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sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Vai viajar? Veja as dicas para revisar o seu veículo antes de pegar a estrada


Chega o período das férias e muitas pessoas optam por pegar a estrada e conhecer outros lugares. Mas, ao viajar, os motoristas devem se preocupar com o estado do seu veículo. Seja ele carro ou moto, ambos exigem cuidados para uma viagem tranquila e segura. Pensando nesta questão, o iBahia selecionou algumas dicas para orientar os condutores sobre o que se deve fazer antes de cair na estrada.

Para o dirigente do Sindicato das Auto Escolas (Sindiautos) e instrutor, Jorge Evangelista, os motoristas devem fazer periodicamente revisões no veículo, mas em caso de viagens, uma revisão geral é essencial. "É importante verificar toda situação do carro ou da moto", ressaltou. Isso inclui alinhamento, balanceamento, pastilhas de freio, troca de óleo, regulação dos faróis, calibragem dos pneus, cinto de segurança, entre outros.

Quando fazer o alinhamento?

- Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo ou pelo menos a cada 7 mil quilômetros; 
- Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos; 
- Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção; 
- Toda vez que notar algum comportamento estranho no veículo, tendendo a ir mais para um lado ou com dificuldade de se manter na trajetória; 
- Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus; - Sempre que houver substituição de pneus.


Quando o balanceamento deve ser feito?

- Sempre que houver substituição de pneus; 
- Sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras; 
- Por ocasião de vibrações no volante ou guidão; 
- Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, a exemplo de pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc; 
- Para conjuntos de bicicletas ou motocicletas que tenham rodas com raios. Neste caso, verifique periodicamente a tensão e o estados deles; 
- A cada 10 mil quilômetros rodados.

Pneus

Os pneus são elementos fundamentais de todos os veículos, por isso, os cuidados devem ser redobrados para estes itens. É necessário verificar se os pneus estão com a calibragem correta ou se estão esvaziando com frequência.

Com pneus cheios demais, o carro vibra excessivamente e apresenta desgaste precoce da suspensão e da parte central da banda de rodagem. Pneus com baixa pressão fazem o carro gastar mais combustível e desgastar as laterais da banda de rodagem, por isso é preciso ficar atento.

- Normalmente, a pressão dos pneus deve ser ligeiramente maior quando o veículo roda com sua capacidade total de carga e passageiros;
- Se o pneu costuma esvaziar com frequência, é sinal de algum dano na roda (pneus sem câmara) ou da presença de algum objeto perfurante. Nesses casos, jamais tente contornar o problema aplicando maior pressão no pneu avariado para mantê-lo “cheio por mais tempo”. Lembre-se: a calibragem deve ser equilibrada;
- Certifique-se de que as rodas não estejam amassadas ou com trincas. Cheque com frequência a banda de rodagem e a lateral dos pneus. Desgaste excessivo, presença de rachaduras ou eventuais cortes exigem a substituição imediata do pneu;
- Procure manter os quatro pneus com o mesmo tipo de roda. Dessa forma, o desempenho do veículo se manterá linear, principalmente sob chuva;
- Nunca se esqueça do estepe! Quase sempre escondido sob a bagagem de toda a família, ele deve receber a mesma atenção dedicada aos demais pneus;
- Na hora de dá um brilho nos pneus, escolha com cuidado o produto que vai utilizar. Muitos têm em sua fórmula substâncias que ressecam a borracha, o que pode causar rachaduras.

Freios

Segundo o dirigente do Sindiautos, a checagem das pastilhas de freio é uma das coisas mais importantes, por ser o principal item para evitar acidentes no trânsito, mas deve ser utilizado com sabedoria.

"No caso de aquaplanagem (quando o carro parece estar esquiando sobre alguma poça de água) o risco de acidente é muito grande. Nesse caso, jamais o motorista deve pisar no freio e sim tirar o pé do acelerador gradativamente, sem girar o volante, não pise no e esperar o retorno da aderência", exemplificou Evangelista.

A pastilha de freio é um conjunto de plaquetas de aço e material de atrito que compõem o sistema de freio a disco. Quando o freio de serviço é acionado, as pastilhas são pressionadas contra o disco.

Antes de viajar

-Verifique o nível de fluido de freio; 
-Em caso de está acima de 10 mil km ou 12 meses, o fluido de freio devem ser trocados e inspecionados;
-Não sobrecarregue o veículo acima de sua capacidade especificada pelo fabricante;
-Não altere as configurações do freio, como substituir um componente por outro com características diferentes, como por exemplo o diâmetro;
-Não altere as características do veículo, como por exemplo a suspensão e rodas;
-Só faça a manutenção no sistema de freio com mecânicos capacitados para executarem serviços em freios.

Faróis

A cada seis meses é necessário que seja realizada a regulagem dos faróis. De acordo com o instrutor Jorge Evangelista, os impactos do dia-a-dia por conta do asfalto irregular nas pistas, faz com que o farol fique desregulado causando transtornos a quem transita pela noite. "Quando o farol desregula, ele fica piscando e chega até apagar. Se for à noite pode causa um acidente grave", alerta.

Além disso, sempre que o farol ou lâmpada forem trocados ou quando o veículo passar por manutenções de pneus, amortecedores, suspensão etc, a regulagem é necessária, pois assegura que o facho de luz ilumine adequadamente o caminho e não ofusque a visão de quem trafega no sentido contrário.

Os faróis de Xenon garantem melhor iluminação e distribuição da luz, resultado obtido por meio de um tipo de lâmpada incandescente de luz branca azulada (de Xenon). Outro modelo em ascensão é bi-Xenon inteligente, que acompanha o movimento da direção, iluminando um ângulo de até 20º em curvas fechadas.

Cadeiras para crianças

Caso o motorista deseje viajar com crianças, é necessário que seja providenciado a cadeirinha obrigatória que garante a segurança da criança. Existem diversos tipos e modelos que variam de acordo com a idade e peso.

-Bebês do nascimento até um ano de idade (9 a 13 kg de peso, dependendo do fabricante);
-Bebê conforto ou conversível – sempre com o assento voltado para trás;
-Crianças de um a quatro anos de idade (9 a 18 kg de peso, dependendo do fabricante);
-Cadeira de segurança – voltada para frente e sempre no banco de trás;
-Crianças de quatro a sete anos e meio (de 18 a 36 kg de peso, dependendo do fabricante);
-Assento de elevação (booster) – a função do booster é elevar a criança até a altura do cinto de segurança para evitar que ele fica posicionado no pescoço. Ele deve ser usado até que a criança passe de 36 kg ou 1,45 m de altura. A partir daí ele pode ser dispensado.

Crianças até 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás. Apenas a partir dessa idade poderão ocupar o assento de passageiro dianteiro.

Motociclistas

Exclusivamente para os motociclistas, alguns cuidados também são essenciais. É o caso do uso de equipamentos que garantem a segurança do condutor como capacete, luvas, calça e antena nas motocicletas. "O melhor é optar por um equipamento de qualidade para evitar possíveis transtornos", alertou Evangelista. Entre os itens, o capacete requer maior atenção por ser obrigatório. Veja algumas dicas de como escolher um bom equipamento.


Capacete

- O tamanho deve ser exato. Nem pode ficar muito apertado nem muito folgado, para evitar que ele se mova com o vento;
- Para saber o tamanho exato do seu capacete pegue uma fita métrica e meça sua cabeça. A medida em centímetros corresponde ao tamanho do capacete: 56 cm – S; 58 cm – M; 60 cm – L; 62 cm – XL; 64 cm – XXL;
- A parte superior do capacete precisa encostar-se ao couro cabeludo, enquanto as almofadas laterais precisam estar em contato com as bochechas. Não pode haver espaço entre o capacete e nenhuma região da cabeça;
- Os capacetes devem ser confortáveis, pois qualquer incômodo pode atrapalhar a atenção do motociclista;
- Para quem viaja sempre em alta velocidade é necessário que o capacete apresente uma cinta jugular de anel duplo, para que evite que o mesmo saia da cabeça no caso de alguma queda;
- A viseira o capacete deve estar sempre limpa e livre de riscos e rachaduras;
- Dê preferência aos modelos que vibram menos e fazem menos barulho, pois isso pode atrapalhar a concentração no trânsito;
- Os modelos integrais – que não são abertos na parte do queixo – oferecem uma segurança maior em caso de acidentes, pois não protege apenas o crânio, mas o rosto também.



Fonte: ibahia.com

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