Motor faz até voar |
E aí, sabe qual é o motor V8 mais potente do mundo? Acaba de ser
certificado: é o motor 5.8 litros supercharger do novo Ford Shelby GT500
2013, que chega ao mercado dos Estados Unidos nos próximos meses. Ele
foi certificado oficialmente pela SAE, associação internacional de
engenheiros automotivos, como o V8 mais potente de produção em série do
mundo, com potência de 671 cv e torque de 87,2 kgfm.
Já pensou você em um desses? |
Com esses números, o Ford GT500 2013 oferece muito mais potência e
torque do que carros esportivos de baixo volume que custam centenas de
milhares de dólares a mais, além de ser o mais econômico da categoria,
com consumo na faixa de 6,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
Close do motor da máquina |
Diferentemente dos motores travados encontrados em supercarros
exóticos muito mais caros, o motor do GT500 entrega sua força bruta ao
longo de toda a faixa de operação, gerando 54,6 kgfm a apenas 1.000 rpm.
E mais de 90% do seu torque máximo é atingido entre 2.200 rpm e 5.800
rpm.
O uso de um novo supercharger de alta capacidade (2.3 litros), junto com
duplo comando de válvulas no cabeçote e quatro válvulas por cilindro,
permite que este “garanhão” respire fundo até o limite de 7.000 rpm, com
o pico de potência a partir de 6.500 rpm.
“Nosso objetivo é criar carros de performance que surpreendam durante todo o tempo, e não apenas corredores de curta distância”, afirma Jamal Hameedi, engenheiro chefe do time de Veículos Especiais da Ford.
Carro chega a fantásticos 320 km/h |
No GT500, esse incrível motor é acompanhado de um ajuste de chassis mais refinado que ajuda a manter a tração dos pneus sem maltratar a coluna do motorista, além de freios Brembo de seis pistões que controlam a velocidade com facilidade.
A curva de torque ampla e plana do motor V8 torna o Ford Shelby GT500 dócil e fácil de dirigir, seja no trânsito ou em curvas sinuosas na estrada. Com capacidade para levar o carro a mais de 320 km/h, seu chassi foi ajustado para absorver imperfeições da pista que podem causar instabilidade em alta velocidade.
A frente com novo difusor melhora o fluxo de ar e reduz em 33% a carga
aerodinâmica na faixa de 250 km/h em comparação com o modelo 2011. Ele
também é equipado com direção elétrica, controle eletrônico de
estabilidade, controle de arrancada e amortecedores ajustáveis Bilstein.
Não faça isso nas ruas: é uma manobra feita durante um filme e com a rua interditada |
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