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sexta-feira, 10 de maio de 2013

Carro regulado reduz em até 10 vezes a emissão de poluentes


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Você sabe quanto seu carro polui? Não é muito difícil descobrir se ele é um veículo amigo do meio ambiente ou se acaba emitindo mais poluentes do que o necessário. Ficando de olho em algumas peças e colocando tudo em dia, é possível reduzir em até 10 vezes os níveis de poluição.

Essa conta é do engenheiro mecânico Denis Marum, que para chegar ao número levou em consideração um carro com injeção eletrônica comparado a um com carburador. “Carros antigos equipados com carburador poluem 10 vezes mais do que um carro moderno com injeção eletrônica. Contudo, uma injeção desregulada se equivale a um carro carburado, aumentando o consumo de combustível e a emissão de poluentes”, exemplifica o especialista.

O primeiro passo para uma mulher que dirige de forma ecologicamente correta deve ser a escolha do automóvel. Para ajudar nisso, o Ibama oferece um serviço bem prático, onde é possível consultar marca, modelo e versão do carro e descobrir se essa é uma boa opção para o meio ambiente. A ferramenta está disponível no site da instituição e vale para automóveis fabricados no último ano.

Para quem já está rodando por aí, o engenheiro lista algumas preocupações que devem existir para garantir que o carro funcione perfeitamente bem e sem agredir o ar.

Velas em bom estado – Saber se está tudo bem com elas não é muito difícil. Marum facilita o entendimento: “Elas funcionam como o acendimento automático de um fogão. Se apertar o botão, ouvir barulho e ver faísca, mas não acender, é sinal de que a chama está fraca. Com as velas é igual, se ela fizer barulho mas não funcionar bem, é hora de ir ao mecânico”, diz. Veja mais sobre a manutenção periódica aqui.

Filtro de ar do motor – Se ele estiver sujo vai prejudicar o funcionamento do motor, uma vez que a quantidade de ar no sistema não vai ser a ideal. O manual do carro aponta de quanto em quanto tempo ele deve ser trocado.

Combustível de qualidade – Adulterados e ruins aumentam a emissão de poluição. Se o carro for a álcool fique atenta ao densímetro, aparelhinho instalado ao lado das bombas de combustível nos postos que aponta a qualidade do líquido. Já se o carro for movido à gasolina, fica a dica do especialista: sentir o cheiro. “Gasolina de boa qualidade tem odor forte”, garante o engenheiro mecânico Denis Marum. Além disso, segundo ele, é possível perceber também após abastecer o carro. “O desempenho muda, ele fica amarrado, sem força na subida, mais pesado, você pisa até o fundo e não anda”, comenta. Aliás, você conhece a Gasolina Podium?

Catalisador – Ele faz parte do sistema de escapamento do carro e é o responsável por evitar que uma quantidade excessiva de poluentes seja emitida. Sempre que parar para fazer uma revisão no veículo, verifique se o catalisador não tem nenhum furo ou se está com o miolo solto (é possível perceber chacoalhando a peça).

De olho no motor – Motor cansado e que já rodou muito queima óleo junto com combustível, gerando fumaça. Repare na cor dela: a branca é normal, enquanto a cinza já indica essa queima desregulada e precisa de revisão, assim como a preta, sinal de que está queimando mais combustível do que precisa, aumentando o gasto e poluindo mais do que deveria.

Luz no painel - Quando a luz da injeção eletrônica acende no painel do carro é porque existe algum problema. Leve no mecânico porque, além de poluir mais, vai consumir mais combustível. Aliás, você sabe o que significa cada luz do painel?

Pneus sempre calibrados – Se estiverem murchos, também consomem mais combustível. “Cada quatro libras abaixo do recomendado equivale a 15% a mais de gasto”, conta Marum.

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Peso excessivo – Evite ao máximo carga em cima do capô do carro, assim como o excesso de objetos no porta-malas. Quanto mais pesado estiver o veículo, maior a resistência do ar enquanto ele estiver andando e mais combustível sendo queimado.


Fonte: blogs.bolsademulher.com

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