Páginas


quinta-feira, 14 de março de 2013

Saiba por quê trocar o fluido de freio periodicamente


Saiba por quê trocar o fluido de freio periodicamente.

Os veículos são projetados para oferecerem conforto e segurança aos seus ocupantes e nada mais seguro do que ter um sistema de freios eficiente. Considerado um item de suma importância no projeto de um veículo, o sistema de freios está constantemente sendo aperfeiçoado com o claro objetivo de aumentar a segurança do sistema.

O líquido de freios é um composto sintético ou semi-sintético responsável pela transmissão de força no sistema. Quando o pedal de freios é acionado o cilindro mestre gera uma pressão hidráulica no sistema que é transmitida às rodas através do fluido de freio. A qualidade dessa transferência está diretamente ligada as características e qualidade do fluido ultilizado.
Como se pôde notar o fluido de freio é o principal responsável pela eficiência do sistema. O fluido de freio não dá sinais da perda das suas características. Geralmente o condutor descobre que o fluido está comprometido quando precisa acionar os freios bruscamente e o mesmo não responde com a eficiência esperada. 
A importância da troca do fluido de freio deve-se ao fato dele ser higroscópico (absorve umidade existente no ar). As principais deficiências ocasionandas pela absorçção de água são: diminuição do ponto de ebulição; alteração de características fisico/químicas; lubrificação ineficiente do sistema; contaminação por ferrugem das partes metálicas. Outro fator que contribui para a deterioração do fluido é o excesso de calor gerado nas frenagens bruscas, essa elevação brusca de temperatura faz com que ocorra a fervura do fluido formando bolhas de ar no sistema.
Outro ponto muito importante é a questão das características do fluido de freio, que influem diretamente na performance do sistema, por isso, o técnico deve utilizar o produto certo para cada veículo, com as propriedades e especificações necessárias para determinada aplicação. As classificações disponibilizadas no mercado são as seguintes: DOT 3, DOT 4 e DOT 5. Também não é recomendável completar-se o nível com fluido de classificações ou marcas diferentes. 

Fonte: carrosautocenter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário