Páginas


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Excesso de óleo no motor



O óleo é um elemento essencial para o motor, pois assegura o seu bom funcionamento. No entanto, é muito arriscado caso exista óleo em excesso no cárter, devido às consequências de uma lubrificação deficiente. Além disso, o óleo poderá subir para a câmara de combustão, onde queima de modo incompleto, criando resíduos de óleo e de gasolina que não é nada recomendável para o motor do carro urbano.

Quais são os riscos?

Este fenômeno que se produz naturalmente no decorrer do desgaste do motor e dos seus segmentos agrava-se com um nível de óleo demasiado elevado. O que provoca um consumo de óleo, associado ao característico fumo azul e cria progressivamente a deterioração do motor, do conversor catalítico e do filtro de partículas.

Se o nível do óleo estiver muito alto (vários centímetros), pode provocar o chapinhar, formando espuma o que será suficiente para diminuir a pressão do óleo, pois a bomba começa a aspirar do carter uma mistura de óleo com ar. Esta diminuição de pressão pode danificar algumas peças sujeitas a grandes pressões, nomeadamente os bronzes da cambota.

É principalmente como uma motorização turbo comprimida que o risco é elevado, porque o óleo que lubrifica o turbo pode passar para a admissão devido à rotura dos seus vedantes e rolamentos e ser introduzido em elevada quantidade na câmara de combustão. Deste modo, o compressor do turbo irá simplesmente aspirar o óleo e alimenta-lo em direcção ao intercooler, colector de admissão, válvulas de admissão e câmara de combustão.

 Se isso acontecer, irá assistir a uma aceleração do motor sem a intervenção do condutor, indo para além do seu regime máximo. Este sobre-regime desencadeia um processo auto-suficiente, ou seja, mesmo que desligue a ignição e retire a chave, o motor continua acelerado.

O risco de um incêndio não é a excluir, principalmente se o óleo forçar as juntas e se escapar do seu circuito para escorrer sobre o colector de escape quente.

Se for confrontado com uma situação destas, deverá manter a calma, engrenar uma relação alta da caixa de velocidades largando a embraiagem sempre com o travão de mão accionado, obrigando deste modo o motor a desligar-se. Não deverá voltar a ligar a ignição, pois corre sérios riscos da situação se repetir. O melhor será chamar a assistência em viagem.

Como verificar um excesso de óleo?

Para evitar qualquer excesso é preciso, com a ajuda da vareta, verificar o nível de óleo quando o carro está parado e o motor está frio. Na vareta, existem dois traços: um indica o nível de óleo mínimo e outro, o nível máximo. A frio, o nível de óleo não deve ultrapassar a segunda marca. Se o óleo o ultrapassa substancialmente, então tem de retirar um pouco de óleo.


Fonte: buzina.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário