Páginas


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Motociclista: Veja dicas para garantir a segurança no trânsito


Pilotar uma moto exige perícia e atenção, especialmente no trânsito caótico das grandes cidades, que aumenta o risco de o motociclista sofrer um acidente. “É preciso saber reagir diante de várias e inesperadas situações”, afirma o instrutor do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) Robson Sigrist Clauss.

moto_seguranca

“Deve-se conhecer técnicas, ter precisão nos movimentos, cautela e atenção”, explica o especialista. Ele ressalta a importância de o motociclista utilizar vestuário adequado, de modo a ficar visível aos motoristas. ”Roupas de cores claras, como amarelo, laranja e branco, facilitam a visualização tanto durante o dia quanto à noite”, explica. Ele lembra que é importante fugir dos chamados pontos cegos, locais em que o motorista não consegue enxergar a motocicleta, mesmo com a ajuda do espelho retrovisor.

Sinalizar a manobra que vai ser realizada é obrigatório. Isso permite que os motoristas e outros motociclistas antecipem alguma reação para evitar acidentes. “A capacidade de decisão também é fundamental para uma condução segura.”

Em uma ultrapassagem, por exemplo, ao decidir fazer a manobra, ela deve ser executada com firmeza e rapidez e dentro dos limites de velocidade estipulados para a via. “Em cruzamentos, deve-se diminuir a velocidade e redobrar a atenção. Ajuda se a frenagem sempre for feita com os ‘três’ freios: motor, traseiro e dianteiro”, afirma Clauss.

O instrutor de pilotagem da Motoschool Gian Calabrese afirma que fazer a manutenção periódica da moto garante o bom funcionamento do conjunto e a segurança do motociclista. “É fundamental observar os intervalos adequados de check-up para manter o bom desempenho de cada componente.”
Calabrese recomenda que, antes de utilizar a moto, o condutor inspecione, todos os dias, o funcionamento das luzes de freio, piscas, lanterna, farol e painel, buzina, alavanca da embreagem, freios e pneus. “Em uma blitz, problemas nessas peças são considerados infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, sujeito a multa.”

Outro item importante é o nível do óleo do motor.”É o elemento que mais afeta o desempenho e a durabilidade do motor. Caso esteja abaixo do indicado, deve-se completar com o tipo específico para o modelo ou efetuar a troca completa.”


Fonte: zap.com.br
Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário