Páginas


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Afinal, deixar o carro em ponto morto economiza combustível?

Imag101


Essa é uma das falhas que mais vejo nos motoristas hoje em dia, andar com o carro no ponto morto, vulgo, banguela.

Poucos desses motoristas sabem, mas a banguela é um risco para a segurança do condutor e também para o bolso do mesmo, pois a economia de combustível vai para o espaço(agora chamou atenção não é?).

Nota: Banguela, é um termo usado para o ato de andar com o carro desengatado, sem tração, só pela ação da inércia.

Vamos esclarecer agora, a “banguela” economiza combustível? Não.

Antigamente quando os motores utilizavam carburador essa prática era muito comum, pois o carburador possui sistemas de trabalho. Ao retirar o pé do acelerador e pisar no pedal embreagem, ou colocar o cambio em ponto morto o carburador entrava no sistema de marcha-lenta que passava a injetar menos combustível.

Hoje com a injeção eletrônica acontece diferente, saem os sistemas do carburador e entram as estratégias de injeção. Então retirando o pé do acelerador, e colocando o cambio em ponto morto, ou pisando no pedal de embreagem a injeção entrará em modo de marcha-lenta e enviará menos combustível. Mas, se apenas for retirado o pé do acelerador e com o carro engatado (sem pisar na embreagem e com a marcha engatada.) a injeção entrará com uma estratégia de injeção chamada CUT OFF, o corte de combustível.

CUT OFF – O que é e como ocorre:

O CUT OFF consiste no simples corte de combustível para o motor, mas para que essa estratégia seja ativada o motor deve estar dentro da faixa de rotação programada, embreado e sem pisar no acelerador.
A faixa de rotação do cut off varia de motor para motor, mas para que você faça uso dela, apenas tire o pé do acelerador e não pise na embreagem, deixe que o carro vá reduzindo a velocidade por si só, o motor entrará na faixa de cut off e cortará o combustível. Quando o carro estiver quase parando a rotação do motor estará saindo da faixa de cut-off, e o combustível voltando a ser injetado para o motor não morrer, então pise na embreagem.

Resumindo: Por o carro em ponto-morto não economiza combustível, faz é gastar mais, pois o motor entra em rotação de marcha-lenta e  a injeção continua enviando combustível.
No caso do cut-off não. A injeção entende que a intenção é de desacelerar o carro e então cessa os pulsos para os bicos injetores, logo corta o combustível.


Fonte:  carrosinfoco.com.br

Um comentário:

  1. Olha no final ficou meio obscurecido oque vc quis dizer na parte "Resumindo: Por o carro em ponto-morto não economiza combustível, faz é gastar mais, pois o motor entra em rotação de marcha-lenta e a injeção continua enviando combustível". Então eu terminei ficando na dúvida do que vc quis dizer, se gasta mais combustível do que acelerando normal (dirigindo normal) ou se gasta mais combustível que deixar engatado na marcha.

    ResponderExcluir