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terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cuidados diferentes nos freios




Por desconhecer mecânica, alguns condutores pensam que a revisão do sistema de freio das motos é igual a dos carros. Um erro grave por sinal. De acordo com o gerente da Oficina O Damião, Lima Filho, a revisão no sistema de freio de um carro varia de acordo como o automóvel é utilizado. "Essa média é difícil de responder. Um carro que roda bastante, em longas viagens, o recomendado é revisar a cada 15 mil quilômetros. Já nos casos onde o veículo roda apenas na cidade e de vez em quando, o certo é revisar lá pelos 35 mil quilômetros rodados", afirma o especialista.

Enquanto em um carro o exame coincide entre 15 e 35 mil km, nas motos, ela acontece entre três e cinco mil quilômetros rodados.

Muitas são as pessoas que possuem em casa um veículo de passeio e lá no fundo, guardadinha, uma motocicleta. Isso é muito comum no interior e às vezes a manutenção dos freios da moto é revisada igualmente com a do carro. Um erro que pode custar a vida.

Diferença abismal

Para se ter uma ideia, a revisão nos freios da moto, segundo o mecânico Wekson Farias da Silva, da Moto Center Multimarcas, é para fazer a cada cinco mil quilômetros rodados. "Há casos, principalmente no interior, em que a revisão deve ocorrer em até três mil quilômetros, devido a má conservação das estradas e da poeira excessiva", explica.

Para não ter imprevistos, o Caderno AUTO fornece para você algumas dicas importantes, motociclista. Verifique e ajuste a folga dos manetes e pedais conforme o manual do proprietário da motocicleta. No que diz respeito ao freio dianteiro a tambor é recomendável observar o estado do cabo de acionamento, se necessita de lubrificação ou troca.

Atenção nos barulhos. Conforme os especialistas, ruídos metálicos vindos das rodas da moto é sinal de que as pastilhas estão gastas e podem danificar os discos. Nos freios a tambor, observe a regulagem dos freios próxima ao cubo das rodas. Jamais deixe de verificar o nível de fluido de freio em motocicletas com freio a disco. Freios com acionamento "borrachudo" podem ser reparados, muitas vezes, com a sangria do sistema de fluido de freio. Já nos carros de passeio, especialistas fornecem alguns sintomas quando está na hora de verificar os freios do seu carro. Os primeiros sinais são: ruído ao pisar nos freios, pedal oscilando, volante pesado e puxando para qualquer um dos lados, alavanca do pedal muito alta ou diminuição da eficiência dos freios indicam que está na hora de você fazer a manutenção.

Conforme Lima Filho, quando se faz uma retificação nos freios do carro, é dever do centro automotivo ver atentamente as pastilhas, cabos, cilindros, discos, entre outros, garantem segurança e evitam acidentes.

Custo

Para se efetuar a revisão nos freios do carro, o proprietário vai gastar algo em torno de R$ 400,00 e R$ 1.700,00. O preço certo não tem como definir com precisão, de acordo com Lima Filho. Depende muito do modelo do carro e da avaliação que o mecânico vai fazer nos freios. Sobre os trabalhos, o especialista diz que é importante ter essa preocupação, visto que, é a sua vida que está em jogo.

O tempo de serviço é rápido e o pagamento pode ser parcelado no cartão de crédito. Pagamento à vista ganha desconto especial. Nas motos, o preço também é mais em conta. Ao verificar que a moto só necessite de uma limpeza no compartimento de freios, o cliente desembolsará apenas R$ 10,00. Mas se for necessário trocar a pastilha de freio o custo passará a ser R$ 40,00.

Wekson Farias faz um alerta importante. Ele recomenda que o motociclista jamais deve fazer a limpeza dos freios em casa. O certo é levar a motocicicleta para um especialista. "Ás vezes, o condutor coloca líquidos que ao invés de limpar fazem é danificar todo o sistema. O resultado é na maioria das vezes trágico. A falta de freio é inevitável", afirmou.

FIQUE POR DENTRO

Frenagem nos carros e nas motocicletas

Nas motos, existem dois tipos de freio. Um é modelo a tambor e o outro a disco. O do tipo tambor o conserto é mais fácil. Todavia, ele não é tão eficiente quanto o freio a disco. De acordo com especialistas, o freio do tipo tambor sofre mais em condições adversas, como por exemplo, em dia de chuva.

Nos carros, os mais comuns são os freios do tipos convencionais e ABS. O sistema convencional é básico e dotado de óleo. O freio é impulsionado através do óleo, em relação as pinças, cilindro de freio etc. Ele equaliza a quantidade de óleo de acordo com a pisada do motorista. Já com o sistema ABS é totalmente diferente. Ele funciona eletricamente e hidraulicamente.


Fonte: diariodonordeste.globo.com
Foto: LC. Moreira

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