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quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cinco dicas para ajustar o banco do seu veículo


Ajustar o banco e os espelhos ao entrar no veículo é uma das primeiras coisas que o motorista aprende na autoescola, mas isso não significa que todos façam da forma correta. Afinal de contas, mais do que o conforto, ajustar o banco envolve a saúde e a segurança do motorista.

Com o banco bem acertado, ele terá a força necessária nos braços para desviar com rapidez de um buraco ou evitar um atropelamento, a garantia de que o cinto de segurança vai funcionar com eficácia numa colisão e uma ajuda a mais na redução do cansaço do corpo, de dores musculares e até de doenças da coluna.

A posição incorreta do condutor, aliada à vibração do veículo, provoca uma fadiga muscular intensa que pode levar a lesões vertebrais graves. Veja abaixo algumas dicas de como ajustar o banco do seu veículo, seja um caminhão, um ônibus ou um automóvel.

1. Assento: Se puder ajustar o assento, não o deixe muito alto, para evitar pressão na parte de trás dos joelhos. Deve haver pelo menos três dedos de distância, para que nervos e veias não sejam pressionados e não comprometam a circulação, causando dores e cansaço.

2. Encosto: A coluna deve ficar totalmente em contato com o encosto. O melhor ângulo é entre 100 e 120 graus. A inclinação excessiva aumenta o risco de deslizar sob o cinto numa colisão. O encosto mais reto deixa os músculos tensos, provocando desconforto.

3. Pernas: Para regular a distância do banco em relação ao painel, pressione o acelerador ou a embreagem até o fundo, até que o joelho fique levemente flexionado. Quando em descanso, a planta do pé deve ficar totalmente em contato com o piso.

4. Volante: Segure o volante com as mãos correspondentes aos ponteiros de um relógio na posição 10h10 ou 9h15. Isso garante a liberdade de movimento para girá-lo com rapidez, no caso de um desvio de emergência. Os braços não devem ficar totalmente esticados pois provocam fadiga, curvados demais comprometem a visão periférica pois o aproximará demais do volante.

5. Cabeça: Para encontrar a melhor posição do apoio de cabeça, levante-o até que a linha dos olhos fique bem na metade do encosto. Se possível, deixe uma folga de cerca de três dedos do apoio. Em caso de acidente, assim ele absorverá o impacto com maior eficácia.


Fonte: site 4 Rodas

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