A Bridgestone Corporation anunciou em Tóquio, no Japão, o desenvolvimento de um pneu conceito, que dispensa o uso de ar. De acordo com a fabricante, o produto pode ser uma alternativa viável e ecologicamente correta aos pneus tradicionais no futuro. O público pôde conferir a tecnologia na 42ª edição do Salão de Tóquio.
Segundo a fabricante, os pneus sem ar geram um menor impacto para o meio ambiente em relação aos tradicionais, mas os protótipos deste tipo desenvolvidos anteriormente eram inviáveis para a produção em larga escala. A nova tecnologia permite a fabricação em série.
Com estrutura flexível que se estende ao longo do interior dos pneus e que suporta todo o peso do veículo, não há necessidade de calibrá-los periodicamente, o que significa que exigem menos manutenção. Ao mesmo tempo, a preocupação com perfurações é eliminada.
A estrutura interna é produzida a partir de resinas termoplásticas reutilizáveis, e assim como a borracha da banda de rodagem, estes são materiais 100%, explica a Bridgeston. “Como resultado, os pneus estabelecem um novo padrão em termos de compatibilidade ambiental, segurança e conforto”, diz a fabricante em nota.
“A Bridgestone busca este desenvolvimento tecnológico com o objetivo de alcançar um processo que maximiza o uso cíclico de recursos, transformando os pneus usados em pneus novos por meio de materiais recicláveis”, ressalta.
Fonte: Auto Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário