Páginas


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Como dirigir em condições adversas

Como dirigir em condições adversas

É possível saber como dirigir em condições adversas e não provocar acidentes e nem levar multas. Porém, é preciso fazer uso da direção defensiva e estar atento para uma série de fatores. Em relação às condições adversas do tempo, seja porque está muito quente, frio, com neblina, cerração, fumaça, poeira, chuva ou vento, é preciso que você siga algumas normas elementares.

Assim, o mais adequado em como dirigir em condições adversas de tempo ruim é não apressar a viagem, tomar mais cuidado e estar mais atento do que o normal, bem como andar devagar e não dirigir “colado” ao outro, o que também deve ser seguido mesmo com o tempo bom. Quando está muito calor, é importante que você não dirija com o estomago cheio, pois é mais fácil do sono aparecer, nesse caso, tente se distrair com alguma coisa ou se possível parar um pouco, tomar uma água, fazer um alongamento para retornar ao volante.

Com neblina, cerração ou fuma, como dirigir em condições adversas vai exigir que você ligue a luz, ande devagar e tome cuidado. O mesmo deve acontecer se você de deparar com muita poeira na via, em especial, nas estradas de chão, é preciso aumentar a atenção, ainda mais quando as estradas forem estreitas e possuir tráfego de outros veículos e pessoas.

Já se estiver chovendo, é preciso ligar a luz, o limpador e o desembaçador, porém, se a chuva está forte o mais adequado é parar o veículo em um lugar seguro e esperar que ela amenize. Também é aconselhável não frear na chuva, porque os pneus derrapam e, se houver óleo na pista, o risco de acidentes é maior.

Além disso, você não deve entrar em alta velocidade em um “lençol d’água”, porque isso pode resultar na aquaplanagem e os pneus vão deslizar sobre o lençol e se isso acontecer evite frear. Já se o problema for o vento lateral forte, é preciso cuidar porque ele pode desestabilizar o veículo.


Fonte: tiramulta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário