Páginas


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fibra produzida no RS reduz ruídos e aumenta conforto térmico dos veículos

Manta de microfibras de polipropileno é reciclável e não absorve a água
 
 
Um material mais eficiente na diminuição de ruídos e no isolamento térmico dos automóveis promete revolucionar o setor automotivo brasileiro. A Thinfiber®, uma manta de polipropileno composta por microfibras com excelentes propriedades acústicas, térmicas e de absorção, começa a ser produzida no Brasil pela Union Fibras, de Caxias do Sul (RS). 
 
De olho na novidade tecnológica, montadoras e encarroçadoras já procuraram a empresa gaúcha para usar a Thinfiber® em seus próximos modelos. “O material (igualmente chamado "insonorizante") pode ser aplicado em inúmeros pontos de um automóvel, (painel, assoalho, teto, colunas, bagageiro, portas e etc.) potencializando o sistema de refrigeração e ampliando o conforto sonoro para os passageiros”, explica Cláudio Chaves, diretor da empresa.
 
A Thinfiber®, por ser moldável, pode ainda ser dublada com diversos materiais de acabamento, uma solução prática que diminui processos fabris e reduz custos. A Union Fibras também fornece o produto no formato definido pelo cliente, cortado e selado.  
 
Além de ser uma solução economicamente viável, por ser mais barata que outros materiais, a Thinfiber® é mais ecológica, pois é reciclável, ao contrário da fibra tradicional. O produto também é mais higiênico, por não permitir a proliferação de fungos e bactérias, e inofensivo à saúde de quem instala e utiliza.
 
Inovação em projetos de proteção ambiental
 
A alta capacidade de absorção de petróleo e derivados da fibra de polipropileno pode ser uma alternativa em ações de prevenção, contenção e recuperação de desastres ambientais, como o que ocorreu com a Chevron, no Rio de Janeiro, no início de novembro. Uma das características do produto é que ele pode absorver até 15 vezes o seu peso de material poluente, ao mesmo tempo em que é hidrofóbico, ou seja, incapaz de absorver água.
 
“A Thinfiber® flutua indefinidamente mesmo com o material absorvido. Além disto, possibilita a recuperação dos resíduos coletados e da própria fibra”, explica Cláudio Chaves. O produto é indicado para recolhimento de combustíveis e óleos lubrificantes em água, terra, areia e ambientes internos.
 
Sobre a Union Fibras
 
Fundada em outubro deste ano, a Union Fibras, de Caxias do Sul (RS), começou a produzir tecnologias antes só fabricadas no exterior. A empresa atende demandas nos setores aeroespacial, automobilístico, naval, petrolífero, ambiental, de vestuário, de calçados e construção civil.
 
Em parceria com a NHT Engenharia, de São Paulo, que testa seus produtos voltados para o setor automobilístico, a Union Fibras oferece um atendimento personalizado no desenvolvimento de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário