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terça-feira, 15 de maio de 2012

Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta

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Deixar a moto parada sem uso por certo tempo, é prejudicial para todos os componentes como: motor; embreagem; pneus; tanque de combustível; bateria; carburador; cromados; comandos de farol, seta, partida; pintura, o que leva ao início de um processo de oxidação e deposição, comprometendo rapidamente sua motocicleta.

Porém, muitos proprietários, por conta as vezes de suas atividades, não dispõe de tempo suficiente para dedicar-se a limpeza e conservação de sua motocicleta. Uma boa lavagem e lubrificação somado aquela “voltinha”, fazem toda a diferença na hora de manter a sua máquina pronta e bonita para um eventual passeio.

Hoje em dia é possível recorrer a profissionais especializados, que cuidam da aparência e conservação da motocicleta.

Não é recomendável levar sua bike a um lava rápido de carro, pois os produtos e técnicas de lavagem de um carro e de uma moto é completamente diferente.

Assim, vamos a umas dicas importantes:

1º – Nunca lave sua moto com máquina de alta pressão. Isto pode causar danos a componentes eletroeletrônicos, mecânicos, acessórios e até da pintura.

2º – Não permita que utilizem, por mais suja que esteja sua moto, a aplicação de produtos agressivos como “solupan”, ativados, querosene, óleo diesel, entre outros. O uso destes produtos pode manchar a pintura, os cromados, danificar e oxidar a estrutura e peças da motocicleta.

3º – Não deve ser aplicado nos pneus,  produtos chamados de “pretinhos” que alegram muito a vista, mas são extremamente prejudiciais ao bolso. Estes produtos, quando aplicados nos pneus, quer pela gravidade ou, pela força centrifuga, migram para a banda de rodagem o que pode provocar a queda do motociclista, pois os pneus tornam-se escorregadios. Aliado a isto, eles deterioram a borracha, ressecando o pneu ou provocando rachaduras.

Conservação de uma motocicleta requer além de técnica de lavagem e limpeza, muita paciência, uso de produtos adequados e cuidados especiais com partes importantes, como acessórios e pintura, alem de fazer tudo isto com muito prazer, é claro!

Acostumado a realizar o trabalho de revitalização e conservação de motocicletas, vale destacar algumas dicas importantes para você cuidar bem da sua bike:
  1. Primeiro retire ou proteja os acessórios / peças da moto que não podem ser molhadas.
  2. Com uma mangueira, molhe toda a moto procurando tirar a poeira e a maior quantidade possível de sujeira.
  3. Inicie a limpeza e remoção da sujeira, primeiro pelas rodas, pneus e as partes baixas do quadro da moto. Se puder levantar a roda melhor, vai facilitar em muito a limpeza. Use uma escova e sabão em pedra neutro (sabão de coco).
  4. Depois, comece a lavar a moto utilizando shampoo neutro e uma espuma macia. Cuidado com algumas esponjas que possuem um dos lados abrasivo. Repita esta operação duas vezes. Tenha atenção com cantos e reentrâncias. A lavagem é muito importante, pois vai garantir uma limpeza perfeita.
  5. Com uma toalha ou um pano macio seque bem toda a moto.
  6. Em seguida, limpe os cromados e partes em alumínio, aplicando um polidor de metais. Retire o excesso e aplique um pouco de cera automotiva para conservar. Não passe cera nos cromados que vão se aquecer, como escapamento e tampas do motor.
  7. Aplique gradativamente cera também em todas as peças pintadas, nos retrovisores, guidão, farol, bengalas e em todos os pontos que isto seja possível e não seja prejudicial. Depois retire o excesso com uma estopa, algodão automotivo ou pano macio. Para quem mora na praia, este cuidado vai retardar a ação da maresia e consequentemente a ferrugem.
  8. Lubrifique com óleo fino, todas as partes móveis, como pedais, pedaleiras, cabos e manetes.
  9. Limpe os acessórios de couro com um pano levemente úmido para retirar as impurezas. Seque com um pano limpo. Aplique em toda a superfície uma leve camada de óleo de amêndoa, retirando o excesso com um pano macio, seco e limpo.
  10. Para finalizar, pegue um pano limpo e macio – serve uma camiseta de algodão de preferência branca, e dê aquele brilho em toda a moto.
Pronto! Depois de umas poucas horas de puro prazer, vista aquela roupa estilosa, coloque os equipamentos de segurança enquanto o motor esquenta, engate a primeira e dê um role com sua bike,  no mais puro estilo “desfilar”.

Voltando a garage, espere sua bike esfriar bem e cubra-a com um lençol ou uma capa macia e que possa ser lavada periodicamente. Evite as capas plásticas ou aquelas que tenham o seu interior abrasivo ou que sejam pesadas.


Fonte: advogadomotociclista.com.br
Foto: Google

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