Páginas


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cinto de Segurança do Automóvel deve ser revisado periodicamente



Todos os condutores sabem que o cinto de segurança é um item indispensável em caso de colisões. O dispositivo impede que o passageiro seja projetado para fora do veículo ou que bata a cabeça. Além do uso do cinto de segurança ser obrigatório, sujeito à multa, as estatísticas demonstram que esse equipamento reduz tanto a gravidade dos acidentes quanto a ocorrência de ferimentos.

Contudo, poucas pessoas se atentam ao fato de que o cinto de segurança também deve passar por manutenção. Alguns cidadãos não se lembram de verificar o equipamento após algum acidente de trânsito. Segundo o especialista em segurança automotiva, Fabrício Harold, “muita gente não lembra, ou não sabe, que o cinto precisa de manutenção. Deve ser revisado periodicamente”, afirma.

Antes de sair da montadora de veículos, o cinto passa por vários testes, incluindo: durabilidade, aceleração, sensibilidade, bloqueio angular, entre outros. Porém, quando o veículo sofre uma carga excessiva, pode apresentar alguns defeitos, como: desfiamento da cinta, engripamento da máquina ou problemas no fecho.

Dados do Centro Experimental de Segurança Viária relatam que poucas pessoas se lembram de checar o cinto, mas, em caso de colisão, o correto é realizar a troca do equipamento. Quando fizer a troca do cinto de segurança, o proprietário de veículo deve verificar se o equipamento é compatível com as especificações do carro, além de possuir certificado de qualidade.


Fonte: gebramseguros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário