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segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dirigir com o carro na reserva de combustível pode causar danos ao motor

Dirigir com o carro na reserva de combustível pode causar danos ao motor

 De vez em quando, por alguma razão, esquecemos ou ficamos impossibilitados de abastecer o carro e o jeito é dirigir usando o combustível da reserva. Muitas pessoas, inclusive, só resolvem encher o tanque quando a luz do painel acende para avisar que o álcool ou a gasolina do veículo vai acabar logo. Usar a reserva, entretanto, pode trazer problemas aos motoristas que vão além de ficar sem combustível.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, se um veículo estiver imobilizado por falta de combustível, o condutor comete uma infração média com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira. Além disso, essa prática acaba prejudicando a parte mecânica do veículo. Os problemas mais comuns são: a saturação do filtro de combustível e o travamento do rotor da bomba, ambos causados pelo excesso de resíduos que se sedimentam no fundo do tanque e causam entupimento dessas peças.

O engenheiro, Sérgio Leal Braga, responsável pelo Laboratório de Engenharia Veicular e diretor do Instituto Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Ituc), explica que todo combustível possui dois tipos de resíduos: os físicos, que são pequenas partículas de sujeira que se alojam no tanque devido ao manuseio inadequado do líquido; e os resíduos químicos, decorrentes de processos de oxidação natural do combustível. “Os resíduos físicos se depositam no fundo do tanque, podendo mais facilmente serem aspirados para o motor quando o tanque estiver na reserva”, alerta. Já os resíduos químicos podem formar gomas que se depositam no sistema de alimentação do motor.

Para se livrar dos resíduos físicos, o engenheiro recomenda uma limpeza do reservatório, que na maioria dos casos é suficiente. Para o caso do tanque estar oxidado, só a troca resolve, de acordo com ele. Por fim, ele explica, a oxidação do combustível pode ser evitada com a prevenção: “não deixar o carro parado por longos períodos resolve o problema”.

Ele dá um alerta também aos proprietários de carros flex. “Esse tipo de carro precisa de um pouco de gasolina misturada ao álcool no ‘tanquinho’, o compartimento menor de combustível, e se o motorista demorar muito tempo para renovar essa gasolina pode causar danos enormes ao tanque”, ressalta o engenheiro. “Nesses casos, a limpeza é quase impossível”, diz. Em outros casos, ele completa, quando a obstrução causa o mau funcionamento do motor, uma limpeza do sistema de injeção resolve, mas adverte: “não se deve fazer uma limpeza do motor quando este estiver funcionando corretamente”.

O engenheiro dá algumas dicas de como impedir que esse desgaste seja rápido. Segundo ele, encher o tanque com gasolina premium de tempos em tempos ajuda na limpeza preventiva. “Outra forma de prevenção é manter o tanque cheio, sem ar no seu interior, portanto sem oxidação”. Ainda assim, conclui, a melhor forma de prevenção sempre é a troca periódica dos filtros.


Fonte: capixabao.com
Foto: Google

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