Páginas


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sem traumas na hora de trocar o pneu furado


Colocar o estepe no lugar de um pneu furado pode não ser uma das tarefas mais fáceis. Mas, acredite, não tem mistério. O segredo é não esperar pelo momento do sufoco para fazer a manutenção dos borrachudos. De acordo com o consultor técnico Jeferson Cshaefer os calçados das rodas estão entre as peças mais importantes do veículo. “Quem segura o carro durante a curva é o pneu, uma borracha desgastada é como sabão em piso molhado”.

“O motorista tem de ficar atento ao índice de desgaste, que é a parte da borracha em alto relevo do pneu”, explica Cshaefer. Um equipamento novo possui, em média, 8,5 mm de borracha. Quando o índice chega aos 3 mm o carro já não apresenta segurança aos passageiros. “O limite para realizar a troca é de 1,6 mm, depois disso já compromete a própria estrutura do carro.”, alerta. 

E não é apenas a segurança que é comprometida. Se a ideia é economizar, sai mais barato fazer o controle na hora certa, que custa em média R$ 60 do que substituir depois do limite, pois além de adquirir um ou mais pneus novos, terá que regular o alinhamento, balanceamento e a suspensão. “O motorista vai gastar pelo menos uns R$ 250 se o prejuízo for em apenas um dos borrachudos”, esclarece o consultor.

Pensando nisso o funcionário público Marco Eugênio costuma fazer a manutenção preventiva. “Uma vez, deixei para última hora e ficou muito caro e tive que adiar a viagem que tinha programado”, conta. Ele aprendeu a lição e faz a manutenção dos pneus, em média, a cada 30 mil quilômetros rodados do seu Ford Fiesta. O pensamento do administrador Rogers Lira é semelhante. “Não gosto de dar motivo para gastar mais e por isso faço o alinhamento e balanceamento a cada 5 mil quilômetros e recomendo fazer também o rodízio das rodas”, afirma se referindo a alternar os pneus traseiros e dianteiros. 

Para aumentar a vida último da peça, o ideal é manter a calibragem e evitar os buracos nas ruas. Mas é importante estar preparado para qualquer eventualidade com um pneu furado. Trocá-lo não é tão difícil. Confira o passo a passo abaixo. 

PASSO A PASSO 

1. Encontre um lugar plano, estável e seguro para trocar o pneu
2. Acione o freio de mão e coloque o carro em marcha. No caso dos modelos automáticos, deixar no modo “P”. 
3. Retire o macaco e o estepe do carro. 
4. Retire as capas protetoras dos parafusos (se tiver) e gire as porcas no sentido anti-horário.
5. Bombeie ou acione o macaco para levantar o pneu do chão. É importante não levantar demais o macaco, o carro não pode estar içado. A função da ferramenta é suportar o peso do veículo.
6. Remova completamente os parafusos.
7. Retire o pneu.
8. Coloque o estepe no eixo e coloque as porcas fixando a roda
9. Abaixe o carro sem a aplicação de peso sobre o pneu.
10. Desça o carro completamente até o chão e remova o macaco e aperte bem as porcas dos parafusos.
11. Coloque o pneu furado na mala e leve-o a um mecânico o mais rápido possível.


Fonte: diariodepernambuco.vrum.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário