Páginas


terça-feira, 19 de março de 2013

Os cuidados para não ter grandes prejuízos em época de alagamentos



A cada verão, cenas de carros no meio de água, lama e sujeira. Na época das enchentes, sorte apenas não basta... Com alguns cuidados é possível evitar que o automóvel seja muito danificado ou mesmo sofra perda total.

A primeira recomendação é óbvia: evitar sair com o carro nos dias em que a chuva alaga a cidade. O problema é quando o motorista se vê no meio da rua durante uma tempestade.

Ao chegar na borda de uma grande poça, o motorista deve parar e observar os carros que já estão na água. Se estiver batendo na altura da metade das rodas, o melhor é desistir da travessia, encostar num canto, longe de bueiros e torcer para o nível não subir mais.

Se atravessar a água for absolutamente necessário, deve-se esperar o carro da frente seguir por um bom trecho, deixando boa área livre entre um automóvel e outro. Para entrar na água, deve-se engrenar uma marcha reduzida (de preferência a primeira, nos carros manuais, ou “L”, nos automáticos) e ir sempre em frente, em baixa velocidade, mantendo aceleração constante. Isso evita que a água bloqueie o escapamento. Não se deve trocar a marcha dentro da água. E é bom ficar longe dos ônibus, evitando marolas.

A parte central da pista é mais alta e, portanto a mais segura. Além disso, os bueiros (muitas vezes sem tampas) geralmente ficam próximos ao meio-fio.

Após passar pelo trecho alagado, e já com o carro andando, o motorista deve dar algumas pisadas leves no freio, para secar o sistema mais rápido e poder parar numa emergência.

Se, contudo, o carro enguiçar na poça, o melhor é não insistir em dar a partida e empurrá-lo até uma parte seca (ou mais rasa). Há grande possibilidade de a pane ter sido causada pelo calço hidráulico. Ou seja, a água invadiu a câmara de combustão e travou o motor.

Nesse caso, a pior coisa a fazer é tentar ligar o carro: como a água não pode ser comprimida, as bielas empenam e podem até se quebrar depois de algum tempo, causando a perda do motor.

Um carro que estava parado quando foi coberto parcialmente pelo alagamento também corre risco de sofrer calço hidráulico. Basta que a água tenha atingido a altura da entrada de ar do motor.

Quando tudo estiver mais tranquilo, será a hora da inspeção visual. O primeiro item a ser verificado é o filtro de ar. Se estiver seco, é possível tentar ir embora. Antes disso, porém, deve-se ver o óleo.
Se a água tiver entrado no cárter, a vareta do óleo ficará com uma cor acinzentada ou de café com leite.


Fonte: portaldoconsumidor.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário