Páginas


terça-feira, 2 de julho de 2013

Vai cair na estrada nessas férias?




O período de férias inicia oficialmente hoje e é importante estar atento na hora de pegar a estrada, não só com as condições mecânicas do automóvel, mas no sentido de se comportar adequadamente na condução dele. Além de verificar o estado de pneus, óleo e freios, a orientação inicial é conhecer o percurso que será percorrido. Nada que uma olhada no Google Maps não possa resolver. “O motorista deve saber os pontos de apoio ao longo do trajeto, como a localização de postos de combustível. As informações darão mais segurança, economia de tempo e menor estresse”, diz o educador de trânsito André Lira.

No Estado, os meses de junho e julho são conhecidos pela chuva. Nesse caso, omotorista precisa reduzir a velocidade habitual. “Hámuitos espelhos d’água e que provocam aquaplanagem. Se isso acontecer, o condutor não deve frear, pois o atrito com a água vai ser maior e existe a possibilidade de perder o controle do carro. O ideal émoderar o acelerador e não colocar o pé no freio”, explica Lira. Ele reforça que os “perigos iminentes” estão indicados emplacas amarelas - como curvas acentuadas, por exemplo - e servempara que omotorista se antecipe às dificuldades.

Muitos motoristas costumam desrespeitar a faixa contínua amarela na pista, que indica a proibição de ultrapassagem, só permitida quando a faixa estiver pontilhada. “E a ultrapassagem pela direita só é permitida quando o condutor da frente sinaliza que vai entrar à esquerda. Se o condutor anda embaixa velocidade, temque ir pela direita para deixar livre a via de fluxo rápido”, completa André Lira. Oeducador indica atenção redobrada na hora de passar por veículos maiores, levando emconsideração o tamanho do automóvel à frente e a potência do próprio carro.

A falta de iluminação nas estradas preocupa quemdirige à noite. Para não ofuscar com luz alta quem vem do lado contrário, é interessante se guiar pela faixa de rolamento central ou pela lateral, próximo aomeio-fio. Para uma viagem segura, descansar bemé fundamental. “Remédio para o sono é dormir. Não é café nemmolhar o rosto. Se está com sono, para em local seguro e depois retoma a direção”, resume Lira.

ANTES DE VIAJAR
» Faça uma revisão cuidadosa nos principais itens de segurança do veículo como freios, pneus, parte elétrica e direção;
» Descanse antes de iniciar a viagem;
» Não beba nem tome qualquer medicação que possa interferir nos seus sentidos;

NA ESTRADA
» Não dirija por muitas horas. Recomendase uma parada a cada 3 horas de direção e jamais ultrapassar 8 oito horas;
» A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é para todos os ocupantes dos veículos, independente da via que esteja sendo utilizada;
» Respeite a sinalização e os limites de velocidade;
» Ao se deparar com animais de grande porte nas pistas (cavalos, bois, etc) não buzine nem sinalize com os faróis. Isto assusta o animal, que pode ter reações inesperadas;

ULTRAPASSAGENS
» Nunca ultrapasse pela pista da direita;
» Antes da ultrapassagem, certifique-se de que você tem uma visão total da estrada, olhando também os retrovisores;
» Anuncie por meio dos sinais convencionais (luzes e setas) a intenção de fazer a ultrapassagem;

DIRIGINDO NA CHUVA
» Reduza a velocidade a um limite seguro;
» Mantenha ligado os limpadores de parabrisa;
» Se o carro aquaplanar (deslizar sobre uma lâmina de água) não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com água reduzir a velocidade até você sentir as rodas adquiriram contato com o piso.


Fonte: www.estradas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário