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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dicas de manutenção para encarar as férias

Uma revisão geral no automóvel antes de pegar a estrada é sempre mais barata e evita surpresas.
 
Tudo bem que o certo mesmo é fazer a manutenção do automóvel no dia a dia, ou seja, a preventiva (conhecida como “do tipo avião”), em vez da corretiva. Além de sair mais barato, previne grandes dores de cabeça, como ficar na mão em pleno dia de calor em um lugar pouco seguro da estrada, muitas vezes com toda a família.

É por isso que vale consultar o manual do veículo. Quando foi feita a última revisão? E a troca de óleo, está em dia? E dos filtros? Todo o sistema de iluminação, incluindo faróis, lanternas e luzes de freio, está acendendo e apagando como deveria? Nessa hora vale a brincadeira de contar com a ajuda dos filhos...

Antes de pegar a estrada, verifique freios (se estão funcionando corretamente), motorização (se não está falhando ou com algum ruído estranho), direção (pendendo para um lado, por exemplo), refrigeração, iluminação, ventilação, desgaste dos pneus (não estão quase carecas?), alinhamento e balanceamento das rodas (sinal de problemas é quando o volante trepida em velocidades próximas a 120 km/h).

Neblina/ Para garantir a segurança sua e de toda a família, é imprescindível que todas as luzes estejam funcionando. Qualquer falha pode ocasionar até um grave acidente. Em trechos com neblina, use a luz correspondente, um vermelho forte na traseira do veículo (muitos a utilizam de forma incorreta). Nunca acione o pisca-alerta com o carro em movimento, muito menos trafegue pelo acostamento com ele ligado.

Caso vá viajar para regiões de serra, tenha um cuidado especial com os pneus, que são mais exigidos nessa situação. Eles devem estar calibrados de acordo com a especificação (no manual ou numa etiqueta afixada no automóvel, em geral na parte interna da porta). A uniformidade do desgaste também deve ser conferida. Se houver algum tipo de irregularidade, pode indicar a necessidade de alinhamento do sistema de direção ou até mesmo a troca. Verifique ainda, na suspensão, se os amortecedores estão em dia. Um teste simples é empurrar o carro para baixo e verificar se ele não fica subindo e descendo duas ou mais vezes.

Um dos problemas mais graves que se pode enfrentar é a parada total do motor em razão de displicência com a troca de óleo. É fácil verificar se ele está em dia. Basta, com o carro frio, puxar a alça laranja do medidor de nível, que está localizada sob o capô. O óleo deve estar entre os marcadores. Dedos não são viscosímetros, portanto de pouco adianta verificar com eles a consistência do óleo.

Inspecione o nível de outros fluidos, como do arrefecimento, do lavador do para-brisa, dos freios, da direção hidráulica e da transmissão automática, se o carro for equipado com esse item. Caso esteja em dúvida sobre algum desses itens, não hesite em visitar uma oficina especializada. Em geral vale muito mais a pena do que deixar que um problema afete uma viagem que era para ser só diversão.

Outros pontos que não podem ser esquecidos e devem ser verificados são: a acomodação das ferramentas e do triângulo de segurança no porta-malas do automóvel, a validade do extintor de incêndio e a calibragem do estepe. Se parado em uma fiscalização, a falta desses itens em dia pode estragar sua viagem.


Fonte: Luís Perez / redebomdia.com.br

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