Páginas


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Veja 10 itens essenciais para checar antes de viajar



Em função das férias escolares, muitos pais aproveitam para dar uma descansada com os filhos em viagens de carro. Antes de fazer as malas, porém, é preciso ver se seu carro está em condições de encarar quilometragens maiores dos que você costuma rodar. Elaboramos um check list com dez passos essenciais para que você possa pôr pé na estrada com sua família em segurança. Veja:

1 - Freios - Cheque o estado e validade das pastilhas e pinças. Se houver ruídos durante a frenagem, trepidação do pedal ou perda de eficiência, peça uma revisão mais detalhada do conjunto. Regule o freio de estacionamento.

2 - Limpador de para-brisa – Verifique o estado das borrachas e regule o jato d’agua dos borrifadores . Em caso de ressecamento das palhetas, efetue a troca da peça por outra, recomendada pelo fabricante, como consta no manual.

3 - Suspensão - Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais merecem inspeção para evitar que o carro saia do seu controle durante a viagem.

4 - Pneus - Verifique o TWI, indicador de desgaste da banda de rodagem dos pneus. Ele mostra o quanto o pneu está gasto e se ele ainda cumpre com a sua função, tanto no piso seco quanto no molhado. Mantenha os pneus calibrados, incluindo o estepe. Faça o balanceamento e o alinhamento para evitar vibrações no volante e desequilíbrio direcional. Cheque também o macaco e o triângulo, pois em caso de furo no pneu, serão essenciais para a troca do mesmo.

5 - Nível dos reservatórios – Cheque o óleo, água, fluído do freio, reservatório de combustível de partida a frio, óleo da direção hidráulica e água do limpador do para-brisa para evitar surpresas desagradáveis durante a viagem.

6 - Sistema elétrico, faróis, lâmpadas e buzina – Para viajar com segurança, é importante também fazer um check-up  no motor de partida, no alternador. Não se esqueça das luzes de freio, direção(seta), faróis, ré e da placa traseira. A buzina também é importante na estrada. Verifique.

7 - Combustível – Cuidado com o combustível. Abasteça sempre em postos de sua confiança para evitar transtornos mecânicos. Na estrada, tente ver se o estabelecimento é credenciado pela ANP. Se tiver dúvida, você pode pedir o teste do álcool e da gasolina.

8 - Painel de instrumentos - Verifique o funcionamento das luzes de controle, reostato, tacômetro, relógio e conta-giros.

9 - Bateria - Cheque o estado e carga da bateria.

10 - Cintos de segurança - Principal peça para sua segurança! Veja se o mecanismo que prende o cinto está firme e verifique o estado geral do cinto.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário