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terça-feira, 9 de julho de 2013

Atenção ao desgaste precoce da tração


Motociclista cuidadoso não é aquele que se preocupa apenas em andar com os itens de segurança em dia. Apesar da importância deles, outros cuidados precisam ser tomados para evitar problemas no caminho. Fazer a manutenção periódica é questão básica de prioridade, que pode evitar muitos transtornos. Isso porque a falta de cuidados está associada à degradação prematura do sistema de tração. 

A tração resulta da relação do conjunto mecânico de corrente, coroa e pinhão. E este sistema é responsável por passar o movimento da caixa de câmbio até a roda traseira. Segundo o mecânico da Motomais, Wylly Barbosa, as principais causas para o desgaste da tração são o acúmulo de areia, desregulagem da corrente, desalinhamento dos pneus e a baixa qualidade do conjunto. “Uma boa dica para evitar o problema é utilizar o óleo na lubrificação ao invés da graxa, pois evita que a areia grude na corrente”, acrescenta.

Outro importante fator para o desgaste é a adaptação de pneus maiores nas motos. De acordo com Wylly, a motocicleta já vem com um modelo de pneu e alterar esse tamanho vai forçar mais a tração. “Os motociclistas querem deixar suas motos mais modernas e colocam uma roda maior do que o permitido, isso vai afetar a dirigibilidade da moto e antecipar o desgaste da tração”, enfatiza.

O topógrafo Orlando Santos sofreu a consequência da falta de qualidade. Pela primeira vez, em dois anos, a corrente da sua Honda XRE 300 quebrou no meio da estrada. “Foi um momento tenso, já que nunca havia acontecido isso. Por ser de baixa qualidade, a corrente não aguentou a força da minha moto e partiu no meio da viagem. Sempre estive atento à manutenção e agora só compro da melhor”, conta. 

O tempo de troca pode ser observado com o limite de regulagem da corrente. Por isso, o condutor deve ficar atento ao serviço para realizar a substituição do sistema. O conjunto custa em média R$ 100 a R$ 200, dependendo da qualidade e modelo. “Outra forma de perceber o tempo de troca é através do limite médio de 12 mil e 15 mil quilômetros rodados”, ressalta o mecânico.


Fonte: vrum.com.br

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