Páginas


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Pesquisa pode garantir carro com IPI antigo


A retomada gradual da cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre automóveis de pequeno porte começou a valer no dia 1º de janeiro e, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os preços devem subir, em média, entre 3% e 4% na primeira etapa do retorno do imposto. O percentual pode chegar a 10% em julho, quando volta a cobrança integral.

De acordo com a Fenabrave, ainda há estoque nas lojas para 25 dias de vendas de automóveis feitos em 2012. Há modelos que ficaram mais em conta em janeiro, segundo a Fipe, possivelmente porque vão mudar ou sair de linha (confira acima exemplos de preços antigos e novos) .

Quando acabar o estoque, modelos com motor 1.0, que desde maio passado não recolhiam o tributo, passam a pagar 2% de imposto a partir deste mês. Veículos acima de 1.0 e abaixo de 2.0, desde que sejam flex, terão a alíquota do IPI reajustada de 5,5% para 7%. Em abril, carros populares passam a recolher 3,5%, percentual que sobe para 7% em julho. Veículos com motor acima de 1.0 até 2.0 passam a pagar 9% em abril e 11% em julho.

Efeito cascata/ A Fenabrave informa que os reajustes devem ser maiores do que as novas alíquotas do IPI porque outros tributos vão incidir em cascata sobre o imposto. As montadoras também devem ampliar sua margem de lucro durante este ano, informa a federação.


Fonte: diariosp.com.br
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário