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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vela de Ignição: Tipos de Defeitos mais Comuns

A Vela de Ignição tem a função de conduzir a alta tensão gerada pela bobina de ignição para dentro da câmara de combustão e em seguida gerar a centelha (faísca elétrica). A centelha por sua vez provoca a queima da mistura ar-combustível que esta comprimida dentro da câmara de combustão. A Vela de Ignição apesar de ter um funcionamento relativamente simples é uma peça fundamental para o bom desenvolvimento do motor do seu carro e ela esta diretamente ligada ao consumo de combustível, rendimento do motor e a liberação de gases poluentes. Por estes motivos o bom funcionamento desta peça é essencial, mas muitas pessoas só dão conta disto quando o problema já esta crítico.

Para facilitar no diagnóstico de defeitos nas velas de ignição, nos do Dicas Mecânicas listamos  para nossos leitores alguns dos problemas mais comuns que ocorrem com esta peça tão importante:

Tipos de Defeitos que Ocorrem na Velas de Ignição

 

As imagens deste texto são somente ilustrativas
vela-normal Normal: A base do isolador fica com uma coloração amarelo-cinza ou marrom claro e o desgaste do eletrodo central seja pequeno. Isto indica que o motor esta em bom funcionamento e que a vela de ignição esta dentro das especificações do fabricante.
vela-desgastada
Desgaste Natural : Mesmo em condições corretas de uso a vela de ignição vai ter um desgaste natural provocando a erosão do eletrodo central. Esta erosão ocasiona o aumento da distancia entre os eletrodos e consequentemente ha uma dificuldade maior para a formação da centelha.
Sintomas: falhas na aceleração, principalmente em subidas e retomadas e dificuldade na partida do motor.
vela-de-ignição-residuo-de-chumbo
Leve Resíduo de Chumbo: A o surgimento de manchas amareladas com aspecto fosco e brilhante entorno do isolamento do eletrodo. Quando a temperatura da câmara de combustão aumenta estes resíduos de chumbo tendem a virar condutores elétricos prejudicando o funcionamento da vela. Este tipo de resíduo é causado por aditivos antidetonantes no combustível e obviamente isto indica  um combustível de péssima qualidade.
Sintomas: falhas em alta rotação.
vela-varbonização-seca-fuliginosa
Carbonização Seca ou fuliginosa: A cabeça da vela de ignição fica coberta por uma camada fuligem preta e seca. As Causas para este problema são varias: combustível de má qualidade, ponto de ignição atrasado, velas de ignição incorreta, filtro de ar sujo ou obstruído, excesso de combustível.
Sintomas: Dificuldade na partida do motor quando frio, falhas no motor em marcha lenta.
vela-desgaste-dos-eletrodos
foto vela ignição defeito superaquecimentoDesgaste excessivo dos eletrodos: Este defeito é causado pela presença de de aditivos corrosivos no combustível e no óleo lubrificante. Geralmente este problema é decorrente do uso de combustível adulterado.
Sintomas: Falhas na aceleração e dificuldade na partida.
Superaquecimento: A fundição parcial do eletrodo central pode ser provocada por diversos fatores. A causa mais comum é o uso de velas de ignição incorretas, fazendo com que a câmara de combustão chegue a temperatura extremamente elevadas, ocasionando combustão por incandescência.
Sintomas: Falhas no motor, baixa potencia e em alguns casos pode ocorrer danos graves ao motor.
vela ignição residuos impurezas sedimentação
Impurezas ou Resíduos: O surgimento de um camada cinza e grossa na base do isolador e no eletrodo-massa. Este problema é causado por aditivos no óleo lubrificante e combustível adulterado.
Sintomas: Ignição por incandescência, danos ao catalizador, baixa potencia e danos ao motor.
vela ignição defeito eletrodos fundidos
Eletrodo Central e  Eletrodo-massa Fundidos: A fundição dos eletrodos é provocada por uma alta temperatura na câmara de combustão e este problema é decorrente do uso de vela de ignição incorreta (muito quente) e combustíveis adulterados.
Sintomas: Falhas no motor, potencia abaixo do normal, sérios danos ao motor. Quando a vela chega a este estado dificilmente o motor não foi prejudicado.
vela igniçao defeido isolamento trincado
Base do Isolamento Quebrado: Geralmente a quebra deste isolamento é provocado pelo uso de ferramentas inadequadas, principalmente na hora de regular a folga entre os eletrodos. Este tipo de defeito no isolamento faz com que a centelha (faísca) salte do eletrodo central direto para a carcaça da vela de ignição, sem passar pelo eletrodo-massa.
Sintomas: Falhas no motor, problemas na partida.
Ao analisar os defeitos acima é possível notar que muitos problemas são provocados por combustível adulterado e por aplicação incorreta das velas de ignição. Por isso sempre certifique-se da qualidade do combustível que é colocado no seu carro e sempre que seu mecânico for substituir as velas do seu automóvel, confira no catalogo de aplicações ou no manual do proprietário qual o modelo de vela de ignição é indicado pelo fabricante do veiculo.


Por: Guilherme Lopes
Fonte: Dicas Mecanicas | www.dicasmecanicas.com

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