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terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Condutores devem ficar atentos sobre revisão de veículos antes de viajar

 
 
No fim do ano, devido à chegada das férias, aumenta o número de viagens e o primeiro passo para quem quer colocar o pé, ou melhor, o carro na estrada, é a revisão. Nesta época do ano a procura por revisões aumenta. Paletas de para-brisa, extintores, macacos, sinalizadores, velas de ignição, freios, correia-dentada, fluido de freio e óleo. Tudo deve ser checado nos mínimos detalhes em uma revisão geral.

Uma pré-revisão confere o freio e a correia-dentada e não é o ideal para quem quer fazer longas viagens. Para ter segurança mesmo, é melhor fazer a revisão geral. Outros itens a serem checados são: Para-brisas, freios, luzes externas e internas, alinhamento e balanceamento.

As velas de ignição de um automóvel devem ser verificadas a cada 10 mil quilômetros rodados e, das motocicletas, a cada 3 mil. Velas danificadas podem ocasionar problemas ao veículo, como a queda de rendimento, dificuldade na partida e aumento do consumo de combustível.

Os pneus são itens primordiais para a segurança do carro. Não se deixe enganar pelas aparências: a qualidade de um pneu não deve ser mensurada observando apenas o desgaste. Na verdade, o limite dos sulcos do pneu é 1,6 mm, o que não ocorre, necessariamente, quando o mesmo está "careca". É nisso que o proprietário do automóvel deve se ater.

As revisões de carro devem ser feitas a cada seis meses, no entanto, o dono do automóvel deve estar sempre atento a quaisquer irregularidades apresentadas. A correia-dentada, por exemplo, deve ser trocada a cada dois anos, no entanto, se em menor intervalo de tempo o carro já tiver rodado 40 mil quilômetros, é hora de procurar uma oficina.

Além da segurança, o motorista sente no bolso os reflexos de uma revisão. Se ele gasta R$ 20 por mês trocando o filtro de óleo, deverá amargar um prejuízo de R$ 200 sem trocá-lo, uma vez que o filtro sujo ocasiona queima da bomba de combustível, que demanda esse valor para ser trocada.

Antes de viajar

Limpadores: certifique-se de que as palhetas do para-brisa têm qualidade. Caso estejam danificadas, além de não limpar o vidro, elas o arranham. As palhetas de boa qualidade custam de R$ 35 a R$ 50 e devem ser trocadas pelo menos uma vez ao ano. O equipamento deve ser trocado com maior frequência em carros que passam muito tempo expostos ao sol.

Cabos de velas e velas: têm ligação estreita com o rendimento do veículo. São responsáveis pela queima do combustível. A vela deve ser trocada a cada 20 mil quilômetros e custam de R$ 45 a R$ 50. O cabo só é trocado quando há danificações.

Óleo de motor: o óleo serve para lubrificar e refrigerar o motor. A troca deve ser feita pelo menos uma vez por ano. Existem dois tipos de óleos: um que deve ser trocado a cada 5 mil quilômetros rodados, que custa cerca de R$ 10, e o outro para veículos que rodaram 10 mil quilômetros e que custa R$ 30. Não se esquecer de verificar o nível do óleo e se está limpo. Os filtros de óleo devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros rodados, e se não trocados poluem o óleo limpo.

Pneus: verificar se os sulcos estão muito rasos, ou seja, se o pneu está "careca". Desgaste lateral por falta de alinhamento e o famoso deslocamento do pneu. No mercado, uma unidade de pneu aro 13 é vendida por 170.

Luzes de sinalização externa: verificar se não estão queimadas. Sem sinal de freio ou seta, o risco de acidentes é bem maior. As luzes precisam ser trocadas apenas quando queimam. A iluminação utilizada nas setas custa R$ 3 e a do farol, de R$ 15 a 25.

Correias-dentadas: possibilita que ocorra a combustão dentro do motor. Devem ser trocadas a cada dois anos ou a cada 40 mil quilômetros rodados. Uma correia custa, em média, R$ 170.

Freios: a revisão dos freios deve ser feita a cada 10 mil quilômetros. O fluido deve ser trocado uma vez por ano. Devem-se checar, também, as pastilhas e os discos. Uma troca de freios gira em torno de R$ 200.

Luz de advertência: atente-se às luzes de advertência no painel do veículo. Sempre que acenderem, o proprietário deve descobrir para que parte do carro está apontando. Essas luzes custam, em média, R$ 3 e só são trocadas quando queimam.

Radiador: a água do radiador é responsável por manter a temperatura do carro em equilíbrio. É importante carregar uma garrafa d´água no carro quando viajar para completar o nível da água do radiador, se necessário.

Importante! Não esqueça de carregar:

Equipamentos: não viaje sem o triângulo, o macaco, estepe, chave-de-roda e de fenda e extintor de incêndio.

Documentos: levar o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV), Certificado de Registro do Veículo (CRV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Não deixe de usar o cinto de segurança e Boa Viagem!

Fonte: Acesse Notícias

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