Páginas


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Preço do álcool se aproxima dos R$ 3 em algumas cidades

FOTO: CRIS OLIVEIRA
Governo já anunciou equilibrar os valores


Com o aumento do preço do álcool, motoristas estão preferindo abastecer seus veículos com gasolina. O combustível, que por muito tempo foi adquirido por muitos de forma abundante devido a suas vantagens, apesar de ainda ser mais barato entre os outros meios de abastecimento está com o valor tão elevado que se aproxima da gasolina, perto dos R$ 3, o litro, em algumas cidades do Sul Fluminense.

A elevação do preço do álcool em muitos estados brasileiros é consequência de vários fatores, como a quebra da safra e a seca mais longa do que o esperado. O desinteresse do consumidor se reflete rapidamente nos postos. Alguns já reduziram pela metade a compra do etanol.

Segundo especialistas, para valer a pena o álcool deve custar menos de 70% do valor da gasolina. Basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se der menos que 0,7, compensa comprar o álcool. Se der mais, o melhor é abastecer com gasolina.

O governo já anunciou medidas para tentar equilibrar o mercado. “Financiamento de estocagem, financiamento de plantio de cana, abertura de novas plantas industriais, aproveitamento da capacidade de moagem existente hoje que é maior do que a cana disponível”, explica José Carlos Vaz, secretário executivo do Ministério da Agricultura.




Texto adaptado/Fonte: avozdacidade.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário