Estamos passando pelos dias da estação mais quente do ano e aquele bafo abrasador que tanto odiamos dentro de nossos carros. Esta é talvez uma das piores consequências do verão, pois torna-se impossível sobreviver dentro de um carro que esteve com a chapa ao sol a tarde inteira. Para lidar com este problema da melhor maneira, a MaisSuperior e o RazãoAutomóvel.com trazem algumas sugestões para acabar com este problema de uma vez por todas, mas atenção, não existem métodos infalíveis.
Mesmo aquela estupenda ideia de encher o carro com cubos de gelo pode não ser a melhor opção.
Provavelmente nunca tenha percebido, mas num típico dia de verão a
temperatura no interior do seu automóvel pode ser de mais 10 a 20ºC do
que a temperatura exterior.
Fazendo as contas, se estiverem, por
exemplo, 30ºC de temperatura ambiente, poderão estar 50ºC dentro de um
automóvel, o suficiente para “fritar” todo o nosso oxigênio em poucos
minutos. Contudo, existem algumas formas de prevenir este absurdo e é
isso que vamos realçar agora.
Cinco formas de prevenir o calor dentro de um automóvel:
Deixar o carro à sombra
Este é o método de prevenção mais lógico, mas não se iluda, mesmo à sombra o seu carro terá uma temperatura interior superior à do exterior. Ainda assim, aconselhamos vivamente a tentares encontrar sempre um lugar à sombra, afinal de contas, 40ºC sempre é melhor do que 50ºC e um carro estacionado ao sol favorece a evaporação da gasolina, algo que ninguém quer.
Este é o método de prevenção mais lógico, mas não se iluda, mesmo à sombra o seu carro terá uma temperatura interior superior à do exterior. Ainda assim, aconselhamos vivamente a tentares encontrar sempre um lugar à sombra, afinal de contas, 40ºC sempre é melhor do que 50ºC e um carro estacionado ao sol favorece a evaporação da gasolina, algo que ninguém quer.
Deixar as janelas ligeiramente abertas
Apesar de não adiantar muito, deixar as janelas entreabertas ajuda a uma melhor circulação do ar dentro do automóvel, o que originará a um pequeno (mas importante) ganho de refrigeração.
Apesar de não adiantar muito, deixar as janelas entreabertas ajuda a uma melhor circulação do ar dentro do automóvel, o que originará a um pequeno (mas importante) ganho de refrigeração.
Usar protetor dobrável no para-brisas
Para os menos crentes, usar um protetor no para-brisas é ridiculamente feio e não ajuda em nada. Mas enganam-se. Estes protetores têm uma tarefa simples e muito importante: Não deixar o volante e todos os outros componentes em exposição ao sol.
Para os menos crentes, usar um protetor no para-brisas é ridiculamente feio e não ajuda em nada. Mas enganam-se. Estes protetores têm uma tarefa simples e muito importante: Não deixar o volante e todos os outros componentes em exposição ao sol.
Proteger volante, assentos e manete das mudanças
Este ponto complementa um pouco o ponto anterior, mas é talvez mais eficaz visto individualmente. Experimenta deixar um pano húmido a proteger o volante e a manete das mudanças e deixar uma toalha sobre os assentos, quanto mais não seja vai ajuda-te a conservar o material do veículo e a evitar aqueles choques térmicos sempre que tocas no volante.
Este ponto complementa um pouco o ponto anterior, mas é talvez mais eficaz visto individualmente. Experimenta deixar um pano húmido a proteger o volante e a manete das mudanças e deixar uma toalha sobre os assentos, quanto mais não seja vai ajuda-te a conservar o material do veículo e a evitar aqueles choques térmicos sempre que tocas no volante.
Usar películas nos vidros
As películas escurecem os vidros e consequentemente diminuem o calor no interior do automóvel, evitando assim o desgaste dos estofos e dos plásticos. Em Portugal existem algumas dificuldades na homologação destas películas, mas já existem várias marcas a tratar de todas estas burocracias sem grandes problemas.
As películas escurecem os vidros e consequentemente diminuem o calor no interior do automóvel, evitando assim o desgaste dos estofos e dos plásticos. Em Portugal existem algumas dificuldades na homologação destas películas, mas já existem várias marcas a tratar de todas estas burocracias sem grandes problemas.
Estes cinco mandamentos vão dar-te algum trabalho, mas se por ventura
és daqueles que não está para grandes cerimônias e não gostas de ver o
teu carro a competir com uma árvore de natal em concursos de beleza,
fica a saber que também para ti há forma de contornar o problema do
calor. A solução é simples: Ar condicionado! Mas como em tudo na vida,
tem os seus prós e contras.
Ar Condicionado vs. Janelas Abertas
O ar condicionado é um aliado de peso para combater aquelas
temperaturas mais estonteantes, mas sábias que se este estiver a
funcionar a 50% da sua capacidade pode aumentar em 10% o consumo do
combustível? O A/C para trabalhar vai buscar forças no motor do carro e
consequentemente origina um maior esforço do mesmo, daí o aumento do
consumo de combustível ser inevitável. Em tempos de contenção tudo serve
para poupar, por isso, o melhor é abrir as janelas do carro. Mas também
aqui há um problema. A aerodinâmica é essencial para a estabilidade do
veículo, e ao abrires as janelas existe uma perda gradual da
aerodinâmica.
Confuso? Imagina que vais na autoestrada a 120 km/h com as janelas
abertas, além de ser uma turbulência nada confortável para os seus
ouvidos, vai haver uma maior resistência do carro ao ar, o que significa
que o atrito existente vai pedir ao motor que se esforce mais para
andar o mesmo. Segundo alguns estudos, é mais eficiente ligar o A/C em
velocidades elevadas (mais de 90 km/h), pois o consumo de combustível
derivado das perdas aerodinâmicas é superior ao consumo do ar
condicionado. Por isso já sabe, sempre que circular a mais de 90 km/h
é preferível ligar o A/C, caso contrário, o melhor é abrir as
janelas do carro e sentir aquela brisa escaldante na cara.
Fonte: Maissuperior.com
Foto: thewiring.com
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