Páginas


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Conheça os tipos de óleo para o seu automóvel

Oleo


Você encontra a hora certa de trocar o óleo do seu carro no manual do proprietário. Provavelmente, haverá dois tipos de prazo: um para uso normal e outro para o severo. Uma condição de uso severo é típica de veículos que trafegam em centros urbanos ou em estradas com poeira. Já o uso leve é aquele carro que trafega percursos longos a velocidades constantes.

É de extrema importância que se troque o óleo no período delimitado, passado o tempo recomendado, o líquido começa a ficar muito sujo e espesso e a função de lubrificar o motor acaba comprometida. Isso pode gerar diversos danos ao automóvel.

Existem três tipos de óleo. Sintético, Semi-sintético e Mineral. Eles são obtidos de maneiras diferentes. Os minerais vêm da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Já os sintéticos são gerados por reação química, resultando assim em produtos de maior nível de desempenho, e o semi-sintético vem da junção dos dois processos.

Já o filtro é responsável por reter as impurezas do óleo, que seriam depositadas no motor. Por causa do acúmulo de sujeira, a passagem do lubrificante fica prejudicada e isso pode gerar danos no motor. O período de troca do filtro de óleo também é recomendado pelo fabricante do veículo, mas normalmente ela é feita a cada troca de óleo.​

A lubrificação dos sistemas é de suma importância para o bom desempenho do motor, bem como de sua vida útil.

O fluido lubrificante tem o papel de lubrificar, refrigerar, promover limpeza, entre outros. Podem ser sintéticos, semi sintéticos ou mineral – importante é ver a recomendação do fabricante de seu veículo – porém mais importante é não misturá-los ou ultrapassar o período previsto para troca, pois os aditivos de um podem reagir com os aditivos do outro e causar um produto prejudicial ao sistema.


Fonte: gussoautocenter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário