Deixar a
moto parada sem uso por certo tempo, é prejudicial para todos os
componentes como: motor; embreagem; pneus; tanque de combustível;
bateria; carburador; cromados; comandos de farol, seta, partida;
pintura, o que leva ao início de um processo de oxidação e deposição,
comprometendo rapidamente sua motocicleta.
Porém,
muitos proprietários, por conta as vezes de suas atividades, não dispõe
de tempo suficiente para dedicar-se a limpeza e conservação de sua
motocicleta. Uma boa lavagem e lubrificação somado aquela “voltinha”,
fazem toda a diferença na hora de manter a sua máquina pronta e bonita
para um eventual passeio.
Hoje em dia é possível recorrer a profissionais especializados, que cuidam da aparência e conservação da motocicleta.
Não é
recomendável levar sua bike a um lava rápido de carro, pois os produtos e
técnicas de lavagem de um carro e de uma moto é completamente
diferente.
Assim, vamos a umas dicas importantes:
1º – Nunca
lave sua moto com máquina de alta pressão. Isto pode causar danos a
componentes eletroeletrônicos, mecânicos, acessórios e até da pintura.
2º – Não
permita que utilizem, por mais suja que esteja sua moto, a aplicação de
produtos agressivos como “solupan”, ativados, querosene, óleo diesel,
entre outros. O uso destes produtos pode manchar a pintura, os cromados,
danificar e oxidar a estrutura e peças da motocicleta.
3º – Não
deve ser aplicado nos pneus, produtos chamados de “pretinhos” que
alegram muito a vista, mas são extremamente prejudiciais ao bolso. Estes
produtos, quando aplicados nos pneus, quer pela gravidade ou, pela
força centrifuga, migram para a banda de rodagem o que pode provocar a
queda do motociclista, pois os pneus tornam-se escorregadios. Aliado a
isto, eles deterioram a borracha, ressecando o pneu ou provocando
rachaduras.
Conservação
de uma motocicleta requer além de técnica de lavagem e limpeza, muita
paciência, uso de produtos adequados e cuidados especiais com partes
importantes, como acessórios e pintura, alem de fazer tudo isto com
muito prazer, é claro!
Acostumado
a realizar o trabalho de revitalização e conservação de motocicletas,
vale destacar algumas dicas importantes para você cuidar bem da sua
bike:
- Primeiro retire ou proteja os acessórios / peças da moto que não podem ser molhadas.
- Com uma mangueira, molhe toda a moto procurando tirar a poeira e a maior quantidade possível de sujeira.
- Inicie a limpeza e remoção da sujeira, primeiro pelas rodas, pneus e as partes baixas do quadro da moto. Se puder levantar a roda melhor, vai facilitar em muito a limpeza. Use uma escova e sabão em pedra neutro (sabão de coco).
- Depois, comece a lavar a moto utilizando shampoo neutro e uma espuma macia. Cuidado com algumas esponjas que possuem um dos lados abrasivo. Repita esta operação duas vezes. Tenha atenção com cantos e reentrâncias. A lavagem é muito importante, pois vai garantir uma limpeza perfeita.
- Com uma toalha ou um pano macio seque bem toda a moto.
- Em seguida, limpe os cromados e partes em alumínio, aplicando um polidor de metais. Retire o excesso e aplique um pouco de cera automotiva para conservar. Não passe cera nos cromados que vão se aquecer, como escapamento e tampas do motor.
- Aplique gradativamente cera também em todas as peças pintadas, nos retrovisores, guidão, farol, bengalas e em todos os pontos que isto seja possível e não seja prejudicial. Depois retire o excesso com uma estopa, algodão automotivo ou pano macio. Para quem mora na praia, este cuidado vai retardar a ação da maresia e consequentemente a ferrugem.
- Lubrifique com óleo fino, todas as partes móveis, como pedais, pedaleiras, cabos e manetes.
- Limpe os acessórios de couro com um pano levemente úmido para retirar as impurezas. Seque com um pano limpo. Aplique em toda a superfície uma leve camada de óleo de amêndoa, retirando o excesso com um pano macio, seco e limpo.
- Para finalizar, pegue um pano limpo e macio – serve uma camiseta de algodão de preferência branca, e dê aquele brilho em toda a moto.
Pronto!
Depois de umas poucas horas de puro prazer, vista aquela roupa estilosa,
coloque os equipamentos de segurança enquanto o motor esquenta, engate a
primeira e dê um role com sua bike, no mais puro estilo “desfilar”.
Voltando a
garage, espere sua bike esfriar bem e cubra-a com um lençol ou uma capa
macia e que possa ser lavada periodicamente. Evite as capas plásticas
ou aquelas que tenham o seu interior abrasivo ou que sejam pesadas.
Fonte: advogadomotociclista.com.br
Foto: Google
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