Páginas


segunda-feira, 4 de março de 2013

Cuide do motor e evite gastos

Motor é responsável por fazer o veículo andar. Como o ser humano ele precisa de "sangue". No caso, o óleo, para poder trabalhar confortavelmente Foto: Divulgação

As vezes pela falta de tempo, motoristas acabam esquecendo de trocar o óleo do carro. Isso provoca a carbonização do motor. Segundo Igor Calixto, gerente da oficina Cordeiro, o proprietário não deve tomar como referência as informações contidas naquele selinho que são distribuídos na hora da troca em postos de combustível. "Não se deve jamais tomar como base o conteúdo do selo que é colocado no vidro do veículo. A troca deve acontecer a cada cinco meses ou cinco mil quilômetros. É o que recomenda os principais especialistas automotivos", afirmou o especialista.


Já de acordo com especialistas automotivos, eles realmente confirmam a informação de Igo Calixto. A maioria das montadoras pedem ao proprietário para fazer a troca pelo menos duas vezes ao ano. "A carbonização é decorrente do desgaste das peças móveis do motor. Lembro que esse desgaste varia muito de motor para motor. E outra. Vai depender muito do uso, do combustível utilizado e da manutenção adequada, principalmente em relação à qualidade do lubrificante", acrescenta.

Não é difícil manter o automóvel em boas condições. Não tem segredo. Se o você motorista manter as trocas de óleo em dia dificilmente terá que descarbonizar o motor do carro. Sobre as trocas de óleo, Igor Calixto faz uma ressalva importante. Na hora de trocar o óleo, não esquecer o filtro de óleo. "É fundamental trocar os dois. Trocando somente o óleo e esquecendo de substituir o filtro, não vai adiantar de nada o serviço".

Sintomas

Quando não é trocado o óleo, o motor do carro aponta alguns problemas. O mais comum é a perda de força. Outra característica é a partida falhando e nos casos mais extremos o aparecimento da luz indicando que é preciso trocar o óleo. "Se seu veículo apresenta esses defeitos, é bom providenciar a troca imediatamente", lembra. O custo para fazer a descarbonização varia muito do estado em que se encontra o motor. Conforme Igo Calixto é preciso de uma avaliação técnica detalhada primeiro. Porém, o custo varia de R$ 170,00 à R$ 450,00. O tempo do conserto também depende do tamanho do problema. Pode demorar quatro horas como pode chegar a dias de serviço. O pagamento na Cordeiro Centro Automotivo é facilitado e pode ser pago em uma mais quatro ou parcelado em até cinco vezes.


Fonte: diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário