Páginas


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cuidados com o veículo após a viagem




Os cuidados não devem se concentrar apenas antes da viagem. Depois de grandes distâncias trafegadas, desgastes podem afetar o carro e trazer avarias ao veículo. Por isso, é importante dar uma olhada em algumas peças e componentes após o feriado, alerta André Vieira, engenheiro e especialista em segurança automotiva.
 
As irregularidades das vias e autopistas podem prejudicar a condição dos pneus, das rodas e da suspensão do carro. Por isso, após uma viagem é importante checar o estado dos amortecedores, molas, bandejas e sistema de direção (alinhamento).
 
A estrutura do escapamento também deve ser verificada, pois pode sofrer danos ao se chocar com pedras e buracos. Vale averiguar as condições do catalisador, já que danos a essa parte podem ocorrer sem que o motorista perceba. “Quebrado, causa o aumento da emissão de poluentes, que além de prejudicar a atmosfera, levam à reprovação na inspeção ambiental”.
 
Vale, novamente, certificar-se de que os freios não sofreram grande desgaste, sobretudo para veículos que transitaram por regiões de serra e montanhas, que exigem mais das pastilhas.
 
“Verificar tudo o que está fora do lugar antes e após longas viagens é uma atitude que aumenta a segurança do motorista e dos passageiros”, diz. “O diagnóstico preventivo evita gastos de manutenção e pode salvar vidas, especialmente em estradas com grande fluxo de carros. Um pequeno dano pode rapidamente se transformar em um grande problema, muito mais caro de ser resolvido”, conclui o especialista.


Fonte: segs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário