais a roda traseira e tornar obrigatório uma limpeza do conjunto, pelo menos, a cada três meses. O lubrificante mais recomendado é óleo 90, altamente viscoso. A graxa náutica, branca, é mais resistente à água. Qualquer um dos dois métodos é bem mais barato que comprar um kit de relação para motos.

Confira

- TANQUE - A maior parte dos motores de moto não aproveita gasolinas especiais. Mas pode-se usar gasolina aditivada, seja o veículo carburado ou não, para descarbonizar o motor. O ideal é, sempre que abastecer, encher o tanque. Evita que gotículas se formem na parte superior do reservatório. E essas gotículas tendem a formar ferrugem e provocar oxidação nas partes como bomba e carburador. Outra coisa: como a água pesa mais que a gasolina, fica no fundo do tanque e, quanto mais vazio fica o compartimento, mais chance de água ir para o motor, causando prejuízos.

- CAPA - Não deixar o veiculo ao relento ajuda a manter intactas a pintura e as partes cromadas, além de afastar um pouco possíveis gatunos. Mas atenção: jamais coloque-a como o motor ainda quente. Pode dar origem a um incêndio. E a capa faz a moto "suar", o que resultará, com o tempo, em ferrugens.

- DESCANSO - Se o motor tem dois ou mais cilindros, e em linha (um ao lado do outro), o ideal é parar o veículo no cavalete central. No descanso lateral, os carburadores ficam com níveis variados de combustível, o que facilita a perda da equalização dos cilindros. Em paradas rápidas, não há problema usar o descanso lateral, mas quem fica dias sem pilotar, não deve deixar a moto "tombada". Nos caso das esportivas, que não possuem cavalete central, os de oficina, que suspendem a roda traseira, podem ser comprados.

- REAPERTO - Ao menos uma vez a cada dez dias, dê uma geral nos parafusos da carenagem, rodas e suportes. A vibração do motor (ou de calçamentos ruins) afrouxam sistematicamente os parafusos, sobretudo em modelos de uso fora de estrada - nas esportivas, quando usadas em alta performance, o problema também ocorre.

- BATERIA - Examine ao menos uma vez por mês o nível da água. Mas se o farol enfraquece em marcha lenta, complete o nível da solução. Se os sinais persistirem, é hora de trocar o equipamento. Do contrário, a chance de ficar na estrada é grande. Se o veículo ficar muitos dias na garagem, o recomendado é desligar o polo negativo da bateria. Atenção: sempre que colocar lâmpadas e equipamentos que puxam energia, faça-o em um especialista. A capacidade que a moto tem de recarregar a bateria não pode ser menor do que a quantidade gasta. Nesse caso, o motorista, por exemplo, pode trafegar com uma bateria nova por horas, mas quando desligar a moto, ela não vai pegar.


Fonte: diariogaucho.clicrbs.com.br

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