segunda-feira, 2 de abril de 2012
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva do veículo pode evitar desgaste prematuro das peças e gerar economia no custo do reparo em até 30%, bem como reduz a emissão de poluentes. A revisão de férias em uma oficina de confiança é a melhor forma de garantir uma viagem tranquila.
Para garantir o bom funcionamento do veículo, o programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% que visa conscientizar motoristas sobre a importância de cuidar do veículo preventivamente recomenda a checagem dos seguintes itens:
- Correia dentada que deve ser trocada conforme indicação do manual do fabricante do veículo. Essa peça é fundamental para garantir o funcionamento do motor.
- Filtros de ar, óleo e de combustível devem ser checados regularmente.
- Velas e cabos sofrem desgaste com o uso e podem comprometer o desempenho do motor.
- Amortecedor: item de segurança que garante a estabilidade do veículo em curvas deve ser trocado quando apresentar sinais de desgaste.
- Bateria: fazer a checagem para evitar panes inesperadas.
- Palhetas do parabrisa: quando a borracha resseca pode riscar o vidro e dificulta a visibilidade do motorista em caso de chuva.
É importante que o motorista faça a revisão em um mecânico de sua confiança que já conhece o veículo e quais são as condições que o mesmo enfrenta.
Veículos que trafegam maior parte do tempo em grandes centros urbanos em baixa velocidade apresentam maior desgaste em peças como embreagem, freios e sistema de arrefecimento. Por outro lado, os veículos que circulam grande parte do tempo em rodovias e percorrem longas distâncias sofrem maior desgaste em outras peças (correia dentada, suspensão e pneus).
Fonte: GMA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário