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quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Na estrada, sem levar sustos


Com a chegada das férias, muitas famílias aproveitam para viajar. Na correria, a maioria lembra de todas as traquitanas que precisa levar, mas, em grande parte das vezes se esquece de dar aquela revisão no carro antes de pegar a estrada. Para que a viagem em família não se transforme em pesadelo, confira as dicas de Automania e evite contratempos e acidentes.

A primeira dica é procurar um mecânico de confiança pelo menos com 15 dias de antecedência. A pressa é inimiga da perfeição e jeitinhos de última hora podem deixá-lo na mão.

Comece pelo motor. Lembra-se da última vez em que trocou o óleo? Confira a validade e o nível. Em caso de troca substutua também o filtro. O manual do proprietário é de grande valia para determinar prazos e trocas de componentes. Veja os demais filtros: de combustível,de ar e de cabine, pois, além de aumentarem o consumo, prejudicam o desempenho, ameaçam sua saúde e podem fazer toda a diferença na hora de ultrapassar. O mesmo vale para as velas e cabos de velas. O motor deve funcionar ‘redondo’. Veja o nível do líquido de arrefecimento no vaso de expansão. Se estiver muito baixo, pode haver vazamentos no vaso, nas mangueiras ou no próprio radiador. São partes que podem determinar o fim da sua viagem. Confira a tensão das correias, inclusive a dentada.

Verifique farois, lanternas e setas. Se possível, leve lâmpadas de reserva. Estas e as luzes de freio tornam o carro mais visível e evitam acidentes. Confira também o estado e carga da bateria e do alternador.

Pneus devem estar em bom estado (verifique o TWI) e calibrados corretamente para meia carga ou carga total. O estepe também deve ser calibrado.

Confira se as palhetas estão boas e veja o nível do reservatório de esguicho, com detergente. Visibilidade é tudo, ainda mais na estrada.

O sistema de freios também merece atenção especial. Verifique pastilhas, discos, lonas e fluido (se o nível estiver baixo há vazamento, passe no mecânico).

Na suspensão, cheque amortecedores, molas, buchas e batentes. Um teste rápido é pressionar com força para baixo a carroceria na altura das rodas e, se ao soltar, o carro oscilar mais de uma vez sem reduzir a amplitude do movimento, o amortecedor está vencido. Suspensão avariada causa perda de controle em curvas, maior chance de aquaplanagem e aumenta o espaço necessário para conseguir parar o carro em uma freada de emergência.

Não se esqueça de observar o nível do extintor e de ter consigo todos os documentos pessoais e do carro (em dia).


Fonte:  Pedro Cuadrat / odia.ig.com.br

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