Páginas


sexta-feira, 17 de maio de 2013

O que o combustível adulterado pode causar no motor



Algo obrigatório para quem possui carro, moto, ou outro veículo automotor, o abastecimento com gasolina e/ou etanol requer cuidados, pois caso o consumidor venha a ser levado a abastecer seu veículo com combustível adulterado, danos podem ser causados no motor e, consequentemente no seu bolso.

O uso de combustível adulterado corrói peças essenciais do motor do veículo, podendo ocasionar problemas, como aumento no consumo, perda no rendimento, entupimentos e falhas na bomba de combustível.

Vale ressaltar, ainda, que a qualidade do combustível é, muitas vezes, um compromisso entre as suas diversas propriedades, entre elas: volatilidade, poder antidetonante, solvência, teor do oxigênio e teor de enxofre, que são impactadas diretamente quando ocorre adulteração.

Esse impacto entre as propriedades do veículo é responsável por: falhas na marcha lenta e respostas ruins ao acelerador; perdas de potência; aumento da emissão de monóxido de carbono dentre outros.

Fique atento, o uso de combustível adulterado pode causar:

- Falhas no funcionamento do motor
- Instabilidade da marcha lenta
- Partidas mais difíceis
- Motor “bate pino” (sinal de pré-ignição)
- Motor engasga e chega a parar
- Perda gradativa da potência e do torque
- Desempenho e rendimento diminuem
- Maior emissão de poluentes
- Elevação do consumo
- Borrachas do sistema de alimentação se desmancham
- Aumento do depósito de carvão nas válvulas e velas

Caso o consumidor verifique estes sinais em função do combustível consumido, deve notificar à Agência Nacional do Petróleo (ANP) através do telefone 0800-970-0267 ou pelo site www.anp.gov.br, para que o órgão possa realizar a fiscalização dos combustíveis comercializados pelo estabelecimento, não se esquecendo de sempre solicitar a Nota Fiscal de compra.

Reiteramos nosso compromisso de trazer informação para os consumidores e estimular a concorrência entre os postos, mas também temos o dever de incentivar o consumo consciente e a denúncia de práticas desonestas neste mercado. 


Fonte: netpostos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário