Quem viaja de moto tem que ter cuidado redobrado, não somente no cotidiano, nas ruas das cidades, como na estrada, onde o perigo é maior. É certo que ocorrem mais acidentes envolvendo motocicletas que carros, mesmo a frota representar 20% do total de veículos no país. O Dpvat registrou que mais de 69% das pessoas que solicitam o seguro são motociclista. É mais perigoso conduzir uma motocicleta. Por esse motivo separamos algumas dicas para quem quer viajar sob duas rodas.
Antes de tudo é preciso atenção. É preciso estar constantemente atento ao que ocorre a sua volta. Por esse motivo, é recomendado que o usuário não conduza a moto quando estiver cansado, tomando alguma medicação, ou mesmo sob o efeito de drogas ou álcool. Pode não parecer, mas pilotar uma moto pode ser muito cansativo, dessa forma, estude qual será o percurso e em quanto tempo ele pode ser seguido. Se sentir necessidade, tente parar por alguns instantes e descansar. O ideal é que o motociclista faça uma parada a cada 90 minutos para relaxar os músculos e continuar a viagem.
Faça sempre a manutenção de sua motocicleta. Leve em consideração que alguns itens básicos, como pneus, nível de óleo, nível do fluído de freio e água no radiador podem ser checados pelo condutor, basta seguir as instruções presentes no manual de instruções da moto. Também é sempre bom fazer a vistoria prévia junto a uma oficina autorizada da montadora. Uma dica importante é sempre estar com o capacete com prazo de validade em dia, além de outros itens que protegem o motociclista, como luvas, jaqueta, calça e botas resistentes.
O motociclista também deve estar seguro de suas habilidades e saber os segredos de sua moto. Na estrada, todo o cuidado é pouco. As últimas dicas que podem ser seguidas são de ter maior atenção nas ultrapassagens. É preciso verificar as condições de calibragem dos pneus e qual o consumo de combustível, como as motocicletas apresentam um tanque bem menor que os carros, por isso é preciso verificar quais as opções de postos de gasolina podem ser usados durante o percurso.
Fonte: tamotos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário