Páginas


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Com os pátios ‘vazios’, lojas antecipam pedidos de automóveis

Em agosto, o fluxo de clientes e número de vendas praticamente dobraram, por conta do IPI menor Foto: Ione Moreno


A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) teve reflexo positivo nas revendedoras de veículos em Manaus. A corrida dos clientes às lojas esvaziou os pátios de carros populares. E, agora, com a prorrogação do incentivo pelo governo na última semana, as concessionárias devem antecipar os pedidos para atender a demanda.


Segundo representantes do setor, em agosto, o fluxo de clientes e número de vendas praticamente dobraram, por conta do IPI menor. A expectativa é de que o setor aqueça ainda mais nos próximos dois meses. O gerente de vendas da Via Marconi, representante da marca Fiat em Manaus, Antônio Carlos Lima, estima que a loja registre alta de 55% nas vendas neste período, o que pode ocasionar em um desabastecimento geral no estoque da concessionária. “A demanda está acima da oferta, o que gera uma espera de até 11 semanas para o cliente receber o carro”, ressalta.

O gerente destaca que nem as montadoras estavam preparadas para atender toda essa demanda, tanto que a saída dos veículos das fábricas demora até 8 semanas. Entre os modelos mais “cobiçados” estão o Siena e o novo Pálio, mas devido a falta do produto à pronta-entrega, clientes topam até mudar a opção da compra. Até os carros que ainda estão em trânsito também entraram na cota de procura. “Atualmente, 65% das vendas estão sendo finalizadas por carros que ainda estão chegando. Não dá tempo nem de colocar no pátio”, destaca.

Segundo a Via Marconi, até maio deste ano a demanda de pedidos semanais para as fábricas era de 30 carros de diversos modelos, e nesse último trimestre, com a redução do IPI esse número duplicou. Em abril deste ano, a venda mensal de veículos era de 200 unidades, a partir de julho esse número saltou para 450 carros vendidos ao mês.

Na concessionária Braga Veículos, representante da Chevrolet, a situação não é diferente. O estoque atual da empresa conta apenas com 5% de carros à pronta-entrega. Segundo o gerente da revendedora, Osni Mota, só no mês de agosto, houve um crescimento de 43% nas vendas.

Mota observa que os modelos mais disputados como Celta, Classic e Prisma são entregues no prazo de 30 dias. Mas, de acordo com ele, para enfrentar os próximos dois meses de grande procura, a empresa se antecipou ao fazer um pedido extra de veículos. “Além da oferta enviada pela fábrica fizemos uma demanda de mais 300 veículos extras”, completa.

O gerente recomenda que os consumidores interessados na oferta corram para conseguir o tão sonhado carro zero a um preço mais em conta. “Como estamos com uma sobrecarga nas fábricas é preciso correr, pois a nota fiscal só é emitida quando o carro sai da fábrica e, atualmente, esse prazo é de quatro semanas”, alerta.

Com o preço do IPI reduzido, na concessionária um carro modelo Celta duas portas com condicionador de ar custa R$ 23,9 mil. No momento, segundo a revendedora, o modelo mais disputado é o Celta quatro portas completo a R$ 27, 9 mil.


Fonte: emtempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário