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terça-feira, 19 de março de 2013

Cuidados ao abastecer com óleo diesel: como identificar um diesel adulterado



Uma preocupação muito grande hoje dos motoristas é com a qualidade do óleo diesel. As diversas opções disponíveis de diesel faz com que muitos consumidores desconheçam as diferenças entre esses combustíveis e não saiba identificá-los na hora de abastecer, sem contar é claro o diesel adulterado que é nossa maior preocupação. A primeira coisa a se observar quando vamos abastecer com diesel é a sua coloração, a cor é o elemento mais visível do tipo de combustível que você está comprando, mas há outras coisas que você pode observar e exigir do posto de abastecimento.

Quanto a coloração a ANP estabeleceu os seguintes critérios (desde julho/2012):

  • Diesel S-10 ou S-50 (Baixo teor de enxofre): coloração de transparente a amarelo claro – comercializado em grandes centros e postos com grande fluxo de abastecimento.
  • Diesel S-500: coloração vermelha – comercializado na maioria das cidades do Brasil.

Além da coloração é importante observar:

  • O preço do combustível na bomba: preço muito abaixo do valor de mercado da região é um indicativo de que pode haver adulteração.
  • Verificar a origem do combustível: os postos são obrigados a apresentar de forma clara e objetiva o distribuidor do diesel que está oferecendo, isso é muito importante no caso de postos com bandeira branca.
  • Exigir nota fiscal para comprovação da compra.


  • Na dúvida, solicitar ao funcionário do posto de abastecimento que retire uma amostra de um litro de diesel, diretamente do tanque, e colocar a amostra em uma proveta transparente de vidro para verificar se há impurezas como água ou materiais estranhos no combustível.
  • Verificar se o combustível possui seu cheiro (odor) característico, uma das adulterações mais comuns no mercado é o uso de querosene, que altera o odor do diesel.
  • Observar se o tanque de armazenamento for aéreo (estiver visível e não enterrado) se há uma boa conservação do mesmo, se está abrigado de chuva e de variações bruscas de temperatura.
  • Buscar postos que possuam um bom fluxo de abastecimento, sinal de combustível novo e de boa qualidade.
  • Para quem costuma dirigir pelas mesmas estradas/regiões e abastecer nos mesmo postos, converse com os frentistas, busque saber se eles realizam frequentemente a drenagem de água dos tanques.
  • Abastecer apenas em postos que possuam sistemas de filtragem do diesel, de preferencia onde o diesel é filtrado no ato do abastecimento.
  • Observar o desempenho do veículo após o abastecimento, caso haja alguma mudança no comportamento do veículo procurar um mecânico de confiança ou uma concessionária autorizada para verificar se o problema pode estar no combustível.


Fonte: petropuro.com.br

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